quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PAPAI NOEL EXISTE É UMA REALIDADE CONCRETA EM MARECHAL DEODORO

Os mefecistas Vamberto e Marly (Grupo Amizade) se destacam não apenas nas atividades empresariais, mas, sobretudo na atuação social nas cidades e comunidades onde está com sua marca instalada, promovendo diversas ações apoiadas na responsabilidade social, criando projetos filantrópicos, ajudando sempre os mais carentes.

Em 2004, o casal criou o projeto filantrópico “PAPAI NOEL EXISTE”, que no Natal, distribui presentes às crianças carentes, fazendo a alegria daqueles que pouco ou nada têm.

O projeto “PAPAI NOEL EXISTE” é realizado anualmente, com amigos de Vamberto e Marly vestidos de Papai Noel, distribuindo presentes às crianças carentes dos povoados do G7 -Tuquanduba, Manguinhos, Saco e adjacências - pertencentes ao município de Marechal Deodoro.

Na manhã desta quinta-feira (23), o projeto “PAPAI NOEL EXISTE” vai atender aproximadamente mil crianças, com 15 Papais Noel e a novidade desse ano, 15 Mamães Noel, vestido(a)s de Papai e Mamãe Noel, distribuindo presentes às crianças carentes cadastradas uma semana antes.

No inicio da noite, as crianças e pais estarão reunidos no Rancho Pé de Pinhão, onde Marly falará dos 7 anos do projeto e assistirão mensagens e reflexão de Natal, o filme “Natal Todo Dia”, desenhos animados da Disney “Otimismo”, e as mães das crianças participarão do sorteio de liquidificador, ventilador, panela de pressão de 4 litros, chapinha, ferro elétrico e jogo de panelas. “Então é Natal” será a última mensagem apresentada, antes do jantar.

Finalizando a 7ª edição do projeto “PAPAI NOEL EXISTE”, as crianças e seus pais (mais de mil pessoas), jantarão no Rancho Pé de Pinhão ao som de musicas natalinas e assistindo no telão a retrospectiva de fotos dos projetos “PAPAI NOEL EXISTE” anteriormente realizados.

Atuarão como Papais e Mamães Noel neste 7º ano do projeto “PAPAI NOEL EXISTE os mefecistas Vamberto e Marly (Grupo Amizade), Ermir e Sandra (Grupo Amizade), Arthur e Margot (Grupo Amizade), Alberto Sextafeira e Luciana (Grupo Luz), Miguel e Patrícia (Grupo Renovação), Rainey e Anamaria (Grupo Genezaré) e Neto e Rita (Grupo Renovação). E os amigos Eraldo e Tânia, Gilson e Laura, Jorge e Mirena, Alaô e Luiza, Rostand e Fabiana, Fernando e Rafaella, Saulo e Liziane, e Edson e Marta.

Estarão presentes neste 7º "PAPAI NOEL EXISTE" os casais Gilson e Nana (Grupo Mãos Dadas) e Jorge e Penha (Grupo Caná da Galileia), membros da Equipe Estadual do MFC - Movimento Familiar Cristão em Alagoas.

OS SÍMBOLOS NATALINOS

Nós vivemos num mundo de símbolos. Comunicamo-nos e externamos os nossos sentimentos e pensamentos através de gestos e palavras. Servimo-nos de sinais para garantir compromissos e celebrar a festa.

Pois bem, Natal é o dia em que Cristo veio ao nosso encontro. É o dia em que o Pai nos enviou como presente o seu Filho. Para celebrá-lo com dignidade e dar um cunho todo particular nós nos servimos dos mais diversos símbolos.

Precisamos conhecer-lhes o sentido para relacioná-los com a festa do Natal. Entre muitos outros, destacam-se os seguintes símbolos natalinos:

COROA DO ADVENTO
É de ramos de pinheiro ou cipreste. Sendo verde é sinal de esperança e vida. Enfeitada com uma fita vermelha, que simbolizava o amor de Deus que nos envolve, e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.

Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do advento. Começa-se no 1º domingo, acendendo apenas uma vela e, á medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as velas, até chegar ao 4º domingo quando todas devem estar acesas: As velas acesas simbolizam a nossa fé, nossa alegria pelo Deus que vem.

PRESÉPIO
Introduzido por São Francisco de Assis no século XII, consiste na apresentação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu.

O presépio nos lembra o nascimento do menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.

ÁRVORE DE NATAL
Simboliza o reino de Deus: "Eu sou a árvore, e vós sois os ramos". Quando iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o símbolo da vida e da graça. O verde fala da esperança da vida eterna.


PÃO CELESTE
Uma espécie de hóstia, feita de trigo, sem fermento, cuja cor e forma podem variar. Feita e abençoada especialmente para esse fim. É usado na hora da ceia, na Vigília do Natal. O pai da família quebra e reparte a hóstia entre os presentes. A seguir desejam a paz e boas festas mutuamente uns aos outros, condividindo a sua parte da hóstia com todos; enquanto isto, cada qual come a parte que recebe dos outros. Este rito tão simples relembra a festa bíblica da libertação. Exprime a unidade e solidariedade da família que se alimenta com o mesmo pão em meio a votos de felicidade.

CEIA
É o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne. Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz. Falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um Salvador que diariamente nos ajuda a chegar ao céu. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus, para a libertação dos homens, se espalhe forte e penetrante por todos os ares.


ANJOS
Mensageiros de Deus na história da salvação. São o sinal de que "os céus se abriram e Deus visitou seu povo". Simbolizam a comunicação com Deus.


ESTRELA
Os magos vindos do Oriente á procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vem os homens para adorar a grande luz que é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...

VELAS
As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas". Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, e como Ele, a luz do mundo.

ARRANJOS SECOS
O que está seco é porque não tem vida. Portanto, sempre que estivermos longe de Jesus, estaremos secos, pois só Ele é a Vida e comunica vida. Jesus veio até nós para que tudo se desenvolva, tudo tenha vida.

BOLAS COLORIDAS
As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.

BALAS E BOMBONS
Simbolizam a doçura das palavras divinas, a doçura de participar de sua Igreja, vivendo sua Palavra: Jesus Cristo.

PRESENTES DE NATAL
Figuram o presente máximo, o dom de Deus, que é seu Filho, e que nos foi dado como Irmão primogênito.

CARTÕES DE NATAL
Os cartões de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois originam-se da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se e compartilhar sua vida com as pessoas que ama. Desejar um "FELIZ NATAL" de todo o coração a uma pessoa que ofendemos durante o ano é a melhor reconciliação e vivência do Natal.