segunda-feira, 8 de julho de 2013

2º DIA DO 18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MFC

O auditório ficou lotado para assistir a Liturgia do CONDIR NORTE
   
T
eve sequencia no domingo (07), o 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO que acontece em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, com o Tema: “FAMÍLIAS: ABRAM OS OLHOS PARA OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI” e o Lema: “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, VIDA EM ABUNDÂNCIA” (Jo 10,10).

As atividades tiveram inicio às 7h30min com um delicioso café da manhã servido no Instituto de Educação Euclides Dantas e logo após a Liturgia do CONDIR NORTE com o tema “Famílias: Abram os olhos para a ecologia e a sustentabilidade” (Ez 37,1-4).

A Liturgia do CONDIR NORTE convidou todos a refletir e compartilhar sobre a ecologia e a sustentabilidade, pedindo que as pessoas olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, causando sérias ameaças ao planeta.

Dando sequencia ao evento, às 10 horas, houve a apresentação e dinâmica da Metodologia do 18º ENA com Gení Dariva – coordenadora de metodologia do 18º ENA e membro do MFC Erechim – RS. A dinâmica de apresentação teve o tema: “Abram os olhos diante dos desafios do século XXI. Quais?”. Os quarenta facilitadores escolhidos entre os participantes do 18º ENA posicionaram os mefecistas nas vinte comunidades existentes.

Às 12h30min houve uma pausa para o almoço e às 14h30min as comunidades retornaram as atividades e o fechamento com o relatório das atividades da comunidade no domingo. Às 16h45min foi servido um lanche.

Helio Amorim, Eduardo, Ismari, Frei Davi,
José Newton e Ariadna
A AGN – ASSEMBLÉIA GERAL NACIONAL DO MFC, onde se elegem os novos Coordenadores Regionais e, entre eles, os novos Coordenadores Nacionais que, juntos, formarão o CONDIN – Conselho Diretor Nacional, teve sua instalação às 18 horas na presidência do casal José Newton e Ariadna, Coordenadores Nacional da gestão anterior. Participaram da mesa os atuais Coordenadores Nacional - Eduardo e Ismari, Frei Davi - Assessor Eclesiástico Nacional e Helio Amorim - MFC Rio de Janeiro. Para secretariar a AGN foi convidado o casal Gilson e Lourdes, atuais SENCOM.

É na AGN que se define o plano de metas e prioridades de ações do MFC para os próximos três anos, a partir dos estudos e debates realizados no presente ENA. A AGN é composta pela Equipe de Coordenação Nacional, pelos Coordenadores Regionais, Coordenadores Estaduais e Coordenadores Nacionais da gestão anterior.

Na AGN é definido também o local da realização do próximo Encontro Nacional. Ocorrendo dificuldades para se definir a cidade, define-se ao menos a região ou o estado, a cargo do qual recai a responsabilidade da escolha da cidade-sede.

Os Coordenadores Regionais 2013/2016
A AGN deste ENA é numa versão diferente das dos Encontros anteriores. Nesta AGN os trabalhos permanecem abertos até a quarta-feira (10), quando e permanecendo aberta até às 19h30min da quarta-feira (10) quando acontecem às eleições para a coordenação nacional, coordenações regionais, conselho fiscal e escolha do local que sediará o 19º ENA. Neste primeiro dia de AGN foram apresentados os candidatos as coordenações regionais dos cinco CONDIR's.

Finalizando o segundo dia do 18º ENA, foi servido um jantar às 19 horas e às 20 horas iniciou-se uma atividade cultural no Centro Cultural Camilo de Jesus Lima.