sábado, 9 de maio de 2009


5º DOMINGO DA PÁSCOA






UNIDOS A JESUS PARA PRODUZIR FRUTOS
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

A videira, ao longo da Bíblia, é utilizada para representar o povo de Deus. Deus cuida do seu povo como um agricultor cuida da videira, para que esta produza frutos. Como seguidores do Ressuscitado, unidos a ele, formamos agora o novo povo de Deus e vivemos o tempo da nova aliança.

Quando Jesus se define como a verdadeira videira à qual nos unimos como ramos, motiva-nos a pensar que o fato de sermos cristãos, mais que indicar nossa pertença a uma instituição, nos torna participantes da vida mesma de Jesus.

O convite que nos faz é para permanecermos unidos a ele. Como os ramos não vivem por si e para si, mas recebem da videira a seiva que os alimenta para produzirem uvas, também nós encontramos em Jesus o alimento vital, que nos permite doar a própria vida para que no mundo apareçam frutos de justiça e paz.

Ao dizer que sem ele nada podemos fazer, Jesus quer mostrar que nossa vida encontra sentido somente à medida que permanecemos unidos a ele e à sua missão de produzir frutos para o mundo. Não estar unido a Jesus, ao contrário, é encontrar-se na ilusão de realizar ações que, na verdade, não produzem os frutos que Deus deseja.

A oração dos cristãos assim encontra sentido, pois permanecer em Jesus comporta assumir hoje, em comunidade, sua missão, enfrentar desafios e superar conflitos. A oração é a tomada de consciência de que dependemos de Deus e somente nele encontramos a força necessária.

Se existem ramos que não produzem frutos e são cortados, estar unido a Jesus não é tudo: é preciso produzir frutos, permanecendo nele por meio da sua palavra e da prática do amor.

A glória de Deus, de fato, consiste nos frutos que produzimos por permanecermos unidos a Jesus. É essa união que caracteriza nosso discipulado. Se Deus cuida de nós e se Jesus é nosso alimento, o desafio para cada um de nós é permanecer no Ressuscitado com seu projeto, para ser com ele um só corpo, uma só videira frutífera, ouvindo sua palavra, vivendo no seu amor.

EVANGELHO João 15,1-8
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1”Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. – Palavra da salvação.