terça-feira, 30 de outubro de 2012

FAMÍLIA... TEMOS MUITO A APRENDER!


Elza, Flávio, Ilson, Luciana, Lindinalva e Olímpio Alvis
Equipe Sagrada Família – MFC Rondonópolis/MT

A
tualmente somos bombardeados por uma infinidade de informações, mas assimilamos poucos aprendizados. Falamos muito, olhamos para muitas coisas diferentes, mas vemos pouco e pouco aprendemos, porque não há tempo para debruçar sobre os fatos; para “reparar” o que realmente acontece à nossa volta.

Dia desses, ouvimos a história de um pai que vale a pena reproduzi-la para uma reflexão: “Um pai ao chegar a sua casa foi logo para o quarto e nem percebeu que o seu filho estava brincando na sala. Foi para o banho e ao sair do banheiro deparou com o filho que logo se atirou em seus braços e lhe disse: papai, o senhor está bem? O senhor entrou e nem me viu na sala. Parece que o senhor nem reparou que a mamãe não está em casa. Ela passou mal e foi para a casa da vovó. Será que ela vai ficar boa?”.

Naquele momento, o pai sentiu um aperto no coração, pois percebeu o quanto estava ausente, não só do filho, mas de toda a família. A preocupação da criança o sensibilizou e, a partir daquele dia, resolveu diminuir o ritmo do trabalho e se dedicar mais à esposa e aos filhos.

E você, como está se relacionando com a sua família? Está aberto a aprender com as crianças e com os seus familiares? Como tem sido o diálogo em sua casa?

Por mais difícil que seja a experiência do diálogo, a partilha em família nos ajuda a crescer no amor e na união.  Experimente olhar com mais atenção para as pessoas que te rodeiam. Tente entender porque agem dessa ou daquela maneira antes de criticá-las. Busque perceber as qualidades das pessoas e não perca a oportunidade de elogiá-las com sinceridade, pois o elogio engrandece, gera alegria e cria laços de harmonia.

Ao contrário da linguagem televisiva e da mídia em geral que se preocupa mais em mostrar fatos catastróficos, de violência e desamor, aprendamos a espalhar o amor, a começar pela nossa casa, lembrando que “gentileza gera gentileza”.

Ser gentil custa pouco e é um ótimo investimento. Experimente tratar sua família como você trataria seu melhor cliente; afinal, quando a família é bem sucedida, o primeiro a ser beneficiado será você mesmo.

Pense nisso... Como refletia nosso saudoso papa João Paulo II “investir na família é construir o futuro”.

Fonte: MFC NOTÍCIAS