quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ARAUTOS DA ALEGRIA INAUGURA COZINHA E REFEITÓRIO NA CRECHE E PROMOVE BAZAR

Os ARAUTOS DA ALEGRIA, formado por mefecistas maceioenses de diversos Grupos de Base, estarão neste sábado, 23, a partir das 8 horas, inaugurando com um café da manhã, a primeira de muitas conquistas, a cozinha e refeitório da Creche-Escola Jesus de Nazaré, fundada em 1997 e que atua na região do Tabuleiro do Martins.

A Creche-Escola Jesus de Nazaré não recebe apoio e nem recursos públicos e depende unicamente de doações. Ano passado, conseguiu se credenciar no Projeto Mesa Brasil, do SENAC. Entretanto, para que possa continuar participando do projeto, se fez necessário adequar à cozinha e o refeitório nos padrões exigidos pelo SENAC.

Os ARAUTOS DA ALEGRIA mobilizaram pessoas físicas e jurídicas na arrecadação de doações e mão-de-obra para a reforma da creche-escola, conseguindo concluir a reforma total da cozinha e refeitório dentro dos padrões exigidos pelo SENAC.

As ações dos ARAUTOS DA ALEGRIA na Creche-Escola Jesus de Nazaré não param com as inaugurações deste sábado, 23, é preciso uma ação mais completa nas demais dependências da creche-escola que educa 360 crianças pobres e carentes de tudo. A próxima reforma será nos banheiros que é uma das prioridades urgentes.

BAZAR
Para arrecadar fundos para a continuidade dos trabalhos de reforma, os ARAUTOS DA ALEGRIA realizará no próximo dia 30 de janeiro, um Bazar de roupas, sapatos, bijuterias, acessórios e utilidades domésticas doadas pela comunidade mefecista, seus parentes e amigos.

Aqueles que puderem doar roupas, sapatos, bijuterias, acessórios ou utilidades domésticas, que estiverem em bom estado, podem contatar com as seguintes pessoas que irão buscar: SIMONE – Tel. 9341-7145; LUCILA – Tel.: 8877-8653 ou SUELY – Tel.: 9972-3248.

Mesmo que seja apenas uma única peça, não deixe de doar, sua colaboração será de grande valia para aqueles que tanto necessitam. Os ARAUTOS DA ALEGRIA agradecem a colaboração de todos.

SOS HAITI - NOTA DA ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ

A Arquidiocese de Maceió, em comunhão com a Igreja do Brasil está lançando a Campanha SOS HAITI de ajuda às vítimas do terremoto que atingiu aquele país. Diante das conseqüências desta tragédia em socorro à população atingida pelo terremoto.

A campanha de solidariedade será realizada por todas as paróquias, movimentos e pastorais. As doações em dinheiro podem ser depositadas nas contas bancárias abertas exclusivamente para a campanha e serão destinadas às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano. Podem ser depositadas ou entregues aos padres em suas respectivas paróquias.

As contas para depósito são: BANCO BRADESCO - Agência: 0606 Conta Corrente: 70.000-2; CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - OP: 003, Agência: 1041 Conta Corrente: 1132-1; ou BANCO DO BRASIL - Agência: 3475-4 Conta Corrente: 23.969-0

Sugerimos que o dia 24 de janeiro, domingo, seja dedicado a orações, reflexões e doações para as vitimas daquele país caribenho.

Que a Virgem Senhora dos Prazeres, interceda, conforte e reanime todo povo haitiano. E vos dê em dobro o que fazeis com amor.


Dom Antonio Muniz Fernandes
Arcebispo Metropolitano de Maceió

HOJE É O DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

A religião acompanha a história do homem desde a época mais remota. Independente da designação que receba, ela se baseia sempre em rituais praticados sozinho ou em grupo e na crença em uma força maior, para a qual são dedicados sentimentos de amor, confiança ou respeito.

Todos os grupos sociais no mundo inteiro têm suas religiões. O que elas costumam ter em comum é a fé em um ser superior, a intermediação de um sacerdote com essa força além da humana e um senso de comunidade, de conjunto.

A maioria das religiões são teístas, mas o budismo, por exemplo, é não-teísta. De qualquer forma, teístas ou não, todas são calcadas em valores éticos e em uma visão do mundo.

Religiões existem muitas e, de acordo com o seu próprio jeito de reverenciar uma divindade e de se posicionar no mundo, receberão nomes diferentes e seguidores próprios. Vejamos algumas:

AFRO-TRADICIONAIS
Religião tradicional do continente africano. Tem como principal característica a ausência de um livro sagrado, baseando-se em mitos e rituais que são transmitidos oralmente. Suas crenças e costumes têm mais a ver com a experiência diária do que com princípios morais de salvação espiritual. Apesar de se acreditar em um Deus supremo, é dada uma atenção maior a espíritos secundários, principalmente espíritos ancestrais, líderes ligados a algum clã ou tribo. Com a colonização européia, iniciada no século XVII, o contato com o islamismo e o cristianismo alterou algumas concepções das religiões africanas tradicionais, ocorrendo o sincretismo religioso, ou seja, a mistura de uma religião com outra.

BUDISMO
Religião fundada por Siddharta Gautama - o Buda - na Ásia Central, por volta de 563-483 a.C. Difundiu-se por todo o leste asiático, ensinando como o ser humano pode escapar do ciclo nascimento e morte (reencarnação), através da conquista do mais alto conhecimento, ao alcançar o nirvana

CONFUCIONISMO
Doutrina ética e política, fundada por Confúcio (551-479 a.C), que por mais de dois mil anos constituiu o sistema filosófico dominante da China. Seu pensamento consiste em definir as relações humanas individuais em função das instituições sociais, principalmente família e Estado. Na verdade, o confucionismo e o taoísmo tiveram predominância na educação e na vida intelectual da China, enquanto o budismo exerceu importante influência na vida social.

CRISTIANISMO
Conjunto das religiões cristãs (catolicismo, protestantismo e religiões ortodoxas orientais), que se baseia nos ensinamentos de Jesus Cristo. Seu maior ensinamento, que Ele afirmava resumir todas as leis e os profetas, era o seguinte: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

HINDUÍSMO
Religião professada pela maioria dos povos da Índia. Cultua um grande número de deuses e deusas e seus seguidores acreditam na reencarnação e na união com o Deus supremo - Brama - pela libertação espiritual. Os hinduístas têm rituais diários obrigatórios e também os não-obrigatórios, mas de enorme valor para eles, como a peregrinação a lugares sagrados: rio Ganges, por exemplo.

JUDAÍSMO
Religião do povo hebreu e a partir do qual surgiu o cristianismo. Os judeus não acreditam que o Cristo era o Messias (filho de Deus) e ainda esperam pela sua vinda. Existe também um outro tipo de judaísmo - judaísmo alexandrino - que é fortemente influenciado pelo pensamento grego. Moisés, que libertou o povo hebreu da escravidão no Egito, é considerado seu profeta maior.

TAOÍSMO
Filosofia religiosa desenvolvida principalmente pelo filósofo Lao-tse (séc. VI a.C). A noção fundamental dessa doutrina é o Tao - o Caminho - princípio sintetizador e harmônico do Yin (feminino) e Yang (masculino). O acesso ao Caminho se dá pela meditação e pela prática de exercícios físicos e respiratórios.

MAOMETISMO
Religião fundada por Maomé (570-652 d.C); do islã, muçulmana. Afirma a existência de um único Deus - Alá - e acredita que o Cristo foi um grande profeta. Maomé, no entanto, não é cultuado em si mesmo nem considerado um intermediador entre Deus e os homens. Para os muçulmanos, sua vida é o ponto máximo da era profética, sendo as leis do islamismo o cumprimento das revelações anteriores feitas pelos profetas das religiões reveladas, como o cristianismo e o judaísmo.

SITUAÇÃO NO MUNDO
O
cristianismo continua sendo a religião com mais adeptos no mundo: cerca de um terço da humanidade. O restante está dividido entre religiões não-cristãs, como o islamismo, o budismo e o hinduísmo.

Os conflitos existentes entre seguidores de diversas crenças no mundo são muitos e vários deles têm origem muito antiga. As desavenças entre palestinos e judeus no Oriente Médio, por exemplo, é fruto de uma longa história - política e religiosa - que inclui os dois povos. A mais recente foi a criação do Estado de Israel para os judeus, em 1948, não aceita pelos palestinos que viviam nas terras demarcadas com aquele intuito.

Outro conflito bem conhecido é o que ocorre, há séculos, entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. O curioso nesse embate é que, ao contrário do que sempre aconteceu na história da humanidade, os católicos, no caso, são o povo oprimido.

O século XX terminou sem que esses conflitos tivessem um fim. Espera-se que, neste século, a humanidade finalmente encontre o caminho do respeito e da conciliação, independente da religião que cada povo pratica.