quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MACEIÓ VOS VENERA, MARIA

Luiz Antônio de Araújo Guimarães
Seminarista da Arquidiocese de Maceió


Eis o que milhares de fiéis católicos estão entoando nestes dias de louvor em honra a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Cidade e da Arquidiocese de Maceió.

Maceió é conhecida principalmente por suas belezas naturais, por isso a denominação Paraíso das Águas! Mas não pára por aí. Um dos marcos do povo maceioense constitui-se a fé e devoção à Virgem Maria. Muitas das paróquias da capital a têm como sua padroeira. Não obstante, a Igreja Catedral a venera com o título de Senhora dos Prazeres. Diz-se Nossa Senhora dos Prazeres ou Nossa Senhora das Sete Alegrias fazendo menção às sete grandes alegrias vivenciadas pela Mãe de Jesus. São elas: a anunciação do anjo Gabriel; a saudação de Santa Isabel; o nascimento de seu filho Jesus Cristo; a visita dos Reis Magos; o encontro de Jesus no templo; a primeira aparição de Jesus Cristo após a ressurreição e, por fim, a sua coroação como rainha do céu e da terra.

A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres é percebível em algumas cidades brasileiras, a saber: na catedral e diocese de Lages (SC), onde ela é a padroeira; em Vila Velha (ES) no Santuário de Nossa Senhora da Penha; em Diamantina e Lavras Novas (MG); em Piracicaba (SP) e num santuário dos Montes Guararapes em Recife (PE), do qual se acredita tenha originado essa devoção, quando a então Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió, pertencia a Diocese de Olinda. Data-se que a imponente escultura da Padroeira de Maceió, imagem que perdura até hoje no altar-mor da Catedral, foi ofertada pelo Barão de Atalaia em 31 de dezembro de 1859, contando com a presença ilustre de D. Pedro II, quando da bênção do majestoso templo que, em dezembro do ano passado completou 150 anos.

De seu altar a Virgem Senhora dos Prazeres viu a capital das Alagoas crescer, bem como, o desenrolar dos primeiros passos da ação evangelizadora em nossas terras. Como padroeira, isto é, como defensora, protetora, nossos antepassados lhe confiaram o comando espiritual de nossa cidade. Essa mesma devoção ainda hoje se faz notar quando o povo canta com o coração e a alma: “Sem vós, nossa luta é renhida. Somos pobres e humílimos seres. Defendei-nos, ó Virgem querida. Sustentai-nos, ó Mãe dos Prazeres”. Daí a magnitude espiritual do feriado de 27 de agosto.

Para melhor celebrar a devoção a Nossa Senhora dos Prazeres, o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, optou por um novenário – em anos passados celebrava-se um setenário -, hoje, nove dias de oração e louvor a padroeira, movimentando ainda mais a Catedral Metropolitana no decurso da festa, com missas e orações durante o dia e a noite, contando sempre com a participação maciça dos movimentos, pastorais e setores de nossa Arquidiocese. O povo está correspondendo e a festa está alcançando seu brilhantismo próprio.

Quiçá os católicos maceioenses nunca se esqueçam de que estamos sob os auspícios da Mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres, para que assim como os fiéis de outrora, bem como os de hoje e os das gerações vindouras, proclamem sempre “Maceió vos venera, Maria, tomai conta de nossa cidade. É um povo que em vós se confia, defendei-nos de toda maldade”.

COMUNICADO DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento na noite de ontem (quarta-feira, 25) de MARCONI LUCENA MARINHO, irmão da mefecista Rita de Neto, coordenadora do MFC MACEIÓ.

Confiantes no amor de Deus e na certeza de que agora ele está na graça do Pai, elevemos os nossos pensamentos, em comunhão com a família, orando pela sua alma, unidos no sentimento e na prece.

O sepultamento acontecerá às 16 horas desta quinta-feira, dia 26, no Cemitério de Caruaru (PE).

A Equipe Estadual do Movimento Familiar Cristão em Alagoas expressa seus sentimentos a família enlutada nesse momento de dor e sofrimento, com a certeza que Deus o acolherá em sua maravilhosa graça.

BUSCANDO SIMPLESMENTE – UMA SIMPLES, SIMPLICIDADE
-
Qual foi a última vez que acordamos preguiçosamente, lentamente e agradecemos pelo dia que estava por vir? Quando foi que sentados a beira da cama recebemos o sorriso de nossos filhos adentrando no quarto pela manhã? Batendo a porta para nos abraçar e desejar um bom dia. Sorriso se sente. Quem quiser que diga que não!
-
Um pequeno sorriso, lá no canto da face, ruborizado ou não. Às vezes largo e intenso; alto e engraçado; baixo e contido, todos eles produzem verdadeiras maravilhas na alma de quem os escuta. Mas, até nesse momento, há que se ter simplicidade. O sorriso tem que ser puro e verdadeiro. Exatamente como o sorriso de nossos filhos.
-
Precisamos detectar a simplicidade do sorriso, ao passo que necessitamos buscar a serenidade da fé. Ela que move montanhas e diariamente tem que ser alimentada pela oração. Quando rezamos nos afastamos das coisas terrenas e nos entregamos nos braços de Deus. Mas até nesse momento, é preciso simplicidade. Decoramos um sem número de frases repetidas, deslocadas, às vezes sem significância para quem as recita mecanicamente, quando Deus só espera de nós um: - Oi, como vai?
-
Uma vez observando minha mãe no jardim, enquanto ela cuidava de suas plantas queridas, percebi que ela conversava com Deus. Discutia o cotidiano como se ao seu lado ele estivesse. Foi à forma mais pura que até hoje idealizei de sua manifestação e presença. Pois ele estava lá, com ela. Foi um momento mágico.
-
Fitamos o futuro sempre “pregados na pedra do porto” olhando para o mar da vida, esperando que dias melhores venham ao nosso encontro.
-
Esquecemos em nosso pânico do dia-a-dia de nos atermos aos pequenos detalhes.
-
Desapercebemos que a busca para uma vida melhor, digna e amorosa esta na simplicidade, na oração, no carinho e na família. Beijem seus filhos, amem seus pais, respeitem seus irmãos e entreguem-se a Deus de olhos bem fechados sentindo o perfume de sua presença. Para mim, após lembrar-me de minha mãe no jardim, Deus tem fragrância de rosa.
-
Busque sua presença docemente, suavemente. Afinal de contas com a nossa fé, ele sempre será o caminho mais simples.
-
“Não se turbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim" . João 14.1