terça-feira, 27 de outubro de 2009

CNLB DIVULGA ANÁLISE DE CONJUNTURA

O Conselho Nacional de Laicato do Brasil divulgou a Análise de Conjuntura do mês de Setembro/2009, um ano após o início da crise financeira internacional, nela, analisa se, realmente, há sinais de recuperação ou apenas um alívio momentâneo. Em seguida, apresenta-se uma leitura das mudanças que os resultados eleitorais do Japão podem provocar na política do país.

Da realidade da América Latina, destaca-se a situação não resolvida de Honduras, o mal estar provocado na reunião da UNASUL pela falta de transparência nos acordos entre Colômbia e Estados Unidos para instalação de bases militares; e o resultado da revisão do acordo da Usina de Itaipu entre Brasil e Paraguai.

No âmbito nacional a agenda é extensa! Analisa-se que modelos de Estado estão por detrás do debate sobre a destinação de recursos do Pré-Sal; que papel a candidatura de Marina Silva pode cumprir no debate eleitoral; uma rápida notícia sobre os resultados da Iª Conferência Nacional sobre Segurança Pública; notícias do 15° Grito dos Excluídos; uma breve análise sobre o SUS, dentro do quadro sobre políticas sociais.

Merecem destaque ainda três temas: o resultado da Campanha "Ficha Limpa" e os 10 anos da Lei 9840; a situação difícil do povo Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul; e a participação popular cerceada nas Audiências Públicas sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte(PA).

Finaliza-se a parte nacional com as Notícias do Congresso, que trazem os questionamentos que a sociedade civil está fazendo sobre o papel do Senado Federal. Trata sobre os Estatutos da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas. O projeto de lei que traz alterações no processo eleitoral. A movimentação da Campanha Ficha Limpa para entrega das assinaturas no Congresso Nacional. O esvaziamento da CPI da Petrobrás e o debate sobre o destino dos recursos oriundos do Pré-Sal. O risco da legalização dos bingos e caça-níqueis. Criação do imposto sobre poupanças acima de 50 mil reais. Votação da PEC que inclui o direito à alimentação no conjunto de direitos sociais, previstos no artigo 6° da CF. Aprovação pela Câmara dos Deputados de novas regras para a filantropia. A tramitação do Acordo Brasil-Santa Sé no Senado. Projeto de Lei sobre União Estável.

A Análise de Conjuntura foi elaborada por Pe. Antonio Abreu SJ, Daniel Seidel, Ir. Delci Franzen, Pe. José Ernanne Pinheiro, Gilberto Souza e Paulo Maldos e Profº Msc Daniel Seidel Universidade Católica de Brasília e CBJP/CNBB.

Silvestre dos Santos Lima, da Comissão de Comunicação do CNLB, informa que a Análise de Conjuntura pode ser visualizada na integra no link http://www.cnl.org.br/pub/publicacoes/52512dfd154420b1f8c1c5d05f25aee5.doc