quinta-feira, 8 de julho de 2010

17º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MFC

Em mais de meio século de vida o Movimento Familiar Cristão do Brasil construiu sua mística e seus carismas e perseguiu seus objetivos a partir da constante busca pela integração das famílias, primeiro reunindo-as em Equipes Base e a partir delas organizando-se numa estrutura que se ramifica por todo o território brasileiro. A manutenção dessa unidade sempre foi possível não apenas porque a Equipe de Coordenação Nacional, assim como as regionais e estaduais, se reúne regularmente avaliando a caminhada e propondo metas de ação, mas principalmente porque os objetivos são os mesmos para todas as células e famílias que integram o MFC.

Desde cedo, os dirigentes do MFC perceberam que uma Equipe Base jamais poderia desenvolver-se isoladamente e que a inter-relação com outras equipes de uma mesma cidade, estado ou país era absolutamente necessária. Perceberam também que os mesmos carismas que integram as famílias numa Equipe Base eram essenciais para integrar o MFC em todos os níveis e, assim, em cada encontro onde mefecistas se reúnem a serviço do próprio MFC ou em quaisquer outras situações, o acolhimento, a fraternidade e as trocas de experiências se fazem necessárias. Por isso, encontros nacionais teriam que ser realizados como forma de se manter a unidade de objetivos e como resposta aos anseios que brotavam das células.

Os Encontros Nacionais (ENA’s) realizados com a periodicidade de três anos se constituem em necessidades absolutas para a vida e a existência do MFC, apesar de todas as dificuldades de organização que lhes são inerentes. O 1º ENA aconteceu em 1957 no Rio de Janeiro, o último aconteceu em Araraquara, interior de São Paulo em 2007.

O próximo ENA se aproxima, será na cidade de Vila Velha, Espírito Santo, de 18 a 24 de julho de 2010 e terá como Tema: "Família, promotora da justiça e da integridade da criação" e Lema: "Eu vi e escutei o clamor das famílias" (Ex 3,7).
Negrito
De Alagoas participarão do 17º ENA, em VilaNegrito Velha os mefecistas James e Fátima (Grupo Mãos Dadas); Nana (Grupo Mãos Dadas); Marly (Grupo Amizade); Verônica (Grupo Amizade); Rita Marinho (Grupo Renovação II); Jorge e Penha (Grupo Caná da Galileia); Gastão e Eluza (Grupo Caná da Galileia); Renival e Lúcia (Grupo Caná da Galileia); Simone (Grupo Caná da Galileia); Suely (Grupo Caná da Galileia); Daia (Grupo Mamãe Margarida - Matriz de Camaragibe) e Padre Manoel Henrique (Assessor Eclesiástico).