segunda-feira, 8 de março de 2010

PARABÉNS MULHER... HOJE E SEMPRE!

O Dia Internacional da Mulher, que celebramos neste 8 de março, teve origem nas manifestações femininas por melhorias em suas vidas, mormente no que diz respeito aos direitos essenciais como condições mais favoráveis de trabalho, salários justos e o direito ao voto. Esta data foi oficialmente reconhecida e adotada pelas Nações Unidas em 1975, Ano Internacional da Mulher, para lembrar os sofrimentos, as discriminações e as violências sofridas pela mulher, bem como as melhorias sociais, políticas e econômicas conquistadas.

Entre todas as datas comemorativas esta deveria ser a mais festejada, comemorada, pois referente à mulher: amiga, esposa, filha e, a mais sublime de todas: mãe. A mulher traduz em sua leveza de anjo protetor toda a felicidade de que o bicho homem precisa. Ela empresta ao mundo o componente de harmonia e de amor que edifica e transforma.

A beleza sempre teve na mulher sua substância e expressão mais forte. Assim foi na Mitologia Grega que divinizou Afrodite e, nas épicas histórias: Helena, Cleópatra e Dalila. A imagem bela da mulher marca a poesia, a música, a pintura e a escultura; perpassa o sublime e o trágico. Porém, se esse sentimento é permanente, mudam os comportamentos, as formas de tratar a mulher: ora é pedestalizada e submissa, ora é demonizada e oprimida. A cultura de cada época tece a dialética da história feminina.

N
ão faz muito tempo, existiam funções e comportamentos privativos do homem ou da mulher, campos demarcados e até mesmo opostos. A mulher ficava em casa cozinhando, lavando, criando filhos e costurando as roupas do seu amo e senhor - o despótico, incontestado, másculo e valente marido, trabalhava duro ou vadiava, fazia a guerra ou assaltava - mas só ele era o chefe da família, só ele ditava leis e costumes, só ele governava nações.

Hoje a coisa está diferente. A mulher fica em casa tão pouco quanto o homem. Freqüenta universidades, dirige empresas, maneja metralhadoras, tripula astronaves, elege-se chefe de Estado e fala de igual para igual com o marido.

Assim, confiante e feliz, é que neste dia dedicado internacionalmente as mulheres, o MFC – Movimento Familiar Cristão de Maceió saúda com muito carinho e confiança a todas as mulheres mefecistas.

PARABÉNS MULHERES,
QUAL SEJA A HOMENAGEM,
É AINDA MUITO POUCO
POR TUDO QUE VOCÊS MERECEM!