domingo, 8 de dezembro de 2013

HOJE, 218ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 2º DOMINGO DO ADVENTO - FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA - 08/12/2013

   
FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
2º DOMINGO DO ADVENTO

  

PRIMEIRA LEITURA (Gn 3,9-15.20)

Leitura do Livro do Gênesis:
9O Senhor chamou Adão, dizendo: “Onde estás?”

10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”.

11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?”

12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira , foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”.

14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.

20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 97)

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!

SEGUNDA LEITURA (Ef 1,3-6.11-12)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.

4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.

5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.

11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLETINDO A PALAVRA
Padre Luiz Carlos de Oliveira

“ALEGRA-TE CHEIA DE GRAÇA”

HABITAÇÃO DO FILHO
A celebração da festa da Imaculada Conceição de Maria recorda sua presença no Mistério da Redenção e também nossa participação na graça de Deus que é dada a todos. Em Maria celebramos o Cristo Ressuscitado. O Pai deu à futura Mãe o fruto completo da redenção como garantia para todos. A oração da missa dá o sentido da festa: “Deus, que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela imaculada conceição da Virgem Maria”. A imaculada conceição de Maria está em função de Cristo. Em Maria, Jesus pisou a cabeça da serpente (Gn 3,20). Como Deus o fez? “Preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo”. A Redenção que é para todos os tempos, Deus a deu a Maria em totalidade. Foi preservada do pecado original, antes mesmo de participar dele, como os demais humanos. O livro do Gênesis mostra que o pecado não vem de Deus. Foi opção do homem e da mulher.  A graça, por outro lado, vem de Deus, como lemos em Paulo aos Efésios: “Em Cristo, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob seu olhar, no amor” (Ef 1,4). O privilégio de Maria pertence à Igreja que nela tem a certeza de poder ser santa e imaculada, porque acolhe a Redenção.

A ESPOSA SE ENFEITA
Há um sentido matrimonial na celebração: O Esposo (Deus) adorna a esposa com vestes nupciais. Destas núpcias provém a fecundidade salvífica da humanidade. Maria aparece como a bela esposa, escolhida, adornada da graça do Espírito para sempre. A beleza humana tem padrões. A beleza espiritual, que torna mais belas as pessoas tem os padrões do Espírito Santo. Por isso o Anjo diz a Maria: Salve, cheia da Graça. Isso a torna bela, como reza o salmo: “Que o rei se apaixone de sua beleza” (Sl 45,12). Essa beleza é fruto da presença do Espírito que virá sobre ela (Lc 2,35). Dessas núpcias divinas nascerá o Filho de Deus.  Ela está cheia da Graça, pois o Senhor está com ela. É bendita entre todas as mulheres (Lc 1,42). Ela é morada divina do Senhor, o Emanuel, Deus conosco. Como Eva resume em si toda a humanidade e nos coloca todos sob o jugo do pecado, Maria, nova Eva coloca-nos sob a graça, dando-nos Jesus. Eva vivia no Paraíso. O Paraíso se formou em Maria. Com Jesus o universo recebeu a salvação, como o Salmo nos conta: “O Senhor fez conhecer a salvação e às nações sua justiça. Recordou seu amor sempre fiel pela casa de Israel. Os confins do Universo contemplaram a salvação do nosso Deus” (Sl 97).

CURE NOSSAS FERIDAS
Na celebração nos entregamos a Cristo Deus para que aconteça a Redenção em nós: “Concedei-nos chegar até Vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão” (Oração). Vivendo os sacramentos, de modo particular a Eucaristia, “somos curados das feridas do pecado original, do qual Maria foi preservada de modo original” (Pós-comunhão). Deus tem o desígnio de salvar a todos, pois foram escolhidos de modo especial. Em Maria essa salvação acontece por pura bondade de Deus significando que Seu projeto não só não falhou, mas já se realizou em Maria. Deus quer que todos cheguem à salvação por sua colaboração. No Paraíso Terrestre o demônio ofereceu ao homem ser igual a Deus conhecendo o bem e o mal. Maria escolheu ser servidora: “Eis aqui a serva do Senhor”. É o Evangelho. O pecado não tem mais lugar na criação. A predestinação de Maria à imaculada concepção é eterna e está ligada ao amor de Redenção que Deus nos dá.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o Vosso Filho, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até Vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Amém!

Editado por JorgeMacielNews