segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER


   
P
ara que uma organização se desenvolva, a participação de seus membros no processo de crescimento é importantíssimo, e é a partir deles que devem surgir ideias, sugestões, melhorias e críticas para um trabalho de qualidade. Cabe ao líder incentivar sua equipe a vestir-se da organização e lutar pelo seu sucesso.

O líder é aquele que atua diretamente sobre a equipe de trabalho e que contribui para proporcionar um ambiente produtivo ao grupo e, consequentemente, ao andamento da organização. Compete ao verdadeiro líder, motivar e influenciar positivamente os seus liderados, buscando sempre atingir os melhores resultados e mantendo a força de vontade e a satisfação da equipe alinhada, em sintonia com as instâncias superiores da organização.

O verdadeiro líder deve alinhar os objetivos da sua equipe e conhecer um pouco sobre cada um de seus colaboradores para que o resultado final seja concretizado com sucesso e atenda as necessidades da organização. Ele deve se esforçar para ser comprometido com suas responsabilidades e com seu papel na organização, uma vez que muitos podem se espelhar em suas atitudes e postura devido ao cargo ocupado. O líder deve estar atento à coerência entre o seu discurso e as suas atitudes, além de sempre se preocupar em ser atencioso com os demais colaboradores. Para ocupar uma posição de liderança, é preciso entender a importância que esse papel tem para a equipe. O verdadeiro líder, muito mais do que delegar atividades e acompanhar resultados, deve se preocupar com o bem estar e satisfação da sua equipe.

O que a organização tem como missão, visão e valor devem ser representados pelo líder e, isso deve refletir na equipe. A partir do momento que todos adquirem conhecimento sobre os objetivos da organização e o líder abre esse espaço, ele consegue que as pessoas entendam qual o papel de cada um dentro da organização, tornando o trabalho mais valorizado e prazeroso.

O líder deve saber desempenhar seu papel com certa autoridade, mas também deve perceber o momento certo de mudar sua postura. Cada situação exige uma atitude e forma diferente de liderança. Em alguns momentos o líder precisa mandar, mas existem momentos em que ele tem que ser parceiro e companheiro, no sentido de orientar, falar a verdade e buscar soluções plausíveis.

A individualidade de cada colaborador também é um ponto-chave para uma gestão de sucesso, e um bom líder deve trabalhar em cima disso sempre que possível. Deve entender as necessidades e características de cada pessoa de maneira individual e, a partir desse conhecimento, saber qual é a melhor maneira de se comunicar com a equipe, trabalhando os pontos fracos e fortes, motivando de maneira diferente. É importante que o líder busque sempre exemplos para justificar a sua intenção no modo como trabalha o desenvolvimento das pessoas. Todo indivíduo exerce ou exercerá uma função de liderança em algum momento de sua vida, seja em sua casa ou num relacionamento.

AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA MÁ LIDERANÇA
Assim como a organização colhe bons frutos quando um trabalho é desenvolvido de maneira adequada, o contrário também acontece, e muitas vezes a consequência é ainda maior. Um líder que não consegue cativar sua equipe e desenvolver colaboradores motivados e focados nos objetivos da organização pode apresentar um trabalho oposto ao esperado, por isso é importante estar sempre atento e buscar soluções para contornar essa situação, antes que prejudique diretamente o desenvolvimento da organização, e não apenas um setor.

A má liderança pode gerar a falta de credibilidade por parte dos colaboradores diante do líder. O mau líder não saberá conduzir a sua equipe para atingir o resultado esperado, além de não conseguir gerar identificação dos colaboradores com as expectativas da organização. Assim, os colaboradores não saberão definir o seu real papel dentro da organização, o que poderá causar total desmotivação.

O líder tem que ser humilde e é muito importante que ele saiba admitir os próprios erros. Deve manter uma postura firme, a fim de saber como melhor utilizar o seu poder de decisão e ter consciência de que as pessoas esperam essa postura dele.

A má liderança pode causar grandes preocupações, mas mesmo assim, é preciso acreditar no acompanhamento e desenvolvimento dos líderes, como a solução mais adequada. Se tiver uma equipe com má liderança, ela tem uma tendência a se desestruturar, mesmo porque o líder nada mais é do que a representação do trabalho da organização. O importante é enxergar as deficiências do líder e, ai sim, propor a ele uma série de melhorias.

Atualmente a tendência das organizações é informatizar e sistematizar, porque a resposta é mais precisa e mais rápida, e todos sabem que o humanismo em si tem suas falhas e limitações. Mas apesar disso, não podemos e não devemos esquecer-nos de fazer uma gestão de pessoas, porque o contato e a relação humana faz toda diferença. O fundamental para um trabalho completo e eficiente é o acompanhamento para trazer resultado, mas tendo a sua essência humana, e não sendo apenas um gerenciador de processos.