sábado, 26 de fevereiro de 2011

O BRASIL É O MAIOR!


Escrito por Bruno Hoffmann
Almanaque Brasil

Não se trata de exaltação gratuita. Somos mesmo bons pra cachorro em algumas áreas: não há quem coma mais bacalhau que nós, nem quem faça maior sanduíche de mortadela. O cemitério mais alto do mundo é coisa nossa e os pestinhas nacionais estão no topo do pódio. Achou estranho? Pois saiba que nestas e em outras áreas não muito alardeadas (e um pouco estranhas, convenhamos) ninguém bate o Brasil.


"O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe a distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade”. O autor dessas palavras é Nelson Rodrigues, o mesmo que cunhou que o brasileiro sofre de “complexo de vira-lata”. Parece que o País resolveu contradizer um de seus mais geniais (e polêmicos) escritores. De lá pra cá, o Brasil passou a ser o primeiro em muita coisa importante.

Exemplos? Somos os maiores exportadores de carne bovina, de açúcar e de suco de laranja. Os maiores produtores de café, laranja e guaraná; na área da saúde, os maiores fabricantes de vacinas contra a febre amarela. Em questões naturais, temos a maior floresta tropical, a amazônica, e o maior rio, o Amazonas.

No campo esportivo, o pentacampeonato nos coloca como o maior vencedor da história das Copas do Mundo. Até mesmo o contestado Rubinho Barrichello nos dá alegrias: é o piloto que mais disputou Grandes Prêmios na Fórmula 1, com 311 corridas. A nossa seleção de vôlei masculina venceu nove títulos da Liga Mundial, contra oito da Itália. E temos o jogador que mais vezes estufou as redes adversárias: Pelé, que marcou 1.283 gols em 1.375 partidas.

Há muitos outros dados que nos colocam no topo do mundo. Mas o Brasil não é feito só de títulos sérios. Existem outros mais inusitados, e são estas honrarias que desfilam nesta matéria. Você sabia, por exemplo, que o Brasil é o país em que o professor mais para a aula para dar bronca nos alunos? Ou que aqui é publicado o menor jornal do mundo? Pois é. Que Nelson Rodrigues nos perdoe, mas em coisas importantes ou em fatos absolutamente desimportantes, o brasileiro provou ter vocação para a liderança.

É NOSSA A AVENIDA MAIS LARGA DO PLANETA (OS ARGENTINOS CONTESTAM)
Se Usain Bolt, o corredor mais rápido do mundo, decidisse cruzar o Eixo Monumental, em Brasília, não levaria menos do que 23 segundos para chegar ao outro lado. Um cidadão comum, caminhando em ritmo normal, só consegue atravessá-lo em mais de dois minutos. Com 250 metros, é considerada a avenida mais larga do mundo.

Mas até nesse quesito há polêmica com os argentinos. Eles dizem que a 9 de Julio, na capital Buenos Aires, é a mais larga. É uma meia verdade. As duas pistas laterais de cada extremidade não faziam parte da avenida antigamente, e, oficialmente, continuam com outro nome.

PESTINHAS BRASILEIROS SÃO OS QUE MAIS PERTURBAM
Uma pesquisa feita em 2008 mostrou que os professores brasileiros passam por maus bocados nas salas de aula. Culpa do temperamento provocativo e rebelde dos alunos. Os docentes nacionais gastam 18% do tempo de aula para manter a disciplina e dar broncas na molecada da 6ª à 9ª séries, liderando o ranking entre 23 nações de pestinhas. Sorte têm os professores da Bulgária, que ocupa a comemorada última colocação, seguida por outros países do leste europeu: Estônia, Lituânia e Polônia

SOMOS O MAIOR FABRICANTE DE BÍBLIAS DO MUNDO
Que o Brasil é o país mais católico do planeta, todo mundo repete. Setenta e três por cento da população se declara seguidor da religião do papa Bento 16. Mas quase ninguém sabe que somos os maiores produtores de Bíblias do mundo. Aqui são fabricados nove milhões de exemplares do livro sagrado por ano. A maior editora é a Sociedade Bíblica do Brasil, localizada em Barueri, na grande São Paulo. Sozinha, a instituição produz seis milhões de exemplares anuais. Tem de todos os tipos e preços, e até edições em braile. Mas não são só os católicos os responsáveis pela alta produção de Bíblias. Todas as religiões cristãs ajudam a manter a venda do livro alta.


19% DE TODOS OS DENTISTAS SÃO BRASILEIROS
Há tantos profissionais por estas terras que muitos cruzaram o oceano e foram parar em Portugal em busca de novas oportunidades. Mas a acolhida não foi tão cordial. Há muito tempo há dificuldades para os nossos dentistas trabalharem no país de Pedro Álvares Cabral. Cerca de 10% dos dentistas atuantes por lá são brasileiros.


TEMOS O MAIOR BOLO, A MAIOR PIZZA, O MAIOR PÃO E O MAIOR SANDUÍCHE DE MORTADELA DO UNIVERSO
O tradicionalíssimo bairro do Bexiga, em São Paulo, possui quatro recordes mundiais para se orgulhar. E todos têm a ver com o tamanho de comidas: de lá saiu o maior sanduíche de mortadela (com 600 metros), a maior pizza (454 metros), o maior filão de pão (600 metros) e o maior bolo do mundo, que media impressionante 1,5 quilômetro. O responsável por todas essas façanhas é um mesmo senhor: Walter Taverna, um dos ícones do bairro mais italiano da cidade, e incansável batalhador das tradições do Bexiga. Mas não pense que são necessários dias e dias para se comer um bolo quilométrico como esse. A delícia costuma ser devorada por milhares de pessoas em menos de 10 segundos.


A IMAGEM SAGRADA MAIS ALTA DO MUNDO ESTÁ NO BRASIL
Se você pensou no Cristo Redentor, errou. A dona da marca é a imagem de santa Rita de Cássia, erguida na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. A estátua tem 56 metros de altura, contra 38 do Cristo carioca. Se comparada com outros símbolos famosos do mundo, a imagem potiguar também leva vantagem. A Estátua da Liberdade, por exemplo, é 10 metros mais baixinha.


NINGUÉM NA GALÁXIA COME MAIS LEITE CONDENSADO DO QUE NÓS
As primeiras latas de leite condensado chegaram ao País em 1890, como uma forma de conservar o leite por mais tempo. A delícia logo caiu no gosto da população, e foi uma das grandes responsáveis pelo surgimento do brigadeiro, onipresente nas festinhas infantis nacionais. Hoje, não há nenhum país do mundo que consuma mais leite condensado do que o Brasil.


EM CONSUMO DE BACALHAU DA NORUEGA, SOMOS MAIORAIS
Bacalhau é coisa de Portugal, certo? Em termos. Há tempos quase não se pesca o peixe que é símbolo da culinária lusitana nos mares do país. Bacalhau em Portugal é quase todo da Noruega, o maior exportador do mundo. E nem mais na hora de consumir os nossos colonizadores levam vantagem. Desde 2007, o Brasil ostenta a honrosa faixa de “maior importador de bacalhau da Noruega do planeta”. Devoramos cerca de 30 mil toneladas do “príncipe dos mares” por ano, enquanto Portugal come apenas 20 mil.


MAIS ALTO CEMITÉRIO VERTICAL É NOSSO
Os santistas têm o mar a seus pés, mas, quando morrem, podem ficar mais perto do céu. A cidade abriga o cemitério vertical mais alto que há: o Memorial Necrópole Ecumênica. Com 55 metros, o inusitado cemitério tornou-se atração turística da cidade. Será ainda maior quando estiver pronta a mais nova torre do empreendimento, com 108 metros de altura, o mesmo que um edifício de 40 andares. O Memorial ostentará então um novo recorde: o de maior prédio de Santos.


BALÕES COM FORMAS INUSITADAS PÕEM BRASIL NO TOPO
Não se assuste se você vir planando pelos céus uma casa, uma vaca malhada ou um cachorro gigante. Não há números oficiais, mas o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Leonel Brites, acha provável que o Brasil seja o maior fabricante mundial de balões de forma. São balões dirigíveis como os outros, com a diferença de trazerem formas mais inusitadas e curiosas. “Criou-se tradição desse tipo de balão no Brasil”, afirma Brites. Vai saber por quê...


SE O NEGÓCIO É GRAVATA, CONOSCO NINGUÉM PODE
Dizem que os europeus são os mais elegantes, mas saiba que o Brasil é o maior consumidor de gravatas do mundo. Por ano, são vendidas 18 milhões de unidades nas lojas brasileiras.


MENOR JORNAL DO UNIVERSO SAI DE NOSSAS PRENSAS
O menor jornal de que se tem conhecimento é editado no Brasil. É o mineiro Vossa Senhoria, criado em 1935 pelo jornalista Leônidas Schwindt e passado de geração em geração. Ele sempre foi pequenino, mas desde 1998 ficou ainda mais enxuto: 3,5 cm por 2,5 cm, menor do que uma caixa de fósforos. Desde então, a tiragem do periódico saltou para 50 mil exemplares e ele ganhou assinantes na Europa e nos Estados Unidos. E, para orgulho da família, ninguém no universo arriscou fazer uma publicação menor.


NÃO HÁ SÚDITOS TÃO LEAIS AO REI DO ROCK E À RAINHA DO POP
O suingue ousado (mas desajeitado) de Elvis Presley e o sexy canto de Madonna parecem não fazer tanto efeito no mundo como no Brasil. Um levantamento de uma empresa de telefonia celular aponta que são os brasileiros quem mais baixam músicas de Elvis e Madonna. Só o País é responsável pelo download de 25% das canções do rei do rock. Já a rainha do pop também tem aqui súditos fiéis. Fazemos 16% dos downloads de músicas da cantora de Like a Virgin.


E POR FALAR EM TECNOLOGIA...
Em um ano, os internautas brasileiros enviam mais de oito trilhões de mensagens de e-mails não solicitadas. O topo do ranking da chatice na internet é nosso. Em seguida vêm China e Estados Unidos.


TEMOS MAIS CURSOS DE DIREITO DO QUE O RESTO DO MUNDO JUNTO
O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países do mundo juntos. É isso mesmo. Por aqui existem 1.240 cursos superiores da área, enquanto no planeta há 1.100 faculdades. Mas esse recorde não é comemorado pelo Ministério da Educação. Desde 2007, quando iniciou uma cruzada para combater faculdades que ofereciam cursos de má qualidade, o MEC já reduziu mais de 24 mil vagas de Direito.