quinta-feira, 15 de abril de 2010

(Clique na imagem para melhor visualização)


DISCURSO DO CASAL COORDENADOR REGIONAL NA ABERTURA DA 6ª REUNIÃO DO CONDIR NORDESTE EM ALAGOAS

Parece que foi ontem, mas já se passaram 3 anos que assumimos a coordenação do CONDIR/NE. Esta é a 6ª e ultima reunião da gestão 2007/2010.

Neste tempo nos apropriamos de um tesouro imensurável!

As amizades que fizemos o conviver que partilhamos a “fraternura” que experimentamos, os conhecimentos que adquirimos, são algumas preciosidades que enriqueceram nossas vidas e permanecerão para sempre.

A abertura da casa e do coração de cada um para receber a equipe coordenadora do CONDIR/NE foi outro feito admirável, fazendo daqueles hóspedes mais um membro participante da família hospedeira, onde os momentos alegres e difíceis eram plenamente vividos por todos. Este carisma do MFC- a Hospitalidade é um ponto de muito crescimento para cada membro que vive esta experiência!

Além disso, aprendemos a importância de observar, de ouvir, de falar na hora adequada, de acatar uma opinião diferente em busca de um consenso para a questão abordada.

Conseguimos realizar as 6 reuniões do CONDIR/NE em forma de rodízio e para grande alegria nossa todas contou com os representantes das estaduais que formam o colegiado.

Sentimos a ausência do casal Condir anterior Marlete e Américo a estas reuniões. A presença do anterior além de estatutária é importante porque é o elo entre o que aconteceu e o que está acontecendo. Porque informações passadas servem para construir a história.

Outra ausência sentida foi da representante dos jovens, Nilmaria de Itamaraju-Ba que apenas a 1ª reunião em Salvador conseguiu se fazer presente. Com as suas participações, sem dúvida, estas reuniões seriam mais ricas.

Nas reuniões do CONDIR/NE conseguimos introduzir em todas, uma parte formativa, a cargo de nosso assessor Pe. Manú.

Assim é que tivemos a 1ª em Salvador com o tema “Não tenhais medo, Eu venci o mundo” (Mt. 8,23-27) .

Na 2ª em Maceió, quando, então, estava acontecendo polêmica em torno da aprovação das células tronca, pela Câmara dos Deputados, Pe. Manú sendo professor de Bioética apresentou a palestra “Escolhe, pois, a vida”.

Na reunião de Aracaju a 3ª, a pedido dos mefecistas sergipanos, a parte formativa foi: ”O desafio do Cristão hoje”.

No Ceará precisamente em Fortaleza aconteceu a 4ª reunião de nossa gestão. Como transcorria o tempo da Campanha da Fraternidade, a palestra deste CONDIR foi realizada pelo PE. Marcos Passarini, que coordena a Pastoral Carcerária em nossa terra, Comboniano, da comunidade do Pe. Manú. O tema foi: “A paz é fruto da justiça”.

A penúltima reunião aconteceu novamente em Salvador/BA e a parte formativa foi sobre “Espiritualidade”.

Nesta 6ª será a palestra que Pe. Manú proferiu no Encontro Latino Americano em Queretaro no México- “A Família e a Ecologia”.

Durante estes três anos tivemos uma visão macro da região nordeste, com suas dificuldades e seus sucessos em busca do Reino.

Ficamos felizes pelos imóveis recebidos em forma de comodato, por Maceió e Salvador.

Regozijamo-nos com os baianos em conseguirem através de “Sua nota é Show” realizarem a reforma do COFAM.

A saúde do Tales após o acidente na reforma do COFAM é outra dádiva do Pai!

As Nucleações, as Formações, os Eventos de Promoção Humana, que ocorreram nestes três anos são sinais vivos de um Movimento que caminha em busca constante de transformação.

O ciclo da vida é conhecido, mas não nos acostumamos. Assim é que entre as inúmeras alegrias que descrevemos em nosso triênio, a partida prematura de nossa amiga e companheira Valéria, que compunha o nosso colegiado, nos entristece e nos enche de saudade. Mas seu exemplo de amor ao MFC, disponibilidade, justiça, discernimento, grandeza de coração entre inúmeras qualidades que era possuidora jamais passará.

Aos nossos companheiros de caminhada que compõem o CONDIR/NE: James e Fátima, Reginaldo e Vera, Permindio e Luciene agora Alexsandra e Joel, Márcio e Valéria agora Mário e Liliana, os nossos sinceros agradecimentos pelo caminhar e coordenar juntos o nordeste.

Ao casal Florisval e Eliane, pelo trabalho que desenvolveram a frente da Tesouraria, sempre atualizada e com as remessas para o CONDIN rigorosamente em dia, expressamos nossa verdadeira e sincera amizade. Muito obrigada!

Um casal que também muito nos ajudou na Secretaria de Comunicação (SECOM), foi José Maria e Neuza. A eles e a Guilhermina nossa regra três na comunicação nossa mais sincera gratidão!

A cada membro do MFC do nordeste nossos agradecimentos, porque sem eles não haveria este movimento que há 55 anos escreve sua história em terras brasileiras. Continuem participando, amando e difundindo o Movimento Familiar Cristão.

O Espírito de Deus tem seus caminhos e muitas vezes usa uma pessoa como seu instrumento. Assim é que ao sermos convidados a coordenar o CONDIR/NE , tínhamos que apresentar uma chapa com o coordenador, vice e assessor espiritual. Então Virgínia (nossa vice) sugeriu que convidássemos o Padre comboniano Juan Manuel Rodriguez Martin – Pe. Manú para nos assessorar. Já o conhecíamos, mas como achávamos cheio de ocupações, pensávamos ser difícil ele aceitar. Mas não custava nada tentar, foi o que fizemos, para nossa surpresa a recepção foi a melhor possível. Disse-nos não poder ir ao encontro de Araraquara porque estava de viagem marcada para mesma época. Porem quando chegasse queria conhecer o que é o MFC. Assim aconteceu, em seu retorno nos telefonou perguntando como tinha sido o encontro então informamos que ele além de ser assessor do nordeste seria também do nacional porque tínhamos sido escolhidos por unanimidade para tal serviço. Tivemos um SIM imediato e marcou uma reunião conosco para ficar a par do Movimento e que levássemos a literatura disponível para ele ler.

Sinceramente ficamos impressionados com os conhecimentos sobre o MFC que Pe. Manú adquiriu nestes três anos de nossa coordenação. Além da disponibilidade, a participação e o amor que ele tem demonstrado ter ao movimento. Por tudo isso e pelo grande amigo que adquirimos não existe palavra que sintetize os nossos agradecimentos. Portanto só nos resta dar graças ao nosso Bom Pai por ter colocado em nosso caminho um assessor espiritual como o Pe. Manú.

Toda esta construção que realizamos nestes 3 anos, temos certeza da presença entre nós de nosso Pai Misericordioso a nos sustentar, nos inspirar, nos conduzindo e fazendo sentir a presença do Reino já aqui e agora !

Muito obrigado a todos!

José Newton e Ariadna