domingo, 3 de julho de 2011

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - CHICO & GABI

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - VINICIUS & DANI

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - JÚNIOR & LÉA

LITÚRGIA DA SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - 03/07/2011


Pedro e Paulo são considerados espelhos da Igreja. Tiveram o sangue derramado em testemunho de fidelidade e amor a Deus e à missão. Mais do que obras, o que se destaca nos dois é que viveram como discípulos, em estreita aliança com Jesus. Pedro reafirmando a fé dos irmãos e mantendo a unidade. Paulo levando a fé aos confins, impulsionando a Igreja missionária.

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
1ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos 12, 1-11
Salmo:  33
2ª Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4, 6-8.17-18
Evangelho: Mateus 16, 13-19
  
EVANGELHO – MATEUS 16, 13-19
Naquele tempo, Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA – PADRE PAULO BOTAS, mts
Os textos de hoje nos falam da Igreja desejada por Jesus: uma Igreja nunca aprisionada pelas tentações do poder, das riquezas e das honrarias. Uma Igreja que não se deixa intimidar e está sempre pronta para denunciar as atrocidades cometidas contra todos os filhos e filhas de Deus: “Levanta-te depressa! As correntes caíram-lhe das mãos. O anjo continuou: Coloca o cinto e calça a sandálias”.

É o Espírito que constrói sua Igreja porque é o Espírito que transcende todas as fronteiras, fala todas as línguas e nos revela que a essência e a razão de ser da Igreja de Jesus estão na vida em comunhão com Deus e na afirmação do sacerdócio dos seus fieis, que ultrapassa as funções clericais distribuídas através dos tempos.

 O Papa João XXIII tinha a lucidez de que os aparelhos burocráticos haviam se expandindo no interior da Igreja e que abafavam o Espírito de Liberdade. “Espero que o Concílio traga um pouco de ar puro... há que sacudir a poeira imperial que, desde Constantino, vem se acumulando no trono de Pedro”.

A comunidade eclesial deve ser ousada e corajosa para reconstruir os laços de amizade, de lealdade e de fidelidade esgarçados por relações de interesses e de ganância. Deve contribuir para recuperar a honra na vida pública, o gosto pela ética na ação política e a superação da lassidão moral decorrente da frouxidão dos nossos laços afetivos.

A Igreja de Jesus não almeja o que as elites têm, pois o único legado das suas hipócritas vidas é o consumo, a ostentação, a insatisfação e o tédio. A comunidade eclesial está inserida na história e no mundo, pois “quando Deus quis escrever seu nome na história utilizou como sílaba a humanidade do seu Filho”. (Karl Rahner)

ORAÇÃO
Pai, que a autoridade de Pedro e a pregação de São Paulo, nos ajudem a conquistar novos irmãos para Cristo e nos leve à pátria celeste.

HOJE, 93ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN