terça-feira, 19 de julho de 2011

DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO PRÓ-ENA

(Clique na imagem para melhor visualização)

MFC ALAGOAS VISITOU MURICI E SE REÚNE HOJE COM ASSESSORIAS

A Equipe Estadual do Movimento Familiar Cristão de Alagoas e as Assessorias estarão reunidas na noite desta terça-feira, dia 19, a partir das 19h30min, na Sede do MFC (Rua Araújo Bivar, 580 – Pajuçara) para definirem sobre as Nucleações (Encontro de Casais) de Arapiraca e Murici.

No último sábado, dia 16, membros da Equipe Estadual estiveram participando da reunião do Movimento Familiar Cristão de Murici, onde discutiram com a Equipe de Murici, assuntos relacionados à Nucleação e visitaram a Escola SESI, onde acontecerá a Nucleação de Murici.

A coordenadora Márcia Calazans, após consulta as bases, sugeriu os dias 23 e 24 de setembro próximo para realizar a Nucleação. O encontro iniciaria às 18 horas da sexta-feira e terminaria na noite do sábado com a participação de 25 casais.

REUNIÃO
MFC Murici reunidos na Escola SESI
Por volta das 19h30min, com a presença dos mefecistas maceioenses Vamberto, Gastão, Jorge e Penha, o Grupo Caminhando com Jesus Cristo do Movimento Familiar Cristão de Murici se reuniu na Escola SESI para mais uma reunião com o tema: Espiritualidade Matrimonial.

A reunião iniciou-se com a invocação ao Espírito Santo e o canto “Te Amarei Senhor”; Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1, 40-45; seguido da leitura da crônica “O Encontro do Casal com o Deus Vivo”.

Vários participantes comentaram o evangelho e a crônica, e deram testemunhos que engrandeceram a reunião. Uma dinâmica correspondente ao tema foi desenvolvida pela coordenadora Márcia Calazans que foi muito elogiada pelos presentes.

Antes de finalizar a reunião, a coordenação lembrou a Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de existência do Movimento Familiar Cristão em Murici, na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h30min na Matriz de Nossa Senhora das Graças.

A reunião considerada excelente pelos participantes foi finalizada com as orações finais e o canto “Oração Pela Família”.

"INTERNET É UM NOVO CONTEXTO EXISTENCIAL", DIZ PADRE NO SECOBB

Padre Antônio Spadaro

A conferência “ESPIRITUALIDADE E ELEMENTOS PARA UMA TEOLOGIA DA COMUNICAÇÃO EM REDE” foi um dos destaques no Seminário de Comunicação para os bispos do Brasil (SECOBB), que terminou no sábado, 16, no Rio de Janeiro.

O conferencista, padre Antônio Spadaro, editor da Revista La Civiltà Cattolica, despertou a atenção dos bispos participantes ao apresentar a internet como espaço existencial mais que meio de evangelização.

“Internet não é meio de evangelização, é um ambiente de vida”, disse padre Spadaro. “A internet é um novo contexto existencial, não um lugar específico no qual se entra em algum momento para viver on line e do qual se sai para entrar novamente na vida off line”, afirmou.

Para o religioso, a internet é uma revolução “com raiz no passado” por replicar “antigas formas de transmissão do saber e do viver comum”. Ele defendeu a idéia da internet como ambiente e não simplesmente instrumento de comunicação.

“Internet não é um simples instrumento de comunicação que se pode usar ou não, mas um ambiente cultural, que determina um estilo de pensar, contribuindo para definir um modo peculiar de estimular a inteligência e de estreitar as relações, e mesmo um modo de estar no mundo e de organizá-lo”, destacou.

Segundo padre Spadaro, neste sentido se pode dizer que a internet não é um “um novo meio de evangelização”, mas, antes de tudo, “um contexto no qual a fé é chamada a exprimir-se não por uma mera vontade de presença, mas por uma conaturalidade do cristianismo com a vida dos homens”.

O desafio para a Igreja, de acordo com Spadaro, não é o modo de usar bem a rede, “como se acreditava”, mas “como viver bem o tempo da rede”. “A Rede coloca desafios muito significativos para a compreensão da fé cristã. A cultura digital tem uma reivindicação a fazer ao homem mais aberto ao conhecimento e aos relacionamentos”, considerou.

Previsto para falar apenas na parte da manhã da quinta-feira (14), Spadaro se encontrou novamente com os bispos à noite. A coordenação do Seminário mudou a programação para atender aos pedidos dos bispos que manifestaram o desejo de aprofundar o tema debatido pela manhã com o editor da revista La Civiltà Cattolica.