domingo, 1 de setembro de 2013

HOJE, 204ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN


LITURGIA DO 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 01/09/2013

  
 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
    
   

PRIMEIRA LEITURA (Eclo 3,19-21.30-31)

Leitura do Livro do Eclesiástico:
19Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso. 20Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. 21Pois grande é o poder do Senhor, mas ele é glorificado pelos humildes.

30Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não compreende.

 31O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios, e com ouvido atento deseja a sabedoria.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 67)

— Com carinho preparastes uma mesa para o pobre.

— Os justos se alegram na presença do Senhor,/ rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!/ Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome!/ O seu nome é Senhor: exultai diante dele!

— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor:/ é assim o nosso Deus em sua santa habitação./ É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados,/ quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

— Derramastes lá do alto uma chuva generosa,/ e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes;/ e ali vosso rebanho encontrou sua morada;/ com carinho preparastes essa terra para o pobre.

SEGUNDA LEITURA (Hb 12,18-19.22-24a)

Leitura da Carta aos Hebreus:
Irmãos: 18Vós não vos aproximastes de uma realidade palpável: “fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade, 19som da trombeta e voz poderosa”, que os ouvintes suplicaram não continuasse.

22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 23da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição; 24ade Jesus, mediador da nova aliança.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 14,1.7-14)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:

8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.

10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.

12E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

QUEM SE HUMILHA SERÁ ELEVADO
Jesus tinha uma vida social que lhe possibilitava conhecer as pessoas no seu ambiente. Gostava de usar a imagem do banquete que, se por um lado é um exemplo do Reino de Deus, por outro é um momento no qual se percebe a realidade da pessoa. Toca numa questão na qual ensina a viver em comunidade. Lembra que as atitudes retratam o coração. Podemos falar de etiqueta espiritual que se chama humildade. Esta não é só uma virtude, mas é o próprio ser de Jesus por Sua encarnação. Paulo descreve o que é Sua humildade: “Sendo de condição Divina… assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E achado em figura humana, humilhou-se e foi obediente até à morte e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou grandemente” (Fl 2,6-9). Jesus não suportava o orgulho porque era totalmente contra Sua natureza humano-divina. Ele tinha a tentação do orgulho, como vemos nas tentações do deserto. Jesus não veio dar espetáculo. Escolhe o caminho do serviço humilde. O orgulho é um atentado: “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mt 4,5-7). O cerne da humildade está na pessoa de Jesus. O orgulho e a vaidade penetraram de tal modo a sociedade que se transformaram no seu cerne. A vaidade ativa o comércio. Vemos os concursos de beleza, as medalhas de ouro, a concorrência social. Basta abrir uma revista, assistir novelas, ou participar de uma festa. Quando se diz que será elevado ensina que a humildade conduz à ressurreição. A ressurreição não é um estágio final da vida humana, mas é o resultado da humildade. Maria proclama: “O Senhor olhou para a humildade de sua serva. Doravante as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Todo-Poderoso fez grandes coisas por mim” (Lc 1,48-49). Para Jesus, humildade é servir.

O ORGULHO NÃO TEM REMÉDIO
Poder, fama e posse são termos que se completam. São um perigo para o homem. Por isso o livro do Eclesiástico dá as receitas de como viver na situação do poder, da fama e da posse com mansidão nos trabalhos. Temos o exemplo de Moisés “que era o homem muito manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Nm 12,3). “Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade… pois é aos humildes que Deus revela seus mistérios” (Eclo 3,20-21). O autor reconhece que “para o mal do orgulhoso não tem remédio, pois uma planta do pecado está enraizada nele, e ele não compreende” (30). Como no demônio não há verdade, é mentiroso e o pai da mentira (Jo 8,44), assim o mal do pecado do orgulho se enreda em todas as atitudes, mesmo nas espirituais. Certamente que existe a conversão. O orgulho morre só depois da missa de sétimo dia, dizia um santo. A humildade é uma virtude que nos faz agradáveis a todos. É uma virtude ativa, pois procura colocar-se a serviço. Não se trata de encolher-se e dar uma de ingênuo. Humildade é a verdade.

AS VERDADEIRAS RECOMPENSAS
Jesus diz que “quem se eleva será humilhado, quem se humilha será elevado” (Lc 14,11). Esta elevação é a ressurreição dos justos, pois “nos aproximamos da cidade do Deus vivo” (Hb 12,22). A recompensa de ser humilde é viver como pessoa humana em sua integridade e totalidade. A humildade nos põe no banquete vivido na caridade que é prelúdio do banquete definitivo do Reino no qual se degusta o vinho do Reino (Jo 26,29) e se saboreia os manjares do amor que dura (Is 25,6). Os prazeres eternos podem ser antecipados na participação comum da humildade. Na Eucaristia temos o banquete de Cristo. Na humildade realizamos o encontro com Deus. A humildade se concretiza no serviço.

ORAÇÃO
                             
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco, para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes.  Amém!


Editado por JorgeMacielNews