segunda-feira, 15 de abril de 2013

ANIVERSARIANTE DO DIA - FERNANDO DE LUCIANA FON


LINHARES-ES FOI SEDE DA 6ª REUNIÃO DO CONDIN DA GESTÃO 2010/2013

CONDIN em Linhares - ES - 12 a 14/04/2013


  
N
a última sexta-feira (12) o MFC Linhares – Espírito Santo acolheu os participantes da 6ª REUNIÃO ADMINISTRATIVA DO CONDIN - CONSELHO DIRETOR NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO. A acolhida aconteceu na Igrejinha Velha, localizada na Praça 22 de Agosto, com a presença do Padre Miguel e membros da ECCi-Linhares/ES, os dirigentes e assessores do CONDIN foram recepcionados com muita alegria pelo irmãos de Linhares. Em seguida os emefecistas se dirigiram para o prédio onde funciona a Câmara Municipal onde foi servido o jantar de confraternização.

No sábado (13), às 8 horas, após um delicioso café da manhã a última reunião do Conselho Diretor Nacional se-iniciou com as boas vindas do casal coordenador nacional, Eduardo e Ismari (MFC-PR) e da coordenação estadual do Espírito Santo. Em seguida aconteceu a liturgia do CONDIR NORDESTE e a aprovação da pauta.

A parte administrativa teve inicio com a explanação sobre o ENA – Encontro Nacional do MFC que acontece de 6 a 12 de julho, em Vitória da Conquista – Bahia, oportunidade onde os coordenadores nacionais repassaram as informações atualizadas de todos os preparativos para o maior evento do MFC no Brasil.

Durante a explanação sobre o ENA houve a participação de membros da Equipe de Coordenação do 18º ENA, composta pelos emefecistas de Vitória da Conquista-BA, Rubens e Rosana (casal comunicação ENA) e Tênio (coordenação Infraestrutura ENA), inclusive com a apresentação do hino do ENA que será cantado por todos durante o evento. Com as duvidas sobre o ENA esclarecidas o Conselho passou a deliberar a parte administrativa do CONDIN iniciando-se pela parte financeira, oportunidade que todos os CONDIR’s receberam os valores referentes à verba do Adveniat referente ao ano de 2013 que deverá ser utilizada exclusivamente em projetos de formação. Outro ponto bastante destacado foi o Dia Nacional de Contribuição, regulamentada pelo Artigo 70 do Regimento Interno do MFC, onde cada membro contribui com R$ 5,00 (cinco reais) e toda arrecadação se destina exclusivamente a subsidiar despesas com as Equipes de Infraestrutura e Metodologia do Encontro Nacional do MFC, que acontece a cada três anos.   Às 12h30min os trabalhos foram suspensos para o almoço no próprio local.

Após um breve intervalo, a reunião teve continuidade com a palavra dos CONDIR’s, onde os coordenadores regionais, assessores e ex-coordenadores focalizando sugestões e considerações sobre a caminhada realizada neste triênio (2010/2013).

O primeiro a falar foi o casal José Newton e Ariadna, ex-coordenadores nacionais na Gestão 2007/2010, que afirmaram estar feliz com o salto de qualidade do MFC na atual Gestão, destacando-se a transparência nas finanças e a independência hierárquica frente a outros órgãos.

A fala do CONDIR SUDESTE iniciou-se com uma dinâmica divertida para animar os participantes do evento. A coordenação estadual Espirito Santo fez a apresentação do Conselho Estadual e entregou aos membros do Conselho Nacional uma lembrança do Espirito Santo. Em seguida o casal coordenador regional, Freitas e Alivanir expuseram a caminhada do CONDIR SUDESTE durante a atual Gestão, destacando-se o planejamento realizado com o calendário das reuniões; visita motivacional aos estados; reorganização estrutural no Rio de Janeiro; elaboração da planilha financeira anual; cumprimento da contribuição do Dia Nacional; realização do 1º Encontro Regional de Coordenadores de Cidades; participação nas reuniões do CONDIN; e cumprimentos das Metas do triênio. A conclusão da fala do CONDIR SUDESTE aconteceu com Lincoln e Jamara, casal coordenador de cidade, apresentando a história do MFC LINHARES e da história e dos pontos turísticos da cidade.

O Nordeste iniciou sua fala lendo uma frase de Mário Quintana: “O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...”. James e Fátima disseram que de uma maneira simples interagiu com todos os estados, procurando desenvolver um trabalho em prol do Movimento Familiar Cristão. Em termos de Nordeste, procurou-se expandir através de Nucleações, mas reconheceu as dificuldades em expandir. A atual Gestão trabalhou para fundar o MFC nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, plantando a semente emefecistas naqueles estados, mas sem o êxito da expansão imediata. Prestou uma homenagem aos casais Eduardo/Ismari e José Newton/Ariadna, que durante suas gestões mudaram a cultura administrativa e financeira do CONDIN, graças ao planejamento estratégico e ações realizadas nas duas últimas gestões. Finalizou com outra frase de Mário de Quintana: “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”.

O Centro-Oeste disse que o MFC vive um momento de mudanças, desde a AGN Vila Velha-ES, com as regiões realizando integração através Encontros para expandir com o CONDIR CENTRO OESTE, plantando sementes durante a atual Gestão para que sejam colhidas nas gestões futuras. As dificuldades foram muitas, mas a caminhada seguiu firme com mudanças e renovações no Mato Grosso do Sul. Anunciou a realização nos próximos dias de um seminário que terá a participação da atual coordenação nacional.

O Norte, através do coordenador regional, Alzenir, fez um agradecimento especial a todos os integrantes do CONDIN, estatutariamente formado pelos CONDIR’s e pela coordenação anterior. Destacou os trabalhos realizados pela atual e anterior coordenação que desenvolveram um trabalho em prol do MFC. Disse ainda que o CONDIR NORTE procurou trabalhar seguindo as diretrizes com inspiração divina do poder da visão e da unidade. Houve a expansão nos estados do Maranhão, Amapá e Amazonas, com a inclusão de novos membros. O estado do Pará permaneceu com os mesmos números do inicio da Gestão. Realizou Encontros de Jovens em todas ECE’s, com a coordenação do emefecista Jorge Leão, membro do MFC Maranhão. Alzenir destacou os trabalhos realizados pelas ECE’s junto a Igreja Católica e entidades assistenciais da região Norte.

O Sul disse que aprendeu a viver e conviver com a atual Gestão. Afirmou que desde o inicio da Gestão o CONDIR SUL realizou um planejamento financeiro que foi mantido pelas ECE’s; cresceu com o MFC Jovem, com a realização de Encontros de Jovens nas três ECE’s.

Após uma parada para o lanche, a coordenação nacional reiniciou a reunião com a apresentação do relatório do CONDIN na atual Gestão que tem o lema: “Viver é Conviver”, destacando-se o planejamento financeiro visando a independência financeira no triênio sem ajuda anual da Adveniat, um sonho concretizado com a parceria de todos os CONDIR’s; Dia Nacional de Contribuição, conscientizando os emefecistas brasileiros da coparticipação financeira de todos no Encontro Nacional do MFC que acontece a cada três anos; a efetiva funcionalidade do Conselho Fiscal Nacional, dando a atual gestão do CONDIN, as condições financeiras e administrativas para o CF se reunir; realização do SIN – Seminário de Integração Nacional com a participação de coordenadores e tesoureiros de todos os estados, proporcionando mais informação, formação e integração; participação da Assembleia Geral Latino-Americana do MFC, na Argentina; manter o MFC sintonizado com os sinais dos tempos, através de uma efetiva conscientização política, social e religiosa através do Jornal Atuação com a distribuição de 6.500 (seis mil e quinhentos) jornais aos emefecistas brasileiros; renovação do Certificado digital, documento eletrônico que permite a identificação segura de uma mensagem ou transmissão em rede de computadores, exigida principalmente por órgãos públicos; registro da Ata da AGN dentro das diretrizes regimentais e estatutárias; manutenção do título de Utilidade Pública Federal, providenciando anualmente o Relatório Padrão fornecido pelo Ministério da Justiça; manutenção da Conta Bancária do CONDIN; participação no Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), com direito a voz e voto; ajuda financeira para a publicação da Revista Fato & Razão; divulgação da história do MFC no Brasil através dos relatos dos CONDIR’s no Jornal Atuação.

O CONDIN informou que a composição do Conselho Diretor Nacional no triênio 2013/2016 será formada pelos casais emefecistas eleitos para as Coordenações Regionais e pelo atual casal coordenador nacional: NORDESTE – Hildo e Francisca (BA); NORTE – Assis e Dinha (MA); CENTRO-OESTE – Adalberto e Sônia (MS); SUL – Gerson Pepe e Maria Inês (RS); SUDESTE – Galdino e Mariza (MG); GESTÃO ANTERIOR - Eduardo e Ismari (PR).

Com a liturgia do CONDIR CENTRO-OESTE encerrou-se a parte administrativa do sábado, e às 20 horas, os participantes do CONDIN e os emefecistas do Espirito Santo se confraternizaram na Sede da AABB-Linhares com apresentação artística de cantores emefecistas que cantaram e encantaram a plateia presente.

No domingo (14) as atividades do Conselho Diretor Nacional do MFC na sua 6ª Reunião da Gestão 2010/2013 teve reinicio às 8 horas com um café da manhã que reuniu os membros do CONDIN e emefecistas da ECE-ES. Iniciando propriamente a reunião, o CONDIR NORTE apresentou sua liturgia seguida de uma Manhã de Formação com Antônio Carlos (vice-coordenador nacional) e Ismari (coordenadora nacional). A reunião foi concluída com a liturgia do CONDIR CENTO-OESTE e um almoço de confraternização.

Participaram da 6ª REUNIÃO ADMINISTRATIVA DO CONSELHO DIRETOR NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO os emefecistas Eduardo e Ismari – Coordenação Nacional; Antonio Carlos e Ângela – Vice Coordenação Nacional; Alzenir – Coordenação Regional Norte; Freitas e Alivanir – Coordenação Regional Sudeste; Moises e Aparecida – Coordenação Regional Centro-Oeste; James e Fátima – Coordenação Regional Nordeste; José Newton e Ariadna – Coordenação Nacional da Gestão Anterior; Gilson e Lourdes – SENCOM; Jorge e Penha – SERCOM/NE; Rubens e Rosana – Casal Comunicação 18º ENA; Tênio – Coordenação Infraestrutura do 18º ENA; Liuth e Jane – Vice Coordenação Regional Sudeste; Joel – Coordenação Estadual Bahia; Valdir e Regina – Coordenação Estadual do Espírito Santo; e diversos emefecistas integrantes das ECCi’s das cidades do Espírito Santo.