sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MFC MURICI SE REÚNE NESTE SÁBADO, DIA 20

A Equipe Cidade do Movimento Familiar Cristão de Murici – Alagoas se reúne, a partir das 19h30min, deste sábado, dia 20, na Escola SESI, no Centro de Murici, para uma reunião com a presença de membros da Coordenação Estadual, mefecistas locais e dos casais que participarão da próxima Nucleação, prevista para outubro próximo.

A reunião servirá para que a coordenação da nucleação possa trocar idéias com a coordenação local e conhecer o local onde acontecerá o evento.

O MFC MURICI nos seus 25 anos de existência tem se comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, orientando às famílias a realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras, promovendo a elaboração e o crescente aprimoramento de uma política social familiar e religiosa.

O Movimento Familiar Cristão de Murici atualmente é coordenado por Márcia Calazans, que tem como vice-coordenadores Roberto e Luzia, e como secretária Marciana, na tesoureira Lourdes Marques.

REVELADA A RECEITA DO FAMOSO "CAMARÃO DO BAR DAS OSTRAS"



No dia 22 de julho de 2011, quando completou 45 anos, a Sococo protocolou o pedido de tombamento do CAMARÃO DO BAR DAS OSTRAS como Patrimônio Imaterial de Alagoas. É a primeira solicitação deste tipo feita no nosso Estado.

UM ÍCONE ALAGOANO
Durante meio século, o CAMARÃO DO BAR DAS OSTRAS foi, indubitavelmente, o maior ícone culinário alagoano. Sabor único, sua receita foi criada por Dona Oscarlina, proprietária e chef toda-poderosa do restaurante Bar das Ostras. A receita e o modo de fazer foram ensinados apenas a suas filhas, que depois da morte da mãe passaram a tocar o restaurante até o ano de 2002, quando encerraram as atividades e mudaram-se de Maceió. Desde então ninguém nunca tinha saboreado esse tradicional prato.

AS ORIGENS
Não existe uma data precisa, devidamente registrada, para a fundação do Bar das Ostras. A prole do casal fundador, Seu Pedro e Dona Oscarlina, composta de sete filhos (seis mulheres e um homem) ou não haviam nascido ou eram pequenos quando do surgimento do restaurante. Sua gênese, porém, é sobejamente conhecida. Seu Pedro era afamado pescador e pombeiro (vendedor de peixes e crustáceos, no dialeto das lagoas alagoanas) estabelecido às margens da Lagoa Mundaú, no bairro da Levada, em Maceió. Fornecia peixes, crustáceos e moluscos para um seleto grupo de boêmios alagoanos, onde se destacavam Teotônio Vilela, Benedito Bentes, Jasen Costa e outros expoentes.

Com as relações de amizade entre o fornecedor e clientes, estes constataram que a esposa do pescador cozinhava divinamente. Com o passar do tempo esse grupo de clientes conseguiu convencer ao casal Pedro e Oscarlina a abrirem, em sua própria casa, um restaurante. Bar das Ostras foi o nome escolhido. Com certeza essa data foi antes dos anos 60, pois o local já era nacionalmente famoso quando da eleição presidencial de 1960, quando o advogado Mendes de Barros foi incumbido de para lá conduzir Dona Leonor (coincidentemente com o sobrenome Mendes de Barros), esposa do então candidato Ademar de Barros, e um grupo de senhoras da comitiva para ali se deliciarem com o famoso camarão.

Dos anos 50 até 2002 o Bar das Ostras e seu camarão de receita secreta foram uma referência alagoana de projeção nacional. A receita foi mantida em rigoroso segredo durante todos esses anos, mesmo depois do fechamento do restaurante.

O PROJETO SOCOCO
Buscando presentear Alagoas quando de seu 45º aniversário, a Sococo lançou-se no projeto de adquirir os direitos sobre a receita com o fito de doá-la ao Estado, solicitando seu tombamento como Bem Imaterial, status do Patrimônio Histórico e Cultural recentemente criado a nível nacional e também em várias unidades da Federação.

A Sococo localizou proprietários da receita na cidade de Natal/RN. As seis filhas e o filho de Dona Oscarlina e Seu Pedro lá passaram a residir depois de encerrarem as atividades do Bar das Ostras em Maceió. Na Capital potiguar são empresários no ramo de alimentação industrial e não mais estavam utilizando o tradicional cardápio alagoano. Entendimento fechado sem demora, os direitos sobre a receita foram repassados a Sococo, assim como foi firmado o compromisso da realização de uma oficina onde seria ensinada a receita para chefs alagoanos.

A oficina foi um grande e emocionante sucesso. Realizada nos dias 19 e 20 de julho de 2011, no Espaço Gourmet do Picuí, teve no chef Wanderson Medeiros o organizador e grande parceiro na missão de ensinar a receita e os procedimentos. Essa aula histórica, em seu passo a passo, foi especialmente gravada por Wanderson para seu programa de TV e agora disponibilizamos para você.

INGREDIENTES

PARA O CAMARÃO:
·        1 kg de camarão Vila Franca com casca e com cabeça
·        1 tomate
·        ½ cebola
·        1/3 de pimentão verde
·        1 colher de vinagre Pimentão ou Tomatão
·        ½ limão
·        2 colheres de azeite de oliva
·        600g de manteiga artesanal de Batalha ou Major Isidoro
·        1/3 maço de coentro
·        2 colheres de extrato de tomate concentrado

PARA A FAROFA:
·        1 cebola grande cortada em rodelas
·        1/3 xícara de óleo
·        1/3 xícara de extrato de tomate concentrado
·        200 g de manteiga artesanal
·        1 ½ kg de farinha de mandioca quebradinha
·        1 colher de sopa de colorau
·        Sal a gosto

PREPARO

PARA O CAMARÃO:
·  Colocar em água fervente os camarões, deixar por 10 minutos. Em seguida retirar os camarões da água fervente e colocá-los em água fria e descascar.

·  Após limpar os camarões, colocá-los novamente na água com um pouco de sal, deixar ferver por 5 minutos. Esfriar e reservar. Colocar no liquidificador o tomate, a cebola, o pimentão, o coentro, vinagre e o extrato de tomate. Em seguida colocar o molho liquidificado numa panela, leve ao fogo, acrescentando o azeite, limão, deixe cozinhar por 10 minutos, sem reduzir o volume. Mexendo sempre.

·     Coloque a metade da manteiga, os camarões, continue mexendo, acrescente o restante da manteiga, deixando ferver por 10 minutos em fogo baixo.

PARA A FAROFA:
·  Em uma panela colocar o óleo e a cebola, levar ao fogo até que fique transparente.


Acrescente a manteiga, o extrato de tomate e o colorau, mexer até dissolver. Aos poucos colocar a farinha misturando com a colher.

·      Provar e acertar a quantidade de sal.

Bom Apetite!