sábado, 20 de junho de 2009

CNBB DIVULGA NOTA CONTRA A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA

O Conselho Permanente da CNBB aprovou, na última quinta-feira, 18, a nota “A superação da corrupção na política: salvaguarda da ética e da democracia”. Os bispos, que estiveram reunidos desde terça-feira, 16, manifestam “indignação” com as acusações de corrupção nos poderes constituídos. “A corrupção e a decorrente impunidade constituem grandes ameaças ao sistema democrático”, afirma a CNBB.

Segundo a Conferência dos Bispos, a corrupção aumenta “o fosso das desigualdades sociais” e também a “miséria, a fome e a pobreza”. “A corrupção trai a justiça e a ética social, compromete o funcionamento do Estado, decepciona e afasta o povo da participação política”, destacam os bispos.

A nota convoca, ainda, a população a aderir ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe a mudança na lei de inelegibilidades no Brasil e a participar da reforma política, a fim de garantir eleições “regidas pela ética em 2010”.
Clique no link abaixo para ler a nota.


12º DOMINGO DO TEMPO COMUM



ACALMANDO TEMPESTADES
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

A fé dos discípulos é caracterizada no evangelho com a pergunta: “Mestre, não te importas que morramos?” É pergunta que se ouve ainda hoje, com variantes: Por que Deus permite a miséria e o mal no mundo? Por que permite a doença e a morte de crianças inocentes? Por que não impede a violência e a injustiça que avassalam povos inteiros? E a ladainha poderia se estender...

Ao atravessar o mar para a terra dos pagãos, enfrentando águas tempestuosas, a barca representa a comunidade dos seguidores, ameaçada por novos ambientes e realidades. A tempestade são as provações, e é aí que se testam a fé e a confiança dos seguidores de Jesus. Tempestade são hoje as situações difíceis que enfrentamos, a exigir sempre novas respostas para sermos criativamente fiéis ao projeto de Jesus.

A certeza de que Jesus está conosco no mesmo barco, na mesma missão, é o fundamento de nossa fé. No caso dos discípulos, para acalmar a tempestade, seria preciso acordar o Mestre, que dormia? A reação de Jesus em relação a eles, depois de ter acalmado o mar, é de decepção e repreensão, pois, ao simplesmente jogar para ele a solução do problema, os discípulos demonstram ser medrosos e fracos na fé.

E nós, como enfrentamos as provações? Cremos que Deus nos acompanha no mar da história e tem poder e autoridade sobre todas as forças do universo, também sobre as ondas violentas que se levantam contra as comunidades? Nossa fé nos permite assumir com confiança a própria parte da missão e da história ou vivemos empurrando para Deus problemas cuja solução é responsabilidade nossa?

Com o amadurecimento da fé, as perguntas começam a mudar. Não cabe questionar por que Deus permite o mal no mundo, pois sabemos que ele é o Deus que sofre com os que sofrem, o Deus que conta conosco para continuar seu projeto de liberdade e vida. Ao mudar as ações, mudamos as perguntas. Como sentimos hoje a presença de Deus em nosso meio? Como assumimos a própria responsabilidade nos desafios e provações da missão?

EVANGELHO Marcos 4,35-41
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O ventou cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” – Palavra da salvação.

EX-COORDENADORA NACIONAL DO MFC FALECE EM FORTALEZA

Infelizmente, mesmo com todos os recursos disponíveis pela medicina, Valéria Leite (Ex-coordenadora nacional, regional e estadual do MFC) acabou não resistindo às complicações provenientes de uma cirurgia e veio a falecer e foi sepultada em Fortaleza, CE.

Valéria, por sua competência foi convidada para exercer importante cargo na gestão do prefeito Cambraia (Fortaleza-CE).

Em reunião administrativa, os secretários combinaram: “Dinheiro dos impostos é dinheiro sagrado: só deve ser gasto em despesas para o bem comum.” Valéria expôs seu pensamento: “Uma das funções da administração pública é ajudar os que estão na miséria, a sair da miséria. São eles que mais pagam impostos. Por cada bocado de farinha que comem, por cada palito de fósforo com que acendem a lamparina, já pagaram antes, na bodega, imposto ao governo. A população pobre bebe água suja e gasta com remédios o pouco dinheiro que têm. Peço verba para dar filtro de barro às famílias faveladas.”
Valéria convocou membros do Movimento Familiar Cristão do qual fazia parte, para trabalharem como voluntários. Iriam de casebre em casebre oferecendo o filtro e ensinando a usá-lo. Ao visitarem novamente os casebres no mês seguintes, decepção! Muitas mães guardavam no filtro seco, pacotes de farinha e banana. “Mode os ratos, não roer o barro.”
O telefone era a vara de condão da Valéria. No outro dia apareceram funcionários com veneno de rato e o caminhão do lixo começou a passar ali, toda semana. Os filtros começaram a ser usados corretamente.
"Vi tua última mágica, fada do Movimento Familiar Cristão! No teu enterro transformastes teus amigos também em filtros! Dos seus olhos pingavam gotas do mais puro amor e saudade. Valeu Valéria!", disse Roberto de Carvalho Rocha, mefecista e Diretor da Faculdade Christus.
-