segunda-feira, 2 de abril de 2012

COORDENADORES DA 29ª NUCLEAÇÃO SE REÚNEM NESTA TERÇA-FEIRA (03)


O
s mefecistas Miltinho e Val, casal coordenador-geral da 29ª NUCLEAÇÃO do Movimento Familiar Cristão de Maceió estarão reunidos nesta terça-feira (03) com as assessorias especiais e os coordenadores de Equipes de Serviço que funcionarão durante a Nucleação que acontece no período de 4 a 6 de maio. A reunião acontecerá no auditório da ANOREG, a partir das 20 horas.

Participam da reunião os casais Julio e Sonia; Rivoldo e Luciana; Vamberto e Marly; Valverde e Rosa; Lucio e Núbia; Fernando e Luciana Fon; Toinho e Neném; Ronaldo e Kelly; Gilson e Nana; Cláudio e Beth; Betuca e Tânia; Geraldo e Nazaré; Porfírio e Gal; Miltinho e Val; Cassella e Patrícia; Charley e Dani; Paulo e Teresa. A coordenação-geral informa que a reunião será aberta a qualquer membro do MFC MACEIÓ.

A coordenação-geral informou ainda que já estão definidos os palestrantes da 29ª NUCLEAÇÃO, são eles: Irmã Sandra, Cônego João Neto, Padre Manoel Henrique e Frei Eudes.

A coordenação-geral, assessores e coordenadores de Equipes de Serviço estiveram reunidos na última semana na residência de Miltinho e Val e graças a Deus os trabalhos estão se encaminhando muito bem, dentro de um clima de muito otimismo e com a plenitude e a esperança de que ao final o sucesso será alcançado.

Todos os coordenadores acenaram com muito positivismo restando poucos detalhes para que a 29ª NUCLEAÇÃO seja uma das melhores já realizada. “Era visível o entusiasmos de todos os coordenadores, cada vez mais, temos a certeza de que vamos ter um grande momento de evangelização e fortalecimento da família mefecista e mudança de rumo de novas famílias.” Afirmou o vice-coordenador, Gilson Romeiro.

EQUIPE PAULO APOSTOLO

U
ma importante Equipe de Serviço que funcionará dentro da 29ª NUCLEAÇÃO é a EQUIPE DE PAULO APOSTOLO, responsável pelo APOIO aos nucleandos, terá a coordenação do casal Bruno e Manoela e na vice-coordenação o casal Mauricio e Karynna.

A coordenação da Equipe de Paulo Apostolo já trabalha para formar a Equipe e vem se reunindo às terças-feiras, sempre a partir das 19h30min, na Sede do MFC na Rua Araujo Bivar, 580, Pajuçara.

A Equipe está aberta a todos os mefecistas que desejarem trabalhar neste importante serviço de evangelização. Os interessados devem entrar em contato com Bruno – Tel. 8878-5577 e 9999-0435; Manoela – Tel. 8822-5544; Mauricio – Tel. 8878-7606; Karynna – Tel. 9642-6062.

MACEIÓ, LIMOEIRO DE ANADIA E MATRIZ DE CAMARAGIBE REALIZAM A VIA SACRA


R
evivendo uma tradição milenar da Igreja Católica, o MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO das Cidades de Maceió, Limoeiro de Anadia e Matriz de Camaragibe, com o apoio da Equipe Estadual Alagoas, realizaram a VIA SACRA em preparação à Semana Santa.

A devoção da VIA SACRA consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.

Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em Alagoas, o Movimento Familiar Cristão vêm incentivando a família mefecista e a toda comunidade cristã a compartilhar esta devoção à Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

MACEIÓ

O
 Movimento Familiar Cristão de Maceió realizou no sábado, dia 31 de março, no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro, a Encenação da VIA SACRA com o momento do Lava Pés; Visita às Estações com Encenação Teatral; Santa Missa e Jantar Medieval.

As luzes do Rancho foram apagadas para a encenação da VIA SACRA, traduzindo a caminhada de Cristo até ao Calvário. O evento teve inicio com o momento do Lava Pés, com o casal coordenador municipal, Neto e Rita, lavando, enxugando e beijando os pés de doze mefecistas, representados por doze mefecistas de diversos Grupos de Base do MFC Maceió, relembrando o ato de Jesus com os Apóstolos. Após o ato do Lava Pés, foram distribuídas tochas e mantos para iniciar a apresentação teatral e a VIA SACRA.

Em procissão, os participantes, com tochas acessas e cantando musicas religiosas, seguiram para o local onde aconteceu a primeira encenação teatral, o Monte das Oliveiras. Na sequencia a cena da Santa Ceia e a condenação de Jesus no Palácio de Pôncio Pilatos. 

Perseguindo o evento, os mefecistas percorreram com muita fé, devoção e emoção as estações, relembrando a caminhada de Jesus, carregando a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.

Durante a VIA SACRA, o Grupo de Teatro do Projovem de Limoeiro de Anadia, dirigidos pelo Professor Everaldo, caracterizados com vestes da época de Jesus Cristo, abrilhantaram o evento, participando de todos os atos e finalizando com a encenação da ressurreição de Jesus Cristo.

Após a VIA SACRA houve a benção eucarística e foi servido aos presentes um JANTAR MEDIEVAL, em mesas rústicas (sopa nas cumbucas de barro, pão caseiro, coxa de galinha e vinho).

Participaram da VIA SACRA do MFC MACEIÓ, mefecistas dos diversos Grupos de Base do MFC MACEIÓ e mefecistas do MFC MURICI, que prestigiaram o evento com suas presenças.

LIMOEIRO DE ANADIA

A
 Comunidade católica de Limoeiro de Anadia - Alagoas presenciou na noite da quarta-feira (28), um grande espetáculo de fé que emocionou a todos que participaram da 2ª VIA SACRA PENITENCIAL promovida pelo Movimento Familiar Cristão em parceria com a Igreja Católica e com o apoio da Prefeitura Municipal.

O evento bastante aguardado pela comunidade cristã do município e região teve inicio às 19h30min com a encenação teatral baseada na Paixão de Cristo, com alunos do Projovem Adolescentes, pertencentes à rede municipal de ensino e orientados pelo Professor Everaldo.

A apresentação teatral iniciou-se com a cena do Monte das Oliveiras, onde Jesus orou e foi tentado por Satanás. A apresentação prosseguiu com a cena da Santa Ceia e com a condenação de Jesus no Palácio de Pôncio Pilatos. 

Após a belíssima apresentação teatral, iniciou-se a VIA SACRA PENITENCIAL com a participação dos jovens do teatro e da comunidade cristã. A cada Estação, meditações e reflexões com o Padre Marlúcio, Pároco de Limoeiro de Anadia e a apresentação do Grupo de Teatro Projovem de Limoeiro de Anadia, vestidos com vestes da época de Jesus Cristo. Cânticos religiosos foram entoados pelas centenas de fieis que acompanhavam a VIA SACRA.

A Campanha da Fraternidade desse ano, "Fraternidade e Saúde Publica" foi lembrada durante a VIA SACRA de Limoeiro de Anadia.

MATRIZ DE CAMARAGIBE

N
a sexta-feira (30), em Matriz de Camaragibe, aconteceu a VIA SACRA organizada pelo MFC MATRIZ DE CAMARAGIBE em parceria com a Pastoral da Liturgia, Comunidade Pastoral e AJS.

O evento saiu defronte do NURE – Núcleo Rural de Educação e percorreu a Avenida Antonio Manoel dos Santos e as ruas São Francisco, Pedro Mata, Santa Rita, Aroldo Loureiro, Doutor Mendonça Braga, Praça Bom Jesus, Tabelião Domingos de Souza, travessa Doutor Osman Mascarenhas, encerrando na Igreja do Senhor Bom Jesus, no Centro da Cidade, com a participação da comunidade católica.

Durante as estações, o Padre Marcos Antônio Silva de Souza fez meditações e o Grupo de Teatro da Equipe de Jovens participou da VIA SACRA, encenando a cada estação com os fieis cantando musicas religiosas próprias para a ocasião.

No final, o Padre Marcos agradeceu a presença de todos e deu a benção final, conclamando a comunidade católica a vivenciarem como cristãos a Semana Santa.

VEJA FOTOS DO MFC MACEIÓ
NO RANCHO PÉ DE PINHÃO

                       

VEJA FOTOS DO MFC
EM LIMOEIRO DE ANADIA



 

VEJA FOTOS DO MFC
EM MATRIZ DE CAMARAGIBE



FEDERAL OU ESTADUAL? EIS A QUESTÃO...


FEDERAL OU ESTADUAL?
EIS A QUESTÃO...
C
omo Químico Industrial, passei 35 anos trabalhando na iniciativa privada, mais especificamente na indústria química nos estados da Bahia e Alagoas, e parte desse tempo, concomitantemente, durante 5 anos, como professor universitário no antigo CENTEC-Bahia.

Nessa minha caminhada tive que tomar uma serie de decisões, escolhendo entre opções que me deixavam sem dormir e sempre vendo e avaliando o que seria melhor para minha vida profissional e para a minha família, com o pé no presente e a cabeça no futuro, pensando na realização profissional, na qualidade de vida, na minha família e em um futuro mais promissor, interessante e desafiador em todos os aspectos.

Graças ao meu bom Deus, todas as decisões que tomei foram bastante positivas, apesar de que uma ou outra deixou a desejar, principalmente pela falta de uma analise mais planejada e mais detalhada. Para decidir, conjecturava muito, planejava muito e avaliava centena de possibilidades, Plano A, Plano B, Plano N´s, consultava família e amigos. Entretanto, quando todas essas analises e consultas não demonstravam a decisão clara e definitiva, apelava sempre para a decisão final que era a resposta a seguinte pergunta: como estaremos, eu e minha família, lá ou cá daqui a 10 anos? E, após a resposta, agia com os músculos, cérebro e coração para concretizar a minha decisão.

Foi assim que decidi abandonar o Cargo de professor adjunto no CENTEC-BA e de Coordenador de laboratório na empresa que trabalhava no Polo Petroquímico de Camaçari e aportar em Maceió no dia 7 fevereiro de 1987 com toda a minha família para trabalhar no Polo Cloro Químico de Marechal Deodoro. Hoje, aposentado e consultor, considero que a decisão foi acertada e estou muito feliz, pois essa terra além de me receber de braços aberto, me deu a oportunidade de me realizar em vários aspectos. Aqui também encontrei muitos Amigos, com “A” maiúsculo, que não substituíram os meus queridos amigos baianos, mas preencheu tranquilamente a falta que os amigos antigos me faziam.

E o que tudo isso tem há ver com a pergunta acima? Essa é a pergunta que precisa ser respondida pelo meu filho nessa etapa da sua vida. Decidir ser um Engenheiro na atual empresa que trabalha (estadual) ou ir para um novo desafio em outra empresa (federal). Para tomar essa decisão ele, da mesma forma que eu, tem analisado todos os prós e contra a nível financeiro, familiar, qualidade de vida, etc., além da sonhada realização profissional. Apesar de saber que essa é uma decisão eminentemente pessoal, tenho tentado passar um pouco da minha experiência nesse tipo de decisão. Certamente não serei o fiel da balança para a decisão.

É Estadual ou Federal...? Pela minha experiência, considero muito importante a análise detalhada do lado financeiro, familiar, profissional e qualidade de vida e ele, como um bom engenheiro, pragmático e racional, tem feito essa analise muito bem. Acho importante também utilizar o bom senso e a percepção, mais acima de tudo é superimportante, responder a pergunta: como estaremos daqui a 10 anos com a decisão que tomar? Sei que não é fácil responder essa pergunta. Entretanto, quando a resposta sair, juntar todas as forças e seguir em frente com foco na resposta encontrada e trabalhar com confiança, dedicação e perseverança para daqui a 10 anos estar feliz e dando risada com as duvidas que viveu na época que teve de tomar a decisão.

O melhor de tudo é ter confiança e saber que Deus estará sempre do nosso lado e que a decisão que tomarmos deve ser entregue humildemente a Ele, pois Ele sabe o que é melhor para nós.

É assim que sempre fiz, continuo fazendo e recomendo a todos aqueles que amo e sempre quero o melhor, inclusive ao meu querido filho.

ERMI FERRARI - Pós-graduado em Química Analítico–UFBa; MBA em Marketing - FGV; Lead Assessor "Registered Assessor Training Course" - P-E Batalas-UK e BVQI; Consultor com ampla experiência nas normas ISO-9001 - 2008 e ISO-14.001, OHSAS 18.001, SASSMAQ; Instrutor de cursos de formação de Auditores Internos da Qualidade e Ambienta e SSMA. Membro do MFC Maceió (AL).