domingo, 5 de julho de 2009

MFC TEIXEIRA DE FREITAS/BA COMEMORA 30 ANOS

O Movimento Familiar Cristão de Teixeira de Freitas, Bahia, comemora no próximo dia 8 de julho, 30 anos de existência, e para comemorar, celebra na Igreja de São Francisco, às 19h30min, uma Missa de Ação de Graças.

O MFC de Teixeira de Freitas é considerado um dos mais atuantes do País, desenvolvendo um trabalho mefecista digno de elogios do CONDIN (Conselho Diretor Nacional) e reconhecido pelo CONDIR/NE (Conselho Diretor Regional Nordeste) e todas as coordenações estaduais.

O MFC MACEIÓ parabeniza a todos os mefecistas de Teixeira de Freitas pela passagem do seu 30º aniversário.

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM


A REJEIÇÃO
Pe. José Bortolini, ssp

Entre a primeira vez que Jesus vai à sinagoga (em Cafarnaum, Mc 1,21-28) e o episódio de hoje (em Nazaré, sua terra, 6,1-6), há a calúnia venenosa dos doutores (mestres, escribas) da Lei, que controlavam as sinagogas e “faziam a cabeça” do povo (1,22). A calúnia arrasadora soa assim: “É por Belzebu, príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios” (3,22). Jesus chama essa atitude de “blasfêmia contra o Espírito Santo” (3,19), pois nega radicalmente aquilo que foi dito em 1,9-12: o Espírito Santo é quem move Jesus à ação, expulsando demônios e curando doentes – em outras palavras, destruindo a exclusão.

Essa hipótese muda completamente a perspectiva. Os comentários na sinagoga de Nazaré estão contaminados de ideologia semeada pelos mestres da Lei e soam como deboche grosseiro contra o conterrâneo Jesus. Não são palavras carinhosas de admiração, mas de rejeição, pois ele não estudou na escola dos mestres da Lei em Jerusalém (Jo 7,15; Mc 3,22). É, na perspectiva dessa gente, um desqualificado, e sua ação de expulsar demônios só pode ser entendida à luz de evidente parceria com o chefe dos demônios. Mais grave ainda: é o carpinteiro – termo que caracteriza o artesão que lida com madeira, ferro e pedras –, “o filho de Maria”. Essa expressão também é carregada de deboche cruel, pois naquela cultura se costumava identificar as pessoas citando o pai, não a mãe.


É preciso estarmos alerta contra as ideologias que se chocam com a nossa fé em Jesus e com o Espírito Santo que nele age. E são muitas. Às vezes se afirma que “Deus é brasileiro”. Ora, se esta é também sua pátria, por que continua sendo rejeitado, até por nossos preconceitos? O que teríamos dito se estivéssemos naquela sinagoga de Nazaré?

EVANGELHO Marcos 6,1-6
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. – Palavra da salvação.