sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FAMÍLIA MISSIONÁRIA - Artigo de James Magalhães de Medeiros


FAMÍLIA MISSIONÁRIA

N
a Conferência de Aparecida, o Papa Bento XVI afirmou que a família é patrimônio da humanidade, ela constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e do Caribe. Ela tem sido e é escola da fé, palestra de valores humanos e cívicos, lar que a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente ... A família é insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação de seus filhos”. Não podemos negar a sabedoria e o acerto das palavras de Sua Santidade, pois na verdade a família é patrimônio, é tesouro, é escola, é receptáculo de valores humanos e cívicos, é lar de vida humana, insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação de seus filhos.

Já na canção - Oração pela Família, Padre Zezinho, diz “Que nenhuma família comece em qualquer de repente, que nenhuma família termine por falta de amor... Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida, que a família celebre a partilha do abraço e do pão”. Realmente é a família o núcleo básico e formador da sociedade, pois se assim não fosse, não teríamos uma sociedade, mas um agrupamento de pessoas, sem unidade familiar.

É, pois, na família, que devemos aprender a prática do amor, da fé, da partilha, do diálogo, dos valores humanos e cívicos, com um horizonte definido, vivendo do ontem, no hoje e em função de um depois. E mais, a nossa felicidade está no próprio Cristo, que optou por viver em família em meio a nós, para elevá-la à dignidade de Igreja Doméstica, e é justamente no seio da família que a pessoa descobre para que e como pertencer à família de Deus, além de receber a vida que é a primeira experiência do amor e da fé.

Além do mais, é na família que devem ser vividos e transmitidos os valores fundamentais da vida cristã e que os pais devem desempenhar o papel de primeiros transmissores da fé a seus filhos, ensinando-lhes através do exemplo e da palavra, a serem verdadeiros discípulos missionários.

O nosso Movimento Familiar Cristão – MFC, na Carta Aberta à Sociedade e Autoridades Brasileiras – Documento de Araraquara – SP, o MFC dignou-se em afirmar “A família, que deve ser considerada como instituição fundamental, maior e mais importante de nossa sociedade em crise, defronta-se com sua própria crise. Família e sociedade em crise tornam-se vulneráveis e subjugadas aos interesses do poder econômico que é o dominante, massificador e excludente.”

Fácil concluir que, enquanto cristãos e integrantes de um movimento da igreja, a igreja do Povo de Deus, devemos trabalhar e lutar por nossas famílias, como verdadeiro patrimônio e tesouro da humanidade, como escola de amor e de fé, além de instituição fundamental, maior e mais importante de nossa sociedade.