quarta-feira, 16 de junho de 2010

LUIZ E ÂNGELA: 25 ANOS DE UM CASAMENTO ABENÇOADO POR DEUS

Nesta terça-feira, 15, o casal Luiz Hita e Ângela Borborena (Grupo Amizade), comemoraram festivamente com os filhos Cauê e Tainá, amigos e familiares o seu 25º aniversário de casamento (Bodas de Prata), agradecendo a Deus e lembrando o dia em que um sim representou a vida do casal.

Luiz Hita e Ângela Borborema vieram da Bahia, onde os pais de Luiz são membros fundadores do MFC naquele Estado e são atuantes mefecistas do colegiado de Salvador. E como não poderia ser diferente, Luiz e Ângela são mefecistas maravilhosos, daqueles que se pode contar a qualquer hora.

O Amor que sentem um pelo outro, fazem Luiz e Ângela contribuírem para que essa união permaneça por toda a eternidade, eliminando as pedras pelo caminho com amor, humildade, respeito.

O MFC ALAGOAS admira e deseja infinitas benções em suas vidas. Parabéns, que o Senhor possa cobrir o casamento de Luiz e Ângela com o manto sagrado e abençoar toda a trajetória de suas vidas.

RELACIONAMENTO CONJUGAL COM QUALIDADE

Existem alguns fatores que interferem de maneira decisiva na qualidade do relacionamento.

A falta de tempo para o outro, cria um sentimento doloroso de distância e solidão no casamento. A comunicação e a intimidade se deterioram.

Muitos casais cuidam melhor de seus carros, suas casas, suas amizades e até de seus animais de estimação do que do seu casamento.

Periodicamente, ambos, juntos, precisam parar a fim de analisar a saúde do casamento. Isto não é algo que um possa fazer sozinho e apresentar ao outro. É um exercício mútuo, um check-up matrimonial.

A falta de tempo juntos também pode ser uma forma de se evitar o outro. Um ou ambos podem se esquivar de certos assuntos no relacionamento; o resultado claro é que esses assuntos jamais serão resolvidos e o relacionamento começará a perder vida.

A falta de tempo para o outro também tem sua cobrança na intimidade. Não apenas a sexual, a intimidade no sentido mais amplo, de estar perto um do outro, de criar cumplicidade.

As áreas que sugam a disponibilidade de tempo são normalmente: os filhos, o emprego e a carreira profissional, os envolvimentos com a igreja, as atividades comunitárias, o lazer e os esportes, problemas familiares, a busca por conhecimentos, os amigos...

O tempo adequado para e necessário para o casal permite o desenvolvimento e o aprofundamento da intimidade, permitindo que o relacionamento se torne sólido e durável.

Outro fator que interfere na qualidade do relacionamento são os pensamentos perniciosos. São eles: - TUDO ou NADA : radicalidade de opinião, minha verdade tem que ser aceita e vivida pelo cônjuge. Ex.: Conversão;

- LER PENSAMENTO: "Posso lê-lo como um livro", "Se ele(a) me ama, sabe que não gosto disso", "Sei o que ela(e) está pensando, e como sempre está errada(o). A experiência e o tempo fazem com que as pessoas modifiquem preferências, opiniões e até padrões de comportamento. É essencial que os cônjuges amem-se permitindo que tais mudanças se desenvolvam naturalmente. Não se deve construir uma barreira em volta do seu companheiro(a) presumindo que sabe o que está pensando, sentindo, precisando, fazendo;

- ROTULAR: Que poder tem um rótulo! O Deus das Escrituras distingue entre a ação e seu autor. Um pouco de mim não representa todo o meu ser.
Nenhum de nós somos completos. Ex.: decoração de sarcasmo nos casamentos: derrotado, enforcado, laçado.

Em uma das leituras das Escrituras para um casamento, Jesus dá aos seus discípulos dois rótulos: "sal da terra" e "luz do mundo". Mais do que ninguém Ele sabia do poder da palavra para construir.

- MANIA DE AMOR: quanto do amor jurado, persevera quando as rugas aparecem, quando precisa economizar, quando os corpos ficam mais fracos... Quantos casais realmente pensam na realidade futura de dez, trinta, cinqüenta anos? Apesar de proclamada por nossa cultura, a mania do amor é um mito.

Questões
1.Você e seu cônjuge gastam um bom tempo juntos?
2.Existem assuntos que vocês relutam em conversar?
3.Quais são as "coisas" que vocês automaticamente presumem um do outro?
4.Vocês conhecem ou lembram de apelidos ou rótulos que esmagam o espírito?


Texto Bíblico: Carta de São Paulo aos Colossenses - Cap. 3, v. 12 a 21.