sábado, 31 de outubro de 2009

DOMINGO, SANTA MISSA NO ALDEBARAN

Os dirigentes e as equipes de trabalho da 26ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ e os novos casais participarão neste domingo, 1º de novembro, da “Missa de Agradecimento”, pelo sucesso da 26ª NUCLEAÇÃO, realizada de 23 a 25 de outubro na Sede dos Cursilhos.

A celebração será presidida pelo Padre João Neto, às 17h30min, na Igreja de Santa Catarina Labouré (Aldebaran). A coordenação geral espera a presença de todos os participantes da 26ª NUCLEAÇÃO, para que possam agradecer na eucaristia o sucesso de mais uma nucleação do MFC MACEIÓ.

A Santa Missa também será celebrada pelo primeiro aniversário de falecimento de Dona MARIA JULIA PALMEIRA, mãe de Virgínia de Dorgivan. Confiantes no amor de Deus e na certeza de que agora ela está na graça do Pai, elevemos os nossos pensamentos, em comunhão com a família, orando pela sua alma, unidos no sentimento e na prece.

A Santa Missa inicia-se impreterivelmente às 17h30min, pedimos a todos que não se atrasem. O termino será às 18h30min. Contamos com a presença de todos.

CNBB VAI INCENTIVAR TESTE DE HIV

A Igreja Católica vai mobilizar pastorais e movimentos religiosos para sensibilizar os fiéis sobre a importância de fazer o teste de Aids e de sífilis. A parceria entre o Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é inédita e histórica. O slogan é "Declare seu amor por você".

"A parceria tem forte conteúdo de humanização. O desafio esbarra em temas como receio, medo e preconceito. Os trabalhos que as pastorais realizam são fortes na defesa da luta pela vida", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao lançar o projeto, semana passada, em Brasília.

A experiência, feita por meio do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, começa com um projeto-piloto em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. As paróquias que quiserem fazer mobilizações para testagem podem contar com a rede pública de saúde. Ela coloca à disposição profissionais qualificados, testes, aconselhamento pré e pós-exame e encaminhamento à rede de assistência para os casos positivos.

Está prevista a capacitação de integrantes das pastorais. A Pastoral da Aids, por exemplo, está presente em 142 das 272 dioceses do Brasil e possui 13 mil agentes capacitados e envolvidos no trabalho de acompanhamento das pessoas com HIV e seus familiares. Na Pastoral da Criança são 260 mil agentes e na da Saúde, 80 mil.

A partir das reflexões feitas no VII Seminário Nacional de Prevenção, realizado em outubro de 2008, em Brasília, a Pastoral da Aids, por meio da CNBB, entregou ao Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais uma série de recomendações. Entre elas, a importância do incentivo ao diagnóstico precoce. O Ministério da Saúde passou então a oferecer exame ao público católico.

Embora o teste seja gratuito e disponível na rede de saúde, as pessoas têm dificuldade para se testar. O diagnóstico precoce, associado ao tratamento, é fundamental para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos soropositivos. Dados do Ministério da Saúde de 2008 mostram que cerca de 60% da população brasileira jamais se testou para o HIV.

Entre 2003 e 2006, 43,7% dos pacientes soropositivos já tinham deficiência imunológica ao chegar aos centros de saúde. Desses, 28,7% evoluíram para quadro grave e morreram no início do tratamento. Hoje, 630 mil pessoas têm HIV e Aids no País. Deste total, estima-se que 225 mil pessoas sejam portadoras e desconhecem sua condição sorológica.

Fonte: UOL