domingo, 22 de setembro de 2013

HOJE, 207ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 22/09/2013

   
 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM
  

PRIMEIRA LEITURA (Am 8,4-7)

Leitura da Profecia de Amós:
4Ouvi isto, vós, que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; 5vós que andais dizendo: “Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, 6dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?”

7Por causa da soberba de Jacó, jurou o Senhor: “Nunca mais esquecerei o que eles fizeram”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 112)

— Louvai o Senhor, que eleva os pobres!

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor,/ louvai, louvai o nome do Senhor!/ Bendito seja o nome do Senhor,/ agora e por toda a eternidade!

— O Senhor está acima das nações,/ sua glória vai além dos altos céus./ Quem pode comparar-se ao nosso Deus,/ ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono/ e se inclina para olhar o céu e a terra?

— Levanta da poeira o indigente/ e do lixo ele retira o pobrezinho,/ para fazê-lo assentar-se com os nobres,/ assentar-se com os nobres do seu povo.

SEGUNDA LEITURA (1Tm 2,1-8)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo apóstolo a Timóteo:
Caríssimo: 1Antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens; 2pelos que governam e por todos que ocupam altos cargos, a fim de que possamos levar uma vida tranquila e serena, com toda piedade e dignidade.

3Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador; 4ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 6que se entregou em resgate por todos. Este é o testemunho dado no tempo estabelecido por Deus, 7e para este testemunho eu fui designado pregador e apóstolo, e — falo a verdade, não minto — mestre das nações pagãs na fé e na verdade. 8Quero, portanto, que em todo lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 16,1-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus dizia aos discípulos: 1“Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.

3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa, quando eu for afastado da administração’.

5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’

7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega a tua conta e escreve oitenta’.

8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. 9E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.

10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?

13Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

FIEL NAS COISAS PEQUENAS
Jesus, em sua caminhada para Jerusalém, continua instruindo seus discípulos sobre os bens materiais. Vemos que seus problemas são os mesmos de hoje. O cristão têm muita dificuldade de viver a fé no sistema social e econômico. É a verdade de seu ensinamento: “não se pode servir a dois senhores” (Lc 16,13). Vemos que muitos políticos, gente do poder econômico e das bancadas do Congresso que se dizem religiosas ou se disfarçam num ateísmo prático. São religiosos no que lhes convém. Querem um verniz de religião, mas sem compromisso de fé. Jesus não é contra o dinheiro nem contra os bens materiais, mas que eles sejam aproveitados para fazer o bem. O administrador corrupto, ao se ver despedido e não tendo outro meio de vida, usa o que era sua comissão para encontrar onde se encostar. Ele foi esperto. Jesus diz “Os filhos deste mundo são mais expertos em seus negócios que os filhos da luz” (Lc 16,8). São muito espertos no manejo dos bens materiais a que Jesus chama de dinheiro injusto. Os que conhecem o Evangelho, sendo possuidores de bens, deveriam ser mais atilados e com eles fazer amigos que os acolham nas moradas eternas (9), isto é, fazer o bem para ir para o Céu. Jesus combate também o mau uso do dinheiro, como lemos na primeira leitura. Já o profeta Amós denunciava esses males. Se não colocarmos a data por volta do ano 750 antes de Cristo, poderia sair nas manchetes de hoje: exploração do povo, opressão, ganância, corrupção, coronelismo (comprar o pobre por um para de sandália), roubo (falsificar as balanças). Tudo isso provocará grandes males. Deus vai cuidar dos pobres (Sl 112). Cuidará através de quem sabe ser fiel nas coisas pequenas. O cristão tem que ser um bom administrador. Se usar mal os bens materiais, como vão lhe confiar a administração das riquezas espirituais? Quem cuidar dos pequenos cuida de seu Protetor.

SERVIR A DOIS SENHORES
O pior não é o explorador, mas o que se diz religioso e comete os crimes contra a lei de Deus, a sociedade e a natureza. Vemos crimes, corrupção e outras aberrações em pessoas ditas religiosas, até mesmo consagradas. Não é possível dizer: sou católico, mas não pratico. Não existe essa denominação no  recenseamento do Espírito. Deus não quer a perfeição, quer a busca da perfeição. A fragilidade faz parte do barro com o qual fomos feitos. Mas justificar o próprio erro é um mal a si próprio. Jesus é firme: Quem quiser me seguir abnegue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me (Mt 16,24). Tomar a cruz é viver o evangelho de Jesus. Deus não tem concorrente. Rezamos: Creio em um só Deus... Muitas pessoas acreditam em tudo e colocam a fé no mesmo nível das religiões como se fosse a mesma coisa. Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

ESPIRITUALIDADE POLÍTICA
São Paulo aconselha a participação espiritual na vida política. Ausentar-se dela um prejuízo para a sociedade, pois, se temos a sabedoria que vem de Deus, podemos e devemos ajudar. Lidar com o social com mente espiritual, como nos ensina Paulo ao Timóteo, inclusive através da força da oração para que todos sejam salvos. Quando dizemos que o estado é laico, não quer dizer que é ateu. Diz-se laico para dizer que não é dirigido por uma religião particular, o que é fonte de muito desgosto. Os princípios fundamentais da lei natural superam o laicismo. Os bens têm uma destinação social.  Deus fez o mundo para todos. Todos somos administradores para o bem de todos.

ORAÇÃO
                             
Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna.  Amém!