segunda-feira, 18 de abril de 2011

MEFECISTAS PARTICIPAM DA VIA SACRA EM ALAGOAS

Mefecistas de Maceió, Arapiraca e Limoeiro de Anadia viveram momentos de grande emoção com a encenação da VIA-SACRA em Limoeiro de Anadia, na sexta-feira (15) e no Rancho Pé de Pinhão, no sábado (16).


LIMOEIRO DE ANADIA
Mais de 1.500 fiéis acompanharam a VIA SACRA
Em Limoeiro de Anadia, mefecistas de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, membros da Equipe Estadual e mais de 1.500 fieis das diversas comunidades e povoados de Limoeiro receberam mantos e velas para participarem do evento.

A VIA SACRA iniciou-se defronte a entrada principal da Fazenda São Jorge, percorrendo dois quilômetros até o Povoado Terra Nova.

Durante o percurso de 2 quilômetros, cruzes de 2 metros de altura por 1,5 metros de largura e 15 centímetros de diâmetro, foram fixadas a cada 135 metros e iluminadas por tochas, sinalizando as 15 estações da VIA SACRA

Padre Marlúcio, pároco de Limoeiro de Anadia
A cada Estação, meditações e reflexões com o Padre Marlúcio, Pároco de Limoeiro de Anadia e a apresentação do Grupo de Teatro do Colégio Nossa Senhora da Conceição de Limoeiro de Anadia, vestidos com vestes da época de Jesus Cristo, abrilhantaram o evento. Cânticos religiosos foram entoados pelos mais de 1.500 fieis que acompanhavam a VIA SACRA.

Finalizando a VIA SACRA, o Grupo de Teatro do Colégio Nossa Senhora da Conceição, sob a direção do Professor Everaldo, realizaram a encenação da Ressurreição do Senhor, momento de muita emoção.

A VIA SACRA foi finalizada com a benção do Padre Marlúcio e a partilha do Pão e do Vinho com todos os fiéis que participaram da VIA SACRA.

Dirigentes do MFC Alagoas e Arapiraca com o Padre
O sucesso da VIA SACRA DE LIMOEIRO DE ANADIA se deu devido a participação dos mefecistas Eduardo Pordeus e Suely, coordenadores do MFC ARAPIRACA, Vamberto e Marly, vice-coordenadores da EQUIPE ESTADUAL, Padre Marlúcio, pároco de Limoeiro de Anadia e de Tânia e Everaldo, representando as lideranças das comunidades de Limoeiro de Anadia.

MAIS FOTOS DA VIA SACRA EM
LIMOEIRO DE ANADIA

Grupo de Teatro do Colégio N. Sra. da Conceição

Público foi bom na 1ª Via Sacra do MFC em Limoeiro de Anadia

A morte de Cristo foi um momento de muita emoção

Suely e Eduardo Pordeus, coordenadores do MFC Arapiraca

Grupo de Teatro do Colégio N. Sra. da Conceição
MFC MACEIÓ
Doze mefecistas representando os Apóstolos no ato do Lava Pés
No Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro. As luzes do Rancho foram apagadas para a encenação da VIA-SACRA, traduzindo a caminhada de Cristo até ao Calvário.

O evento começou com o ato do LAVA PÉS que aconteceu no gramado do Rancho Pé de Pinhão, com todos sentados, luzes acessas na cor verde apenas nas popas das arvores. O casal Rainey e Anamaria deixou todos emocionados quando lavaram, enxugaram e beijaram os pés de doze mefecistas, relembrando o ato de Jesus com os Apóstolos. Após o ato do Lava Pés, foram distribuídas tochas e mantos para dar inicio a Via-Sacra.

Momento de muita emoção: Lava Pés
Tochas foram distribuídas na Via Sacra 
Os mefecistas percorreram com muita fé, devoção e emoção as estações, relembrando a caminhada de Jesus carregando a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quinze estações. O exercício da VIA-SACRA é muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Mantos foram distribuídos com os participantes
Durante a VIA SACRA do Movimento Familiar Cristão de Maceió, o Grupo de Teatro do Colégio Nossa Senhora da Conceição de Limoeiro de Anadia, vestidos com vestes da época de Jesus Cristo, abrilhantaram o evento.

Após a VIA-SACRA houve a Celebração da Palavra, celebrada pelo diácono Paulo, da Paroquia de Marechal Deodoro.

O evento se encerrou com um JANTAR MEDIEVAL, em mesas rústicas (sopa nas cumbucas de barro, pão caseiro, coxa de galinha e vinho).

O público foi bom na Via Sacra do MFC Maceió
Todas as pessoas envolvidas na realização da VIA-SACRA fazem parte dos diversos Grupos de Base do Movimento Familiar Cristão Maceió. As pessoas não são profissionais, mas realizaram uma brilhante noite de evangelização. A atual coordenação vem dando total apoio aos eventos dessa natureza que vem crescendo e, consequentemente, sendo prestigiado por mais mefecistas.

Neto e Rita, coordenadores do MFC MACEIÓ, mostraram-se felizes com o sucesso do evento e disse que deverá se repetir nos próximos anos, com um grupo maior participando da organização.  “Os que aqui não estiveram perderam um momento único e inesquecível”, concluiu Rita.

MAIS FOTOS DA VIA SACRA DO MFC MACEIÓ
O público participou ativamente de todos os atos da Via Sacra

 Pilatos lavando as mãos no julgamento de Jesus

Jesus sendo conduzido ao Calvário

A família mefecista compareceu na Via Sacra

Jesus crucificado

Maria com Jesus morto

Jesus ressuscitado

Grupo de Teatro do Colégio N. Sra. da Conceição

Grupo de Canto Santa Cecília - MFC Maceió

Público no Oratório do Rancho Pé de Pinhão para ouvir a Celebração da Palavra

Diácono Paulo da Paróquia de Marechal Deodoro

Mefecistas no Jantar Medieval
 
Mefecistas no Jantar Medieval

Crianças participaram da Via Sacra e do Jantar Medieval