terça-feira, 29 de outubro de 2013

8º MUTICOM PROSSEGUE ATÉ SEXTA-FEIRA (1º)

8º MUTICOM acontece em Natal, RN.

T
eve início na noite do último domingo (27), o 8º MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO - MUTICOM, que este ano acontece em Natal – Rio Grande do Norte e tem sua conclusão prevista para sexta-feira, 1º de novembro. O tema central das discussões é “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. A solenidade de abertura aconteceu no Hotel Praiamar, na praia de Ponta Negra.

Os representantes das instituições promotoras do 8º MUTICOM saudaram a todos e desejaram que o evento fosse proveitoso e agregador. Presentes na abertura o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Campo Grande/MS, Dom Dimas Lara Barbosa; o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; a presidente da Signis Brasil, irmã Helena Corazza, fsp; o bispo diocesano de Campina Grande/PB e referencial para a comunicação Regional Nordeste II da CNBB, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Maria Paiva Cruz.

Cerca de 800 pessoas de diversos lugares do Brasil estão participando do evento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde acontecem celebrações, seminários, lançamentos de livros e feira de comunicação.

De Alagoas participam o bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, membros da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Maceió e Penedo e da Assessoria de Comunicação do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO.

O 8º MUTICOM é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Natal, Signis Brasil, além das unidades acadêmicas da UFRN: Departamento de Comunicação (DECOM), Superintendência de Comunicação (Comunica) e Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM).

As conferências terão as assessorias dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), dentre outros.

O MUTICOM é voltado para agentes de comunicação das pastorais e movimentos, blogueiros, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da PASCOM e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja quanto na sociedade. Os Grupos de Trabalho irão possibilitar a apresentação de experiências no campo da comunicação.

O encontro também terá uma programação cultural, com artistas locais, além da participação da cantora Elba Ramalho, no dia 31 de outubro. A apresentação de Elba Ramalho será aberta somente aos participantes inscritos no 8º MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO.

A notícia triste do 8º MUTICOM foi o falecimento do padre Eduardo Tadeu Lopes da Silva, coordenador da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Arquidiocese de Maceió e diretor do jornal O Semeador, além de administrador paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Santos Dumont, em Maceió.

Padre Eduardo Tadeu travava batalha contra uma diverticulite, vindo a óbito nas primeiras horas da segunda (28), no Hospital da Unimed devido à infecção generalizada.