quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MFC JOVEM - ALTERAÇÃO DO LOCAL DA REUNIÃO



  

COMUNICADO

A
 Reunião desta quarta-feira – 3 de outubro, com as Coordenações do Encontro do MFC Jovem, ECE, ECCi e todos os emefecistas comprometidos com esse trabalho de evangelização, anteriormente marcada para a Sede do MFC, acontecerá no auditório da ANOREG (Av. Humberto Mendes, 179, Poço - Rua da Igreja Nossa Senhora do Carmo – às margens do Riacho Salgadinho), às 19h30min.

A mudança do local aconteceu em virtude da não conclusão da reforma da Sede do MFC, que deverá ser concluída até a próxima sexta-feira.

Diante do exposto, agradece a compreensão e aguarda a presença de todos na reunião.

Coordenação do Encontro do MFC Jovem

OMIRÁ - Artigo de James Magalhães de Medeiros



OMIRÁ

N
o dia 24 de setembro, à tarde, na Secretaria de Saúde do Município de Maceió, tivemos mais uma reunião do Comitê da Saúde, na qual estiveram presentes profissionais e autoridades envolvidas com os problemas do sistema de saúde de nosso Estado de Alagoas. Temas importantes são discutidos e ações são propostas ou encaminhadas, com o objetivo de uma melhor qualificação dos serviços. O objetivo principal, ou um desses objetivos, é o cidadão é atendido pelo Sistema Único de Saúde.

Daquela reunião participou, também, a Vereadora Heloísa Helena, que levou em sua companhia a Senhora Arísia Barros, professora, publicitária, escritora e ativista do movimento negro. Não a conhecia, mas logo percebi tratar-se de uma mulher de fibra, autêntica, lutadora, idealista e bem focada na causa que defende. Todo e qualquer movimento precisa de gente assim, que lute por sua causa e seus direitos.

A reunião transcorria normalmente, com breves e contundentes pronunciamentos, além de apartes e questões de ordem. Em dado instante a Vereadora Heloísa Helena pediu a palavra, mais uma vez, como sempre, para falar sobre a Professora Arísia, oportunidade em que solicitou um breve espaço, para a mesma se pronunciasse.

Foi aí, que tomei conhecimento, pela primeira vez, da palavra omirá, consequentemente, da Cartilha Omirá, que trata sobre ciclos de vida e da saúde afro-brasileira, da gestação à infância. Nasceu então a motivação para escrever estas linhas, como informação e conhecimento.

A Cartilha Omirá nasceu no Projeto Raízes de Áfricas, coordenado pela Professora Arísia, que contou com a assessoria de vários profissionais, todos qualificados no assunto.

Logo na introdução, ficamos sabendo sobre o porquê e a importância da Cartilha, o que é corroborado com as colocações da médica Jurema Pinto Werneck: “Saúde da População Negra é um conceito criado para agrupar e destacar três aspectos dos processos de saúde e doença: - O racismo, que influência direta e indiretamente as condições de vida e saúde, da população negra, ou seja, atua como determinante e condicionante da saúde. – A vulnerabilidade diferenciada desta população a determinados agravos ou doenças. – O conhecimento e vivência das culturas e tradições afro-brasileiras, que trazem visões de mundo específicas e modos de agir que influenciam visões e práticas de saúde.”

Sei que a curiosidade do leitor, agora, é saber o significado da palavra omirá, que na língua yoruba, quer dizer liberdade.