quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

IGREJA CATÓLICA GANHARÁ CENTRO JOÃO XXIII

Os movimentos e grupos de oração da Igreja católica ganharão mais um espaço para realizar eventos, shows, retiros, etc. Numa iniciativa da Renovação Carismática Católica (RCC) para a Igreja de Maceió, será construído o CENTRO ASSISTENCIAL JOÃO XXIII.

O CENTRO JOÃO XXIII será construído no Jardim Primavera, Conjunto Salvador Lyra, o local está sendo criado para evangelizar e atender a comunidade cristã, com a realização de cursos e oficinas de artesanato, pintura, corte e costura.

No CENTRO JOÃO XXIII, haverá um grande galpão para a realização dos eventos. Também terá capela e dez salas onde os cursos serão ministrados. Serão disponibilizados serviços de atendimento médico, odontológico e psicológico.

O terreno onde será instalado o CENTRO JOÃO XXIII já está murado e a próxima etapa será a construção do prédio. E visando arrecadar recursos para essa construção, haverá um sorteio, neste sábado, dia 20, na Praça Multieventos, Pajuçara, dos seguintes prêmios: um aparelho de DVD, um computador e um automóvel Ford Ka. O bilhete custa R$ 2,00 e pode ser adquirido com os grupos de oração da RCC ou na Igreja do Livramento, no Centro.

Doações para a obra do CENTRO JOÃO XXIII serão bem vindas, todos aqueles que desejarem contribuir é só fazer um depósito de qualquer valor na Caixa Econômica Federal - Agência 1545, Conta-Corrente 8688-4. Mais informações pelo telefone: (82) 3336-5454.

PROMULGADO O ACORDO BRASIL E SANTA SÉ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no último dia 11, a promulgação do acordo Brasil e Santa Sé, que estabelece o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. O ato do presidente foi divulgado na edição da sexta-feira, 12, no Diário Oficial da União.

Participaram do ato de assinatura o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri; o cardeal primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo; o arcebispo emérito de Brasília, cardeal José Freire Falcão; o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz. Estavam presentes também a primeira dama, Marisa Letícia; o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho.

“Com este ato solene se conclui felizmente o processo deste histórico tratado internacional que constitui a reafirmação e a consolidação das relações existentes entre o Brasil e a Santa Sé e a adequada e clara regulamentação da significativa presença e contribuição da Igreja Católica para o progresso, a harmonia e o bem comum da sociedade brasileira”, disse o núncio, dom Lorenzo Baldisseiri.

“O acordo é um tratado internacional, reconhecido pela Constituição Federal, e ajuda a entender a Igreja Católica como de direito público”, disse o cardeal Geraldo Majella Agnelo. Segundo o cardeal, todo o debate que ocorreu por ocasião da tramitação do acordo no Congresso Nacional, no ano passado, “ajudou o país a tomar conhecimento do sentido de um acordo”.

O acordo foi assinado pelo Brasil e a Santa Sé no dia 13 de novembro de 2008. Em 2009 ele foi discutido na Câmara, que o ratificou no dia 27 de agosto, e no Senado, que também o aprovou no dia 7 de outubro.