terça-feira, 30 de julho de 2013

CORREIO MFC BRASIL Nº 330

   
O papa chega à praia de Copacabana e encontra um milhão e meio de
peregrinos entusiasmados, sem ligar para a chuva fina e o frio nada carioca.
O Papa Francisco passou mensagens fortes aos políticos na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Sem perder a alegria contagiante e irradiando simpatia foi crítico severo de tudo que desumaniza e não ataca as fontes reais da pobreza e desigualdades sociais.

PAPA: OPÇÃO PELOS POBRES E CONDENAÇÃO DA CORRUPÇÃO
HELIO AMORIM – MFC/RJ
    
“Só pacificar as comunidades pobres, sem atacar o problema principal, isto é, o abandono da periferia, não será duradouro”, disse. No discurso na Varginha, o papa Francisco também fez referência aos recentes protestos que ocorreram no Brasil e pediu que os mais ricos e as classes políticas sejam menos egoístas e mais solidárias. E ainda pediu aos jovens que não fiquem desiludidos com a corrupção daqueles que "em vez de buscar o bem comum, procuram seu próprio benefício", pois "a realidade pode mudar, o homem pode mudar".

D
epois de afirmar primeiro que queria encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para combater a fome e a miséria, o Papa declarou: “Nenhum esforço de pacificação será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma.”

“Queria lançar um apelo a todos que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: não se cansem de trabalhar para um mundo mais justo e solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo”, afirmou.

“Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, mas sim a cultura da solidariedade; ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão. Uma sociedade assim simplesmente empobrece a si mesma; antes, perde algo de essencial para si mesma. Somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica! A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais pobres”. “A igreja é advogada da justiça e defensora dos pobres, diante das intoleráveis desigualdades sociais e econômicas, que clamam ao céu, queremos ajudar em todas as iniciativas que signifiquem um autêntico desenvolvimento do homem todo e de todo o homem”.

Depois de afirmar primeiro que queria encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para combater a fome e a miséria, o Papa declarou: “Nenhum esforço de pacificação será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma.”
  
O papa Francisco chega à Comunidade Varginha,
no Rio, uma favela agora livre do tráfico de drogas.
“Só pacificar as comunidades pobres, sem atacar o problema principal, isto é, o abandono da periferia, não será “duradouro”, disse. No discurso na Varginha, o papa Francisco também fez referência aos recentes protestos que ocorreram no Brasil e pediu que os mais ricos e as classes políticas sejam menos egoístas e mais solidárias. E ainda pediu aos jovens que não fiquem desiludidos com a corrupção daqueles que "em vez de buscar o bem comum, procuram seu próprio benefício", pois "a realidade pode mudar, o homem pode mudar".

“Queria lançar um apelo a todos que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: não se cansem de trabalhar para um mundo mais justo e solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo”, afirmou.

“Não existe verdadeira promoção do bem-comum, nem verdadeiro desenvolvimento do homem, quando se ignoram os pilares fundamentais que sustentam uma nação, os seus bens imateriais: a vida, que é dom Deus, um valor que deve ser sempre tutelado e promovido; a família, fundamento da convivência e remédio contra a desagregação social; a educação integral, que não se reduz em uma simples transmissão de informações com o simples fim de gerar lucro; a saúde, que deve buscar o bem-estar integral da pessoa, que é essencial para o equilíbrio humano e uma convivência saudável; a segurança, na convicção de que a violência só pode ser vencida a partir da mudança do coração humano.”

“Vocês, queridos jovens, possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram seu próprio benefício.”

“Também para vocês e para todas as pessoas repito: nunca desaminem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo. A igreja está ao lado de vocês, trazendo o bem precioso da fé, de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida, e vida em abundância”.

“Quando somos generosos, acolhendo as pessoas necessitadas que não têm outra coisa que não sua pobreza!, partilhando a nossa comida e o nosso tempo, não ficamos mais pobres, mas enriquecemos. Sempre que alguém bate à sua porta vocês sempre dão um jeito de compartilhar. Como diz o ditado, sempre se pode colocar mais água no feijão”.

FRASES
Imagem de Selma Amorim
A maioria das pessoas só aprende as lições da vida, depois que a mão dura do destino lhe toca no ombro.
Napoleon Hill
Quem só tem o espírito da história não compreendeu a lição da vida e tem sempre de retomá-la. É em ti mesmo que se coloca o enigma da existência: ninguém o pode resolver senão tu!
Friedrich Nietzsche
Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.
Mahatma Gandhi
Posso dizer que foi você quem me ensinou a lição mais importante da minha vida: você me ensinou a sofrer.
Tati Bernardi
A vida dá lições que só se dão uma vez.
Winston Churchill
Aprendi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.
William Shakespeare
Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.
Mahatma Gandhi