terça-feira, 11 de maio de 2010

OS SALMOS EM NOSSA VIDA

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE
Doutor em Teologia


É impressionante como podemos descobrir na leitura dos Salmos bíblicos diversas situações da nossa vida. Aquele que reza e não simplesmente os lê, vai descobrindo que os salmistas passaram por muitas situações, que acontecem conosco. Assim, nos salmos, você encontra reflexões e orações para momentos de alegria e de tristeza, entusiasmo e desânimo, vitória e derrota. Nos Salmos, o orante sente o que o salmista sentiu e reza com ele, como se tudo tivesse acontecendo hoje. Isso, porque o ser humano, apesar das diferenças de cultura, progresso, conhecimento, raça, no fundo, foi, é e será sempre o mesmo. Dentro dessa impressionante descoberta na leitura dos Salmos, podemos ressaltar algumas circunstâncias da nossa existência.

Muitos Salmos são um verdadeiro bálsamo para certas existências. O Salmo 19 (20), por exemplo, inicia com uma oração do salmista, que vai direto ao coração do orante atual, que deseja o auxílio divino: “Que o Senhor te escute no dia da aflição, e o Deus de Jacó te proteja por seu nome! Que do seu santuário te envie seu auxílio e te ajude do alto, do Monte de Sião!”.

O conhecido Salmo 90 é uma oração de profunda confiança no Deus todo-poderoso, que conforta e protege todo aquele que nele confiar: “Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente. Do caçador e do seu laço ele te livra. (...) nenhum mal há de chegar perto de ti... porque em mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo...”.

Estes dois exemplos não são suficientes para mostrar como a leitura dos Salmos faz bem as nossas almas. Por isso, tentemos rezar com os Salmos e veremos como eles refrigeram nossos espíritos.

http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=164507&ass=48&data=2010-05-09