quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CONDIR-NE PROMOVE RECADASTRAMENTO



O
 CONDIR-NE - Conselho Diretor Regional Nordeste do Movimento Familiar Cristão, reunido nos dias 20 e 21 de outubro, em Fortaleza – Ceará, decidiu por unanimidade de seus membros que as Equipes de Coordenações Estaduais devem enviar até o dia 15 de dezembro de 2012 ao CONDIR-NE, a relação atualizada de seus membros.

As coordenações estaduais devem orientar as coordenações de cidades a providenciarem a relação com os dados cadastrais de todos os seus membros ativos até a data estipulada pelo CONDIR-NE.

É importante saber quem somos e quantos somos para que se possa trabalhar dentro da realidade. Fica difícil fazer qualquer projeto com números indefinidos, longe da realidade.

As ECE’s receberam do CONDIR-NE um programa de cadastro para avaliarem e repassarem as ECCi’s  para cadastrar seus membros, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Com o cadastro atualizado, as sucessões previstas para o próximo ano terão um maior controle por parte das comissões eleitorais, conforme determina o Estatuto e Regimento Interno do MFC, aprovado pela AGN - Assembleia Geral Nacional.

Na próxima reunião do CONDIR-NE, que acontecerá em Aracaju – SE, será apresentada ao Conselho o modelo da Carteira de Membro, que será utilizada para identificação do emefecista ativo.

O QUE BUSCAMOS QUANDO PARTICIPAMOS ATIVAMENTE DA IGREJA?


E
m 5 de setembro último, a equipe de emefecistas maceioenses que organizam e animam a Missa dominical das 17h30min na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, da Paróquia de Santa Catarina Labouré (Aldebaran), comemoraram três anos de participação ativa na Missa.

A Equipe formada por João e Patrícia Cassella, Neto e Rita, Ailson e Simone, Rainey e Anamaria, Valdo e Nilda, e Jorge e Penha, vem ao longo desses três anos, ajudando o cônego João Neto e conclamando a família emefecista a participarem da Santa Missa Dominical. Sem esquecer-se de Jan e Adenylde, Miltinho e Val, e outros membros da Equipe de Canto do MFC Maceió que animam as Missas do MFC.

A Missa é um sucesso, com vários emefecistas e a comunidade católica da região participando cada vez em maior número da Missa, mas poderia ser bem maior a quantidade de emefecistas, que apresentam desculpas de todo tipo para justificar a ausência (distância da Igreja das residências da parte baixa de Maceió, o horário de a Missa ser no final da tarde/inicio da noite, compromissos sociais aos domingos, o futebol na telinha e também nos estádios, etc...). Mas as desculpas não são, e não serão causas de desânimo e desistência dos que participam ativamente das MISSAS DO MFC no Aldebaran.

Sou da opinião de que atrair pessoas para a Igreja não é difícil. Sempre existem pessoas se apresentando para participarem ativamente. O desafio é fazer com que as pessoas permaneçam.

Permanecer na Igreja deveria nos levar a uma renovação interior constante. Perder o gosto pela participação ativa na Igreja é algo muito presente hoje. É a tentação de transformar a evangelização em rotina e em dever, quando deveria ser a principal fonte de alegria.

A alegria e a plenitude interior de colaborar com a vinda do Reino de Deus e de trabalhar na vinha do Senhor devem ser para a pessoa uma experiência constante. Aqueles que se deixam levar por esta tentação farão de sua ação um trabalho a mais, como outros, limitado pelo peso do dever e da rotina.

Muitos dos cristãos perdem a oportunidade de viver uma experiência amorosa no seio da igreja. “Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos” (cf. Jo 13,35). Jesus nos lembra que devemos ser reconhecidos pela nossa capacidade de amar. E a Igreja deve ser um lugar onde podemos cultivar esse ensinamento.

É preciso fazer um exame de consciência: O QUE BUSCAMOS QUANDO PARTICIPAMOS ATIVAMENTE DA IGREJA?