sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

As celebrações solenizam o tempo, e o mês de agosto se torna solene com a realização da festa de Nossa Senhora dos Prazeres, titular de nossa Catedral, Padroeira da Cidade e da Arquidiocese.

O contexto desse evento está entre o Ano Paulino concluído, onde escutamos e aprendemos do Apóstolo, como nosso Mestre na fé e na verdade e o Ano Sacerdotal iniciado. Neste ano, viveremos uma renovada e consoladora consciência da grandeza do dom de Deus, concretizado em figuras esplêndidas de generosos pastores, inflamados de amor por Deus e pelos irmãos.

Sendo sete noites em honra de Maria, para que ela nos ensine a dar uma resposta de amor a quem nos amou primeiro "até o extremo". O nosso "sim" fará de nós autênticos discípulos-missionários de Jesus, para que a Arquidiocese de Maceió seja uma Igreja Missionária e Samaritana.

Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo Metropolitano e Pe. Celso Alípio Mendes Silva, Pároco da Catedral, convida todos os mefecistas e a população católica em geral para as solenidades da FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES. Sua presença na Catedral, de 20 a 27 de agosto, às 19h30min, será mais uma voz a cantar os louvores de Nossa Senhora que viveu as mais belas alegrias na convivência e identificação com o seu Filho.

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Programação de 20 a 27 de Agosto de 2009 - 19h30min


DIA 20 - QUINTA-FEIRA - Tema: Lc 9, 57
A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre, desde o mais íntimo do coração do discípulo, na adesão a toda a sua pessoa, um "sim" que compromete sua liberdade a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida.
Presidente da Concelebração: Dom Antônio Muniz Fernandes
Pregador: Mons. José Augusto Silva Melo
Coral: dos Romeiros
Liderança: Romeiros, Área Pastoral de Maceió: Setores Tabuleiro I e II

DIA 21 - SEXTA-FEIRA - Tema: Mc 1, 17
"Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Jesus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina". Os militantes cristãos devem rezar pelos seus padres e colaborar com eles na missão evangelizadora.
Presidente da Concelebração: Dom Antônio Muniz Fernandes
Pregador: Pe. Alex Sandro da Silva
Coral: Paróquia N. Sra. da Conceição - Rio Largo
Liderança: Áreas Pastorais: Munguaba e Vale do Mundaú

DIA 22 - SÁBADO - Tema: Jo 15, 15
Nessa idade, os jovens facilmente podem ser vítimas de falsos líderes constituindo grupos. Em sua procura pelo sentido da vida, são capazes e sensíveis para descobrir o chamado particular que o Senhor Jesus lhes faz.
Presidente da Concelebração: Dom Antônio Muniz Fernandes
Pregador: Pe. José Elielton da Silva
Coral: Grupos Jovens da Arquidiocese
Liderança: Pastoral da Juventude, Área Pastoral do Paraíba

DIA 23 - DOMINGO - Tema: Ef 6, 1-4
"A família é imagem de Deus que em seu mistério mais íntimo não é solidão, mas uma família". Na comunhão de amor das três Pessoas divinas, nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu último destino.
Presidente da Concelebração: Dom Antônio Muniz Fernandes
Pregador: Pe. Hamilton Alves Barbosa
Coral: Coral do Movimento - ECC
Liderança: Famílias Cristãs da Arquidiocese, Área Pastoral Norte

DIA 24 - SEGUNDA-FEIRA - Tema: Mt 5, 14
Homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja, os leigos têm o dever de fazer crível a fé que professam, mostrando autenticidade e coerência em sua conduta.
Presidente da Concelebração: Dom Antônio Muniz Fernandes
Pregador: Pe. Genaldo Alves da Silva
Coral: Paróquia de S. Benedito - Flexeiras
Liderança: Apostolado Leigo da Arquidiocese, Área Pastoral Noroeste.

DIA 25 - TERÇA-FEIRA - Tema: Lc. 1, 38
A Virgem Maria é a imagem esplêndida da conformação ao projeto trinitário que se cumpre em Cristo. Desde a sua Concepção Imaculada até sua Assunção, recorda-nos que a beleza do ser humano está toda no vínculo do amor com a Trindade, e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta positiva que lhe damos.
Presidente da Concelebração: Dom Antônio Muniz Fernandes
Pregador: Mons. Pedro Teixeira Cavalcante
Coral: Paróquia de S. Pedro, Apóstolo - P. Verde
Liderança: Área Pastoral de Maceió: Setor Centro, Setor Lagoa, Setor Atlântico Norte

DIA 26 - QUARTA-FEIRA - Tema: Lc 2, 19. 51
O viver ordinário de Maria ela sabia vivê-lo de modo absolutamente extraordinário. Ela personalizava cada evento, perguntando-se no fundo do coração o que o Senhor queria lhe dizer com aquilo. Mulher reflexiva que era, repassava os acontecimentos de cada dia um coração impregnado de fé e de amor.
Celebrante e Pregador: Cardeal Odilo Pedro Scherer Arcebispo de São Paulo
Coral: Comunidade da Igreja de São Benedito
Destaque e Liderança: Paróquias Jubilares: 50 anos - Paróquia de São Caetano - Jacuípe

DIA 27 - QUINTA-FEIRA - Tema: Jo 19,27
Do alto da cruz, Jesus confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que brota diretamente da hora pascal de Cristo. "E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa".
Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a se experimentarem como família, a família de Deus.

8h30m - Solene Concelebração Eucarística
Presidente: Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm Arcebispo Metropolitano de Maceió
Pregador: Cardeal Odilo Pedro Scherer
Coral: Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres - Catedral de Maceió
Liderança: Arquidiocese de Maceió
16h: Procissão triunfal com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas ruas da Cidade, encerrando-se na Praça dos Martírios.
Homilia:
Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.
No final da Missa, Consagração da Arquidiocese de Maceió a Nossa Senhora dos Prazeres.

CAMINHADA DA FAMÍLIA

Dentro da Semana Nacional da Família, será realizada a CAMINHADA DA FAMÍLIA no dia 16 de agosto, domingo. Com o tema: "FAMÍLIA, IGREJA DOMESTICA, LUGAR DE SEGURANÇA E DE PAZ".
-
A concentração será às 7h, saindo às 8h da Praça Raul Ramos (Vila dos Bancários) no bairro do Poço, tendo como ponto de chegada a Praça do Mirante no bairro do Jacintinho (Rua Divisória), encerrando com a Santa Missa.
-
A Arquidiocese de Maceió já está vendendo as camisas da CAMINHADA DA FAMÍLIA ao preço de R$ 10,00 que poderá ser adquirida com Luciana Fon - Tel. 9308-1105. Participe e leve sua família para a CAMINHADA DA FAMÍLIA.