terça-feira, 28 de setembro de 2010

MISSA DA PAZ!

CONVITE
Convidamos a todos para participarem na quinta-feira, 30/09/2010, às 18 horas, na Catedral Metropolitana de Maceió, da MISSA DA PAZ, celebrada por Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió.

A organização desta Missa será do Setor Juventude da Arquidiocese, e na ocasião acontecerá o lançamento da Campanha "Contra o Extermínio da Juventude".

Os Organismos, Movimentos e Pastorais devem usar suas camisas de identificação.

COMPAREÇA E DIVULGUE!
Em 3 de outubro elegeremos o Presidente da República, os governadores, senadores, deputados federais e estaduais, compromisso da cidadania com repercussões sérias na vida de  todos nós.

EDUCAÇÃO E POLÍTICA

Jorge La Rosa
Professor Universitário
MFC Porto Alegre, RS.

ALIENAÇÃO POLÍTICA
Um dos depoimentos mais tristes que se pode ouvir é alguém dizer que não se interessa pela política, não perde tempo com o assunto. É verdade que alguns homens públicos deixam em nós sensação de desânimo, profunda frustração, não só porque não trabalham pelo bem da comunidade, mas, aproveitando-se do cargo e do poder de que são investidos, fazem falcatruas, desviam dinheiro do povo, favorecem parentes, e enriquecem de maneira rápida e duvidosa. Esta seria, contudo, razão a mais para participarmos do processo político, inserirmo-nos nos partidos e engajarmo-nos na militância. O afastamento das pessoas das decisões que concernem ao bem do país e do Estado só pode fortalecer e aumentar as chances daqueles que vêem na atividade política oportunidade para realizar seus projetos interesseiros e pessoais. Erramos não só quando praticamos o mal, mas quando deixamos de fazer o bem.

OS PARTIDOS POLÍTICOS
Os partidos políticos certamente são necessários para representar os interesses dos diversos grupos dentro da sociedade. É possível que nem todas as pessoas tenham vocação para a militância partidária, mas todos somos chamados ao engajamento político enquanto bandeira de luta por uma sociedade mais justa e igualitária. E se não abraçarmos a causa, estaremos sendo omissos como cidadãos, o que significa ser omissos como cristãos. Ninguém pode pensar em ser cristão, se negar os compromissos da cidadania. Os partidos políticos têm suas doutrinas, seus objetivos e projetos de sociedade. Seria bom e necessário que os divulgassem para, entre as diversas opções partidárias, escolhermos aquele que está mais de acordo com nossos valores e projeto de sociedade. Não se pode atingir o limiar da alfabetização política sem ter preferência partidária, que reflita nossas convicções. Não se vota apenas em pessoa; ela representa um partido, uma ideologia, uma concepção de sociedade.

A POLÍTICA E O CRISTÃO
É impressionante observar que cerca de 90% da população brasileira se diga cristã e, ao mesmo tempo, tenhamos 18 milhões de analfabetos, milhares de agricultores sem terra em país de dimensão continental, com reforma agrária que se arrasta, mas não se efetiva, e alguns milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza. Qual o tipo de cristianismo dos homens públicos? Qual o tipo de cristianismo dos brasileiros que elegem representantes que perpetuam o status quo, que mantêm o Brasil no grupo de países com uma das piores distribuições de renda do mundo?  
     
O Brasil é nominalmente cristão; a sociedade construída ao longo dos séculos é, em aspectos cruciais, profundamente anticristã; ela foi alicerçada na escravidão, nas capitanias hereditárias, na dominação e exploração dos mais fracos e indefesos. São João, na primeira carta, diz que é impossível amar a Deus a quem não vemos, se não amamos o próximo a quem vemos. Acrescenta: “Aquele que diz que ama a Deus que não vê, e não ama o próximo a quem vê, é mentiroso” (1 Jo 4,19-20).

Não podemos justificar-nos dizendo que pessoas analfabetas, crianças subnutridas, doentes sem hospital, salários minguados, enriquecimento maior dos ricos e empobrecimento dos pobres, não tem nada a ver com Evangelho. Ele disse: “Tudo o que fizeste a um dos meus irmãos, o mais pequenino, a mim o fizeste” (Mt 25, 40), e “Tudo o que deixaste de fazer aos meus irmãos, a mim não o fizeste” (Mt 25, 45). Há interdependência entre amor a Deus e amor ao próximo, impossível amar um sem o outro. O amor ao próximo é o teste de nosso amor a Deus.

E, depois da encarnação do Filho de Deus no seio de Maria, não há mais lugar para a alienação das coisas da terra, nem justificativa para omissões na construção da cidade dos homens, porque o reino de Deus começa aqui e agora.-

SUCOS MEDICINAIS...
-
SUCO DE CENOURA
É uma fonte riquíssima de vitamina A. Estimula o apetite e ajuda a digestão. É eficaz no combate à fadiga e à anemia, e à colite. Tomando-se 1 copo diariamente, embeleza e rejuvenesce, dando à pele um rosado natural. Pode ser tomado sempre e à vontade.
-
SUCO DE SALSÃO
É um tônico para os nervos.
-
SUCO DE ESPINAFRE
É purificador, regenerador e reconstrutor dos intestinos. Tomado diariamente cura a constipação. Também é eficiente no combate à piorréia.
-
NOTA: As pessoas que sofrem de cálculos renais não devem tomá-lo. Nunca tome puro e sim em combinação com outros sucos, exemplo, maçã, etc.
-
SUCO DE REPOLHO OU DE COUVE
Só ou junto com suco de salsão, combate úlceras.
-
SUCO DE PEPINO
É o mais eficiente diurético natural. Contra a excessiva acidez no organismo, resultante do abuso de amidos e carnes
-
SUCO DE TOMATE
É ótimo. Não deve, no entanto, ser tomado na refeição onde amidos e açúcares são servidos, pois anulariam sua ação alcalinizante.
-
SUCO DE CEBOLA
É excelente contra nervosismo, insônia e reumatismo. Combate as bactérias do nariz e garganta.
-
ALHO
É excelente purificador do sangue, absorvendo o ácido úrico e combatendo a pressão alta. É benéfico nas doenças dos pulmões e brônquios.
-
SUCO DE SALSÃO E LIMÃO
Neutralizam os gases digestivos, se tomados antes da refeição.
-
SUCO DE MAÇÃ
É um purificador do organismo. É ótimo para os rins e combate a anemia.
 -
SUCO DE UVA
É ideal para o coração.
-
SUCO DE ABACAXI
Auxilia a digestão das proteínas. Bom para dor de garganta.
-
SUCO DE LARANJA
É um purificador do organismo e tem uma ação alcalina rápida. Rico em vitaminas A, B e C.
-
O SUCO DE MAMÃO E LIMÃO
São auxiliadores da digestão, especialmente indicado aos estômagos sensíveis.
-
SUCO DE MORANGO E COCO
Ameniza as dores de garganta e combate úlceras estomacais e gastrites.
-
SUCOS DE CENOURA, ALFACE, PEPINO E ESPINAFRE
Combinados, fortalecerão os nervos e raízes dos cabelos.
-
SUCOS DE CENOURA, MAÇÃ E BETERRABA
São ricas fontes de ferro, combatem a anemia, a constipação e a pouca resistência física.
-
FAÇA VOCÊ MESMO
A melhor maneira de usufruir das propriedades das frutas ou hortaliças das quais vai se retirar o suco é extraí-lo utilizando uma centrífuga. Essa preferência dá-se em razão da centrífuga não necessitar da adição de água.
COQUETEL ANTI-VIRUS
Corte duas maçãs em gomos finos. Descasque a laranja, deixando o máximo possível de casca branca (rica em pectina). Corte-a em pedaços ou separe em gomos. Coloque na centrífuga e bata. Esse suco é ideal para combater o vírus da gripe!