sábado, 23 de outubro de 2010

EM QUEM DEVEMOS VOTAR?


Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, O. Carm.
Arcebispo de Maceió

Estamos às vésperas das eleições. Volto a lembrar a importância deste momento para o nosso país, para o nosso povo, principalmente os pobres tão necessitados de políticas públicas que resgatem e promovam a sua dignidade de pessoa humana, de filhos de Deus. Não podemos como cidadãos e mais, como cristãos, ignorar a seriedade desta ocasião. Com o nosso voto temos a oportunidade de ajudar na transformação do nosso Brasil. Um voto errado nessas eleições trará serias consequências para os brasileiros nos próximos anos.

O povo já conseguiu uma vitória histórica com o Projeto Ficha Limpa. Agora é preciso estar atentos e vigilantes para fazer valer essa conquista: não deixar que demagogos e desonestos saiam vitoriosos neste pleito eleitoral. Mas que vençam a ética, a democracia, a liberdade, o direito e a justiça, o compromisso de gerir a coisa pública com responsabilidade tendo em vista o bem comum e não interesses escusos, espoliadores da Nação e do Estado. Chega de corrupção! O tempo requer mudanças de mentalidade e atitudes e nós, com o nosso voto temos a responsabilidade de provocar tais mudanças na pratica política deste país.

Volto a lembrar que a Igreja não apóia nenhum candidato. Se alguém disser que está sendo apoiado ou é representante dos católicos nestas eleições está mentindo. Porém, por dever evangélico, temos critérios como os apontados na Cartilha preparada pela Comissão política da Província Eclesiástica de Maceió que orienta EM QUEM DEVEMOS VOTAR:

            1. A primeira coisa e a mais importante a ser observada é o passado do candidato. De onde ele vem? Já tem algum trabalho realizado? Se ele ocupou outros cargos, honrou os mandatos anteriores? Como se portou? Saiu com fama de honesto ou de corrupto? Cumpriu durante o mandato as promessas feitas durante a campanha?

            2. Outro critério: quem são os componentes do grupo político daquele candidato? Vale o provérbio: “dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és...” Seus companheiros políticos são pessoas honradas? Recordemos que ninguém governa sozinho: meu grupo político fará parte do meu modo de exercer meu mandato!

            3. Mais um critério: o modo que o candidato tem de fazer campanha. Está gastando demais? Está comprando votos, dando dinheiro, prometendo empregos? Usa o nome de Deus ou da igreja? Usa a fé do povo? Anda com a bíblia debaixo do braço? Tudo isso, além de profanar o nome de Deus, de sua igreja e de seus santos, é pura demagogia!

            4. Quando ele promete, explica direitinho de onde vai tirar o dinheiro para cumprir as promessas. Porque se não explica, não vai cumprir nada: está prometendo o que não pode cumprir!

Vote consciente e que Deus nos abençoe a todos!