sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O CENTENÁRIO DE FRANCISCO

    
O
 tempo passa rápido e quase não percebemos a sua rapidez. Parece que tudo aconteceu ontem e quando vamos olhar, já se passaram segundos, minutos, horas, dias, meses, anos e mais anos. Assim é a nossa passagem pelo planeta terra, dádiva divina, que ainda não sabemos usá-lo na caminhada de nossas vidas.

No exato momento que rabisco estas linhas, me deparo com o pensamento do dia, que diz: “Trabalhar é a melhor maneira de se elevar e se aperfeiçoar, física, espiritual e moralmente. Qualquer trabalhador, seja qual for e o que faz, é um colaborador de Deus na construção do mundo.” O homenageado deste espaço é o retrato fiel do raciocínio citado, pois foi um trabalhador incansável, quando em vida, pois edificou-se e aperfeiçoou-se como comerciário, em Maceió, comerciante, no interior de Alagoas, em Campo Alegre e São Miguel dos Campos, e servidor federal, focado no viver bem e na edificação de uma família centrada na ética e na moral, tendo como guia maior os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana.

Não acumulou nenhuma riqueza material, mas deixou como herança o exemplo do trabalho honesto, o viver ético e a fé no Deus criador de tudo e de todos. Foi tão marcante a sua vida, como pessoa humana, que ainda continua sendo o farol do exemplo e do entusiasmo a clarear os nossos caminhos e a nos dar forças para continuar na caminhada.

Estou a falar de Francisco Tavares de Medeiros, meu genitor, que não mais habita neste mundo e que, se vivo estivesse, teria completado cem anos, no dia nove de março do corrente. Portanto este é o ano do seu centenário de nascimento. Salve 2013!

Não é favor nenhum, mas dever, o filho honrar seu pai e sua mãe, é o que nos adverte São Paulo, em sua carta aos Efésios, 6, 1-3: “Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: honra teu pai e sua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra.”

Assim, como filho bem criado, expresso o respeito devido ao meu pai: Francisco Tavares de Medeiros, Chico Medeiros ou simplesmente Chico, como reverência e estima a uma pessoa superior, que foi e sempre será luz em minha vida.

Pouco importa não te encontrar naquele quarto, sentado naquela cadeira, deitado naquela cama. Pouco vale não te ver naquela mesa, no café da manhã, no almoço e no jantar. O bom mesmo é tê-lo conosco, é vivê-lo no nosso dia a dia, pois somente assim é que poderemos reverenciar e respeitar a pessoa que o senhor foi e sempre será para a nossa família.

Encerro estas minhas palavras, reprisando o compositor e cantor Sérgio Reis, em sua obra Cantar Pra Ser Feliz: “Pai obrigado por tudo / e parabéns meu pai / hoje quero cantar alto – pra todo mundo ouvir / nós amamos você. Nós crescemos, nos espelhamos em você / com orgulho / vendo você vencer.”


Salve o centenário do nascimento de Francisco Tavares de Medeiros, meu querido pai.