segunda-feira, 22 de março de 2010


Prezados mfcistas,
Prezados VAMBERTO, MARLY e Equipe

Estou há 30 anos no MFC. São muitos anos de caminhada e de busca de espiritualidade. Já me emocionei muito com o nosso movimento, mas, permitam-me dizer que sinceramente, hoje acordei em estado de graça e em êxtase espiritual, pois estava presente no encontro no Sitio dos irmãos Vamberto e Marly para refletirmos sobre a Semana Santa.

Amigos, foi maravilhoso e de uma espiritualidade indescritível. O clima de espiritualidade foi tão forte que era impossível não envolver-se, transportar-se, viajar para o tempo de Jesus Cristo. Senti-me como os primeiros cristãos. Apesar da exuberância do sítio, chácara não sei como definir bem, reinava uma simplicidade tão profunda que exalava espiritualidade por todos os lados.

Participar do Lava-pés e ver os nossos irmãos Neto e Rita, lavando e beijado os nossos pés, foi um ato de humildade, cristandade, aflorando naquele momento o ato do querer servir que deve ser seguido por todos.

Minhas irmãs e meus irmãos! Fazer a Via Sacra, fez com que sentíssemos na pele o sofrimento de Jesus e seu amor pela humanidade e em todo o caminhar vivenciávamos que "que prova de amor maior não há do que doar a vida pelo irmão" e que um novo mandamento foi verdadeiramente escrito, há mais de 2000 anos: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado". Este é o grande mandamento da lei cristã. O sentimento é de que Jesus não morreu em vão e que temos a capacidade de sermos melhores pessoas, cristãos através de seu exemplo.

A Santa Missa. A mensagem do Evangelho sobre a pecadora. "Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado." E Pe. Manuel Henrique na sua homilia nos mostra que precisamos parar de julgar o nosso irmão e que devemos julgar primeiro a nós mesmos e, também, devemos guardar as nossas pedras para jogá-las em nós mesmos. Que sabedoria nas suas palavras.

Se tudo isso não bastasse, fomos convidados para participar de um "jantar medieval", ou seja tomar sopa sugando-a com a boca, sem colher, rasgar o pão com as mãos, comer coxa de frango com as mãos e beber uma caneca de vinho. Todo o clima convergia para o sentido que foi preparado, mas amados irmãos e irmãs, não foi nada disso que vi ou senti. Em verdade, estávamos em plena ceia pasca, onde repartíamos o pão em verdadeiro clima de irmandade e cristandade.

Hoje, eu acordei um homem melhor, talvez um pouco mais convertido.

Agradeci a Deus por todos os meus irmãos em Cristo e pedi-Lhe que proteja todos aqueles que estão a seu serviço e que dê-lhes força para suportar os espinhos que podem surgir na caminhada com o MFC. Deus os abençoe. Chorei.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Péricles da Ula
Grupo Vida - MFC Maceió

MFC REALIZA ENCENAÇÃO DA VIA-SACRA

Muitos mefecistas alagoanos viveram um momento de grande emoção com a encenação da Via-Sacra no último sábado (20), no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro. As luzes do Rancho foram apagadas para a encenação da Via-Sacra, que traduz a caminhada de Cristo até ao calvário.

O evento começou com o ato do LAVA PÉS que aconteceu no gramado do Rancho Pé de Pinhão, com todos sentados, luzes acessas na cor verde apenas nas popas das arvores. O casal Neto e Rita deixaram todos emocionados quando lavaram, enxugaram e beijaram os pés de doze mefecistas, relembrando o ato de Jesus com os Apóstolos. Após o ato do Lava Pés, foram distribuídas tochas e mantos para dar inicio a Via-Sacra.

Os mefecistas percorreram com muita fé, devoção e emoção as estações, relembrando a caminhada de Jesus carregando a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quinze estações. O exercício da VIA-SACRA é muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Após a Via-Sacra os presentes participaram da SANTA MISSA celebrada pelo Padre Manoel Henrique, assessor espiritual do MFC em Alagoas.

O evento se encerrou com um JANTAR MEDIEVAL, em mesas rústicas (sopa nas cumbucas de barro, pão caseiro, coxa de galinha e vinho).

Os membros do Grupo Amizade (MFC MACEIÓ) serviram o JANTAR MEDIEVAL vestidos em trajes tipicos da época Santa.

Todas as pessoas envolvidas na realização da Via-Sacra fazem parte dos diversos Grupos de Base do Movimento Familiar Cristão de Alagoas. As pessoas não são profissionais, mas realizaram uma brilhante noite de evangelização. A atual coordenação vem dando total apoio aos eventos dessa natureza que vem crescendo e, consequentemente, sendo prestigiado por mais mefecistas.

James, coordenador do MFC em Alagoas, mostrou-se feliz com o sucesso da encenação da Via-Sacra e disse que o evento fará parte do calendário de eventos do MFC ALAGOAS, devendo se repetir nos próximos anos com um grupo maior participando da organização.

Já a mefecista Suely (Grupo Caná da Galileia – MFC Maceió), disse estar realizada em participar da encenação da Via-Sacra e de todos os outros atos e afirmou: “Os que aqui não estiveram perderam um momento único e inesquecível. A organização está de parabéns”.

Os membros do Grupo Mamãe Margarida (MFC Matriz de Camaragibe) se mostraram encantados com a organização, que procurou reproduzir realmente como era na época Santa. O local é belíssimo, tudo foi maravilhoso. Isso aqui é um paraíso.


DEFINIDO O CALENDÁRIO DE REUNIÕES DA 27ª NUCLEAÇÃO

A coordenação geral da 27ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ definiu o calendário de Reuniões de Trabalho que acontecerão com dirigentes, assessorias e demais participantes das equipes de trabalho. Na última segunda-feira (15) aconteceu a 1ª reunião com dirigentes e assessorias na Sede do MFC (Rua Araújo Bivar, nº 580, Pajuçara - Rua do estádio do CRB, nas proximidades do Colégio Prof. Benedito de Moraes e vizinho ao BPTran).

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO:
24/03 (QUARTA-FEIRA)
ATIVIDADE: Noite de Formação (com Padre João Neto) e Reunião Geral
PARTICIPANTES: Todos
RESPONSÁVEL: Casal Pós-Encontro e Coordenação da 27ª Nucleação
LOCAL: Sede do MFC - 19h30min


31/03 (QUARTA-FEIRA)
ATIVIDADE: Formação de Palestrantes
PARTICIPANTES: Palestrantes
RESPONSÁVEL: Coordenação da 27ª Nucleação
LOCAL: Sede do MFC - 19h30min


07/04 (QUARTA-FEIRA)
ATIVIDADE: Reunião geral e Noite de Formação (Assunto: História Salvação)
PARTICIPANTES: Todos
RESPONSÁVEL: Coordenação da 27ª Nucleação
LOCAL: Sede do MFC - 19h30min


18/04 (DOMINGO)
ATIVIDADE: Encontrão
PARTICIPANTES: Todos
RESPONSÁVEL: Coordenação da 27ª Nucleação
LOCAL: Sede dos Cursilhos – 9 horas


26/04 (SEGUNDA-FEIRA)
ATIVIDADE: Reunião de Dirigentes e Assessores
PARTICIPANTES: Dirigentes e Assessores
RESPONSÁVEL: Coordenação da 27ª Nucleação
LOCAL: Sede do MFC - 19h30min

12/05 (QUARTA-FEIRA)
ATIVIDADE: Missa de Entrega
PARTICIPANTES: Todos
RESPONSÁVEL: Equipes de Liturgia e Canto
LOCAL: A Definir - 19h30min

14 A 16/05 (SEXTA-FEIRA A DOMINGO)
ATIVIDADE: Nucleação
PARTICIPANTES: Todos
LOCAL: Sede dos Cursilhos