quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A AMIZADE E O TEMPO - Artigo de James Magalhães de Medeiros

A AMIZADE E O TEMPO

James Magalhães de Medeiros
MFC Maceió

T
em razão o Pe. Fábio de Melo, quando nos orienta a virar a página e colocar um ponto final nas coisas que nos fazem mal, pois a vida é um círculo e não um quadrado. Daí a necessidade de termos pressa para sermos felizes, inclusive porque não sabemos quanto tempo nos resta. E o mais interessante ainda é que temos ciência do início, do começar, mais nada sabemos sobre a caminhada, e muito menos da chegada.

Foi assim que tudo começou, apenas a certeza de que “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. ...”, conforme nos ensina o Eclesiastes, 3.

Foi de um encontro casual, quando muitos tentaram ingressar na Universidade, pelo vestibular, e com a publicação do resultado, que foi definida a turma do curso de Direito, que iniciou o ano letivo de 1969, na Faculdade de Direito, no prédio que atualmente pertence a  Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Alagoas.

Com o tempo os anos foram passando e a convivência pavimentou uma amizade verdadeira e sólida no seio daquela turma, que, mesmo após a solenidade de formatura, os Bacharéis de 1973, turma “José Sílvio Barreto de Macedo”, continuaram se reunindo, duas, três vezes por ano, até que o sentimento da verdadeira amizade tocou mais forte, sendo então batizada de TURMA “AMIGOS PARA SEMPRE”, que perdura até os dias atuais.

Concluído o período do Curso de Direito, cinco anos, tivemos as solenidades de conclusão, que aconteceram nos dias 14 e 15 de dezembro de 1973, quando, já diplomados, partimos para realizar os sonhos da profissão, seguindo cada um a sua aptidão e o seu perfil pessoal.

Mesmo com a dispersão, em decorrência das conquistas alcançadas, o sentimento da amizade continuou a unir o grupo, até o momento presente, quando completamos quarenta anos de formados. A alegria é uma só, no semblante de cada um de nós.

Não vou citar os nomes das pessoas integrantes da turma, primeiro para não cometer injustiças, e segundo, porque são vários e o espaço disponível não comportaria, todavia ressalto que tudo que construímos e vivemos, deve-se a liderança da colega e amiga, Promotora de Justiça, aposentada, Maria Amélia Rebelo Brandão, que, com a sua humildade e o seu carisma liderou a galera, nos mantendo unidos e amigos para sempre.

Motivados pela amizade e pelo exemplo, homenageamos a colega e amiga, Amélia, com uma placa, na qual foi inserida uma sentimental mensagem, da qual destacamos o que segue, como lição de vida: “... Fomos importantes uns para com os outros. Compartilhamos sonhos e projetos. Lágrimas foram derramadas e sorrisos, estampados. Tristezas sentidas e muitas alegrias. Mas os repetidos e amoráveis momentos de união fraternal seriam de certo impossíveis de realização se não tivéssemos a tua liderança. Foste a maestrina que orquestrou e regeu a sinfonia dos nossos corações, plasmando a turma “AMIGOS PARA SEMPRE”... .