segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ TERÁ CASA PARA TRATAR MULHERES DEPENDENTES QUÍMICAS

Com o número crescente de dependentes químicos, surge a necessidade de se implantar mais entidades voltadas para o tratamento e atendimento dessas pessoas. Pensando nisso, a Arquidiocese inaugura até o final do ano a CASA BETÂNIA, nas proximidades da fábrica da Coca-Cola (Benedito Bentes), que irá assistir mulheres dependentes químicas.

Segundo o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, a CASA BETÂNIA está em fase de conclusão. “A expectativa é que seja inaugurada no dia 26 de dezembro”, declara.

Não há delimitação de faixa etária. Toda e qualquer mulher que se encontre nessa situação poderá ser assistida. “A prioridade, é que apenas moradoras de rua sejam internas, mas, qualquer outra pessoa que não tenha condições financeiras de pagar o tratamento, bem como aquelas mulheres que estejam em situações que não possam ser encaminhadas para outras instituições de outros estados (Pernambuco ou Sergipe)”, explica Dom Antônio.

A preocupação em implantar a CASA BETÂNIA, segundo o Arcebispo, surgiu diante do alto índice de mulheres dependentes químicas, que se encontra em situação de vulnerabilidade. O atendimento vai ser o mais primário e familiar. O método que irá usar é a mesma da vertente masculina, a exemplo da Fazenda Esperança. O Arcebispo diz que o tratamento não tem nenhum custo para os internos “Quem se dispor ajudar é bem vindo, mas a princípio não paga”, explica.

O prédio da CASA BETÂNIA foi cedido pela Arquidiocese, e está sendo montada através de doações por parte de toda a população, especialmente dos movimentos católicos que participam da Arquidiocese.

Dom Antônio lembra, ainda, que na próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro haverá um encontro, onde reunirá os movimentos católicos que participam da Arquidiocese, que levarão uma oferta para a montagem da CASA DE BETÂNIA.

Ao MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, coube doar um “Fogão Industrial” para a CASA DE BETÂNIA. Os mefecistas que puderem colaborar financeiramente com qualquer valor para a aquisição do bem, devem manter contato com a Equipe Cidade de Maceió através do e-mail mfcmaceio@ibest.com.br e/ou mfcalagoas@gmail.com ou pelos telefones 82 8897-4015 (João Cassella) e/ou 8852-8979 (Jorge).

BISPOS DO REGIONAL NORDESTE 2 DA CNBB VISITAM OBRAS DE REVITALIZAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) se reuniram no município de Floresta (PE), para tratar de vários assuntos internos e pastorais, e realizarem uma visita às obras da transposição de águas do Rio São Francisco. Na oportunidade eles observaram a falta de revitalização do Rio e cobraram fiscalização nas obras de transposição.

“Os trabalhos de revitalização são praticamente inexistentes no trecho do Rio São Francisco de onde saem os dois Eixos da Transposição. Embora não tenham chegado a todas, os trabalhos de saneamento básico constituem exceção, porque estão sendo realizados em muitas cidades da bacia”. Os prelados também cobram mais fiscalização nos trabalhos. “Estes trabalhos, porém, deveriam ser melhor fiscalizados, pois existem fortes dúvidas quanto à qualidade e à utilidade das obras realizadas em várias cidades”, disseram os bispos em mensagem divulgada após a visita.

O objetivo da visita, que teve caráter pastoral, foi conhecer o andamento dos trabalhos e, sobretudo, ver de perto os reflexos e consequências da obra na vida das pessoas das comunidades atingidas. Eles também aproveitaram para manifestar solidariedade às comunidades que se sentem prejudicadas e detectar problemas sobre os quais se faz necessário um maior controle por parte da sociedade.

Os prelados foram acolhidos pelo atual Ministro da Integração, Dr. João Santana. Ele apresentou todo o projeto de transposição aos bispos e, no período da tarde, eles visitaram algumas partes do Eixo Leste, o qual levará água para o Ramal do Agreste e para a bacia do Rio Paraíba, cuja nascente é em Monteiro.

Com o acompanhamento dos técnicos do Ministério, foi visitado, no Eixo Norte, trechos do canal de aproximação que está sendo construído em Cabrobó e conheceram uma das Vilas Produtivas Rurais (VPR) que estão sendo construídas para recolocar as famílias, cujas casas ficaram na área desapropriada de Uri, em Salgueiro (PE).

Os bispos também se reuniram no centro Dom Guanella, em Salgueiro, com um grupo de representantes de várias comunidades atingidas, em boa parte indígenas, que apresentaram suas dificuldades. Os principais problemas expostos foram: a indenização das terras, frequentemente “irrisória” e demorada; as dificuldades de atravessamento do canal para os moradores que ficam com terras de um lado e de outro; e a grande rotatividade de trabalhadores que são demitidos depois de poucos meses de serviço. Uma grande preocupação, em particular, é relativa às terras indígenas; muitas das quais não foram homologadas.

Diariamente, à noite, os bispos participaram de missas nas catedrais de Floresta e Salgueiro, acolhidos, respectivamente, por dom Adriano Ciocca Vasino e dom Magnus Lopes.

Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió, é o presidente da Regional Nordeste 2 da CNBB.