domingo, 6 de junho de 2010


PARTILHAR É MULTIPLICAR
Pe. Paulo Bazaglia, ssp


Apenas cinco pães e dois peixes para cinco mil homens. Podemos imaginar como soaram as palavras do mestre aos discípulos que queriam ficar livres da multidão: “Vocês é que devem dar-lhes de comer”.

É cômodo a nós, cristãos, despedir os famintos e ignorar suas necessidades. É cômodo falar de Deus e de religião e, diante de necessidades básicas como o alimento, dizer às pessoas que se virem. É cômodo jogar para Deus responsabilidades que são nossas. É cômodo rezar para que Deus resolva a fome no mundo, fugindo à responsabilidade de ajudar o irmão faminto que bate à porta.

Quando falamos que Jesus “multiplicou” os pães, corremos o risco de continuar esperando dele o milagre mágico. E de não dar atenção suficiente às suas palavras, que pedem compromisso concreto. As palavras de Jesus são palavras divinas e, quando postas em prática, necessariamente se realizam.

Jesus chama os discípulos à responsabilidade. Nossa missão no mundo é enfrentar as necessidades e misérias humanas. Jesus pede que os discípulos organizem a multidão em grupos e distribuam o alimento por ele abençoado e partido. Assim, partilhando o que Deus abençoa, a comida se multiplica e ainda sobra.

Mais que partir pães e peixes, Jesus, com o ensinamento e a vida, doa-se a si mesmo à humanidade. Celebrar o Corpo e o Sangue de Cristo, portanto, é participar deste mistério de salvação, de um Deus que mata a fome da alma e conta conosco para acabar com a fome física que assola o mundo.

O mestre nos ensina a ir contra a lógica do acúmulo, dos que pensam ser preciso primeiro juntar as riquezas para depois dividi-las. Jesus propõe uma economia solidária de partilha. E isso começa dentro de nós, em nossa consciência, nas pequenas comunidades, nas associações de bairro... Nós mesmos temos algo a fazer, para que Jesus continue sendo pão para este mundo faminto. Fome de pão material e fome de Deus só se saciam com a partilha da vida e dos bens. Aí está o grande milagre de Deus, que multiplica o que partilhamos.

HOJE, 39ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN