quarta-feira, 9 de março de 2011

TERESA NELMA É INTERNADA EM SÃO PAULO

Vereadora Teresa Nelma
A vereadora por Maceió, Teresa Nelma, que atualmente exerce o seu 2º mandato, foi internada, nesta quarta-feira de cinzas (09), no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, local aonde vai se submeter a tratamentos de radioterapia e quimioterapia para tratar de um câncer no intestino.

Licenciada da Câmara Municipal de Maceió desde o último dia 1º, quando os vereadores aprovaram o afastamento dela por 60 dias por questões de saúde, Teresa Nelma já está internada para começar, de imediato, as sessões de radioterapia e quimioterapia. Ainda não se sabe quando ela receberá alta, mas os médicos estimam que o tratamento deva durar dois meses.

A vereadora foi avaliada por três médicos especialistas (cirurgião, radioterapeuta e quimioterapeuta) e, segundo a família, todos consideram que são “muito boas as perspectivas de cura” do câncer que acometeu a parlamentar maceioense.

“Essa é uma provação dura, que mexe muito com nossa vida, mas estou confiante. Tenho recebido centenas de manifestações de solidariedade, o que aumenta minha confiança. Em breve estarei de volta”, disse Teresa Nelma, por meio de sua assessoria.

Teresa Neuma foi autora do Projeto de Lei que reconheceu o MFC - Movimento Familiar Cristão de Maceió como entidade de utilidade pública pelos relevantes serviços prestados a sociedade maceioense. A Lei foi sancionada pelo prefeito Cícero Almeida em 20 de agosto de 2010.

Com informações da Gazetaweb

MFC ALAGOAS SE REÚNE NO PRÓXIMO SÁBADO COM ASSESSORIAS

A Equipe Estadual do MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE ALAGOAS estará reunido no próximo sábado, dia 12, a partir das 8 horas da manhã, no restaurante Bodega do Sertão (Av. Jatiuca) com as assessorias de Planejamento e Expansão; Nucleação e Eventos; Liturgia e Espiritualidade; Acompanhamento e Orientação; e Ação social. Participam também os coordenadores de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe e Murici.

As assessorias no âmbito estadual são formadas por mefecistas comprometidos com a caminhada, com a finalidade de promover um planejamento estratégico para o MFC em todo o Estado no triênio 2010/2013.

A Equipe Estadual que tem como meta expandir, organizar, orientar, operacionalizar e acompanhar as atuais Coordenações Municipais é composto pelos mefecistas:

Ø      James e Fátima Medeiros – Coordenadores Estaduais
Ø      Vamberto e Marly – Vice Coordenadores Estaduais
Ø      Fiel e Claudete – 1º Secretários Estaduais
Ø      Daia – 2º Secretária Estadual
Ø      Gilson e Nana – 1º Tesoureiros Estaduais
Ø      Eduardo e Suely – 2º Tesoureiros Estaduais
Ø      Jorge e Penha – Assessores de Comunicação e Blog
Ø      Helion e Verônica – Assessores de Planejamento e Expansão
Ø      Ermi e Sandra – Assessores de Planejamento e Expansão
Ø      Roberto e Ana – Assessores de Planejamento e Expansão
Ø      Paulo e Teresa – Assessores de Planejamento e Expansão
Ø      Flávio e Lucila – Assessores de Nucleação e Eventos
Ø      Ricardo e Patrícia – Assessores de Nucleação e Eventos
Ø      Cláudio e Seilza – Assessores de Nucleação e Eventos
Ø      Kerrés e Raquel – Assessores de Acompanhamento e Orientação
Ø      Renival e Lúcia – Assessores de Acompanhamento e Orientação
Ø      Guido e Graça – Assessores de Acompanhamento e Orientação
Ø      Fernando e Luciana – Assessores de Liturgia e Espiritualidade
Ø      Júlio e Sônia – Assessores de Liturgia e Espiritualidade
Ø      Patriota e Cris – Assessores de Liturgia e Espiritualidade
Ø      Robson e Rose – Assessores de Liturgia e Espiritualidade
Ø      Cláudio e Eurídes – Assessoria de Ação Social
Ø      Luiz e Ângela – Assessoria de Ação Social
Ø      Mauricio e Luciana – Assessoria de Ação Social
Ø      Leopoldo e Mary Lane – Assessoria de Ação Social

O QUE QUER DIZER "QUARESMA"?

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.
                                            
O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d.C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

QUAL O SIGNIFICADO DESTES 40 DIAS?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia.

Nela, são relatadas as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras.

Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O QUE OS CRISTÃOS DEVEM FAZER NO TEMPO DA QUARESMA?
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.

Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

COMO SE CALCULA A PÁSCOA? QUANDO VAI CAIR?
A Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia após a primavera na Europa (outono aqui no Brasil). A primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início de uma nova estação. Podemos fazer uma analogia da primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte.

Bem, como estávamos falando, quando se descobre qual o dia da primeira lua cheia da primavera, então passam-se a contar 40 dias (quaresma) para trás, sem incluir os domingos. Então se chega à data que será a Quarta-Feira de Cinzas e o início da quaresma. Por isso, a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, o Carnaval, etc.