quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EQUIPE DE PLANEJAMENTO ESTADUAL DAS AÇÕES SOCIAIS SE REÚNE E ELABORA QUESTIONÁRIO PARA SER RESPONDIDO POR MEFECISTAS

Os casais mefecistas Luciana e Mauricio (Grupo Amigos para Sempre), Ângela e Luis Hita (Grupo Amizade) e Eurídice e Claudio Soriano, estiveram reunidos para planejarem as ações sociais do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO a nível de Alagoas no ano 2011.

O questionamento inicial do grupo foi se a Ação Social do MFC deveria ser uma ação construída a médio e longo prazo, com resultados permanentes, ou uma ação pontual e assistencialista. Discutiram sobre as ações assistencialistas no bairro onde se localiza a sede do MFC e chegaram às seguintes conclusões: a) aquela área não é composta por uma população essencialmente carente economicamente; b) também foi ressaltado que o MFC não é territorialista; c) essencialmente o MFC não é paroquial; d) o Governo já desempenha o papel assistencialista; e) nossas ações em sendo paralelas poderiam “incomodar” a quem já as realiza; e f) que todas as ações não devem sofrer interrupções e devem ter um sério comprometimento de todos que fazem parte do MFC.
  
O Papel do MFC poderia ser articulado de ações, como por exemplo, Pastorais (da Criança, do Idoso, etc.) ou junto a ONG´s (Visão Mundial, etc.) ou creches (Arautos da Alegria, LACA, etc.). Também foi discutido que o MFC deveria procurar conhecer mais detalhadamente o trabalho desenvolvido pelos MFC´s do Rio de Janeiro, de Salvador e de outras cidades brasileiras, onde o MFC já desenvolve ações sociais e filantrópicas; que para o alcance de nossos objetivos, poderíamos fazer convênios com Universidades, etc..  Foi ressaltado que deveria-se fazer uma pesquisa nos Grupos de Base do MFC, para averiguarmos que ações os MFCistas de Alagoas já realizam,   em que poderiam  colaborar e que novas ações poderiam ser desenvolvidas.

Após vários debates, chegaram à conclusão que é necessário: 1º) Fazer Pesquisa nos Grupos de Base; 2º) Praticar o assistencialismo apenas em casos emergenciais e pontuais; 3º) Fazer articulações com outras entidades para colaborar no alcance dos objetivos.

A partir dos seguintes questionamentos do grupo: 1º) Qual é a nossa Missão? Qual o nosso Foco? 2º) Qual a estratégia para difundir nossas discussões internas para fora do MFC?

Chegaram à conclusão que: Nossa Missão é a evangelização a partir da humanização das nossas famílias e famílias externas (todas elas), logo nosso foco é a família. E que no processo de humanização de nossas famílias aprendemos a trabalhar com outras famílias.

Após pesquisa, deveríamos nos capacitar para atuar. Poderíamos: procurar os mais excluídos (por exemplo, crianças, idosos), ou, por exemplo, trabalhar com famílias ou grupos de apoio à adoção; Criar centro de apoio à família de pessoas que vivem no abrigo; ou trabalhar com vítimas de violência doméstica que chegam ao Pronto Socorro.

A sensibilização entre todos os mefecistas através de Noites de Formação com conteúdos interligados (Violência, Drogas, etc.). Ou Workshop´s com os temas a serem trabalhados.

Algumas propostas de Ações foram levantadas como: “Projeto irmão mais velho”. “Férias Solidárias” (nas férias trabalhar em creches ou asilos durante um turno por semana de forma recreativa) com a participação dos nossos filhos. “Famílias acolhedoras”. Apadrinhamento: afetivo, ou cultural, etc. Preparar famílias para a adoção. Estímulo às creches. Ações de advocacia: Ações de Saúde; articulação com conselhos e órgãos governamentais e não governamentais. Promover a inclusão dos nossos filhos no MFC e nas ações mefecistas.

Um questionário (objetivo) foi elaborado para ser realizado com os mefecistas nos Grupos Base. Com foco no trabalho social na família interna e externa. A pesquisa será enviada por e-mail para todos os mefecistas com e-mail cadastrado no MFC ALAGOAS e também repassado aos coordenadores para distribuição com membros que não dispõe de e-mail ou por algum motivo não tenha recebido por e-mail.