terça-feira, 25 de outubro de 2011

“CASAL, IGREJA E FAMÍLIA”, PALESTRA COM IR. SANDRA NA IGREJA DO ALDEBARAN

Ir. Sandra
A Irmã Sandra Maria Alencar Bezerra, da Congregação Religiosa Instituto das Damas da Instrução Cristã e madre superiora do Colégio Santa Madalena Sofia, proferirá nesta quarta-feira, 26, a partir das 19h30min, palestra com o tema: “CASAL, IGREJA E FAMÍLIA”, na Igreja do Aldebaran.

Irmã Sandra ministra palestras com espiritualidades voltadas para família e para os jovens, já tendo proferido diversas palestras para membros do Movimento Familiar Cristão.

Vários Grupos de Base do Movimento Familiar Cristão de Maceió já confirmaram presença na palestra. Participe você também, levando seus familiares e amigos para esse momento de espiritualidade que trará benefícios para sua família.

A palestra desta quarta-feira (26) na Igreja do Aldebaran é aberta ao público em geral.

"GEDEÃO E FILOMENA", LIVRO DE RAINEY MARINHO SERÁ LANÇADO NA V BIENAL

No próximo sábado (29), das 10 às 12 horas, o mefecista maceioense Rainey Barbosa Alves Marinho (Grupo Genezaré), vice-coordenador da Equipe Cidade de Maceió, estará lançando o Livro “GEDEÃO E FILOMENA”, especialmente escrito para crianças, no espaço Café Literário (Sueca), durante a V BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece deste o dia 21 de outubro e se encerrará no domingo, 30.

A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da EDUFAL – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas. O patrono dessa edição é o jornalista alagoano Audálio Dantas.

O evento é bem localizado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com facilidade de acesso de estacionamento, dotado de segurança pública e particular, em uma área total de 6.137m², divididos em 4.727m² de área de Exposição, com 147 estandes, 405m² de foyer e recepção. Possui 1600 m² de mezanino, 5 salas para oficinas literárias e de criação, auditório com 500 lugares, sala para palestras, debates com autores regionais, locais e internacionais para 120 lugares e um café literário para lançamentos e bate-papo com os autores, além da praça de autógrafos, que possibilitará a interação entre autores independentes e o público visitante.

Com a proposta de continuidade da IV Bienal, a V edição da Bienal do Livro tem o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país e do exterior junto ao público alagoano, através de seus últimos lançamentos, proporcionando aos estudantes de vários níveis, aos acadêmicos, professores, comunidade em geral a possibilidade de contato com material literário de várias áreas do conhecimento.

A Bienal reuni representação de mais de 500 editoras universitárias e comerciais de todo o país, com aproximadamente 22 mil títulos, e receber a visita estimada de 180 a 200 mil pessoas. Para esta edição, estão programadas 102 palestras, 57 oficinas, 315 lançamentos, 04 seminários, 01 simpósio, 22 mesas-redondas, 01 fórum, além de performances, espetáculos e contações de histórias.

A rede de ensino pública e particular foi mobilizada e as visitas pré-agendadas e monitoradas devem atender mais de 70 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel do evento no contexto educacional. Significa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único de estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.

Seguindo os princípios de Leitura para Todos, a V Bienal tem em sua agenda cultural 14 oficinas de literatura inclusiva nas mais diversas modalidades: Braille, libras e oficinas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.

Pela segunda vez, acontece em uma Bienal o Encontro do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura –, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e à Secretaria de Estado da Cultura. Além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilitará aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecer e visitar a Bienal.

A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas conta com a participação dos países: Itália, México, Peru, Portugal, França e Colômbia, além de uma Exposição das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe. O país homenageado é a Itália, fazendo parte das comemorações oficiais do Momento Itália – Brasil (MIB) 2011/2012 contando com grandes nomes da literatura italiana.

Em parceria com o SESC e o Instituto Pró-Livro, acontecerá uma Bienal de crianças no mezanino, onde será montada uma estrutura para o túnel de livros, com atores contando os capítulos da história, uma "oficina do escritor" com visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita. Haverá ainda o palco “Livro Aberto” com mostrinhas de contações de histórias e atrações durante todo o período da Bienal.

Contando também com uma parceria entre o SENAC, SEBRAE e ABRASEL, haverá um Espaço Gourmet, apresentando chefes de cozinha, fazendo ligação com a literatura gastronômica.

A presença dos casais do Movimento Familiar Cristão de Maceió, acompanhados da garotada (filhos, sobrinhos, vizinhos, etc.), é aguardada no lançamento do Livro Infantil “GEDEÃO E FILOMENA”.