quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ALEA JACTA EST - Artigo de James Magalhães de Medeiros



ALEA JACTA EST

D
e dois em dois anos exercitamos os nossos direitos políticos, através do exercício do voto. O ato de votar significa o cidadão renovando a representação do seu país, do seu estado e do seu município, no afã de ver as coisas melhorarem e que o bem comum, seja realmente comum para todos. Na verdade somos um país novo em democracia, em vivência democrática, possuímos apenas quarenta e seis anos de democracia dos quinhentos anos de existência. Assim sendo, precisamos fortalecer a nossa democracia, votando a cada eleição e renovando a qualidade de nossos partidos políticos e de nossos candidatos, além de manter cada vez mais forte e transparente o nosso Estado Democrático de Direito.

É grande a nossa responsabilidade com a democracia que vivemos e que temos o dever de manter. Somente com a democracia é que podemos exercer a plenitude da cidadania, do ser cidadão, e nos garante o direito de escolher os nossos representantes e governantes.

Conceituar cidadania significa dizer, que é um conjunto de direitos conferidos ao cidadão em relação ao estado e à sociedade. Precisamos, pois, manter a democracia como única forma de participação do povo na escolha de seus representantes e na garantia de seus direitos civis, políticos e sociais. Portanto, repito, é grande a responsabilidades de cada um de nós no processo democrático.

Não podemos negar que muita coisa precisa ser feita, para solidificar as bases da democracia brasileira, ainda muito jovem, diante de tantas outras existentes no globo terrestre, com muito mais tempo de vida e de história. O grande Abraham Lincoln já disse, com muita inteligência: “A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.”- justamente porque o povo, qualificado como eleitor, no dia da eleição, é quem faz a escolha de seus governantes e de seus representantes, sempre orientado em um plano de governo e este focado na necessidade de todos.

Concluída a votação e conhecidos os vencedores, só nos resta dizer como Júlio César, ao tomar a decisão de cruzar o rio Rubicão, com suas legiões, que delimitava a divisa entre a Gália Cisalpina e o território da Itália: ALEA JACTA EST (A SORTE ESTÁ LANÇADA).

Assim, findo, conclamando a todos, que mantenham a esperança e que os eleitos ajam com ética, competência e sensibilidade social, principalmente diante de fatos significativos e históricos acontecidos neste ano eleitoral: aplicação da Lei da Ficha Limpa e o julgamento do mensalão pelo STF.