quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ECE, ECCi E EQUIPES BASES SE REUNIRAM NA SEDE DO MFC


A
conteceu na última terça-feira, 26, na Sede do MFC em Maceió, a reunião conjunta do Conselho de Cidade de Maceió e a Equipe de Coordenação Estadual Alagoas do Movimento Familiar Cristão. O Conselho de Cidade formado pela ECCi e coordenadores de Grupos de Base, estiveram presentes na reunião com representantes de 18 Grupos de Base ativos do MFC Maceió.

A reunião iniciou-se às 20 horas com a acolhida das coordenações de cidade e estado, oração “Vinde Espírito Santo”, leitura e reflexão do Evangelho do dia (Mt 23,1-12). Em seguida o coordenador estadual Alagoas, James Magalhães de Medeiros, iniciou sua fala fazendo uma explanação sobre o MFC, pertença e eventos. James falou ainda do ENA – Encontro Nacional do MFC, que acontece a cada três anos e este ano realizar-se-á no período de 6 a 12 de julho, em Vitória da Conquista, Bahia. O último assunto da pauta estabelecida para reunião foi sobre eleições MFC, passando a coordenação estadual às informações estatutárias para a realização do pleito que elegerá as coordenações de estado e cidade para o triênio 2013/2016.

A coordenação estadual distribuiu com os coordenadores presentes o Estatuto e Regimento atualizado do MFC, documento essencial para que todos tenham conhecimento dos seus direitos e deveres como membro do Movimento Familiar Cristão.

RETIRO
Sugerido pelas coordenações de Cidade e Estado e aprovado pelo Conselho, o MFC realizará no período de 22 a 24 de março, um “RETIRO QUARESMAL DO MFC” no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro, com a participação de membros ativos do MFC.

Para a realização do Retiro, as Equipes de Cidade e Estado, formaram uma comissão composta pelos mefecistas Gastão e Eluza, Rivoldo e Luciana, Fernando e Luciana Fon, Júlio e Sônia, Lúcio e Cacilda para organizarem o Retiro com o Tema: “Abram os olhos diante dos desafios atuais” e Lema: “Eu vim para que todos tenham vida”, tema e lema do 18º ENA. Serão ofertadas 100 (cem) vagas.

Durante todo o Retiro Quaresmal do MFC, os participantes ficarão hospedados no Rancho Pé de Pinhão. Na segunda-feira, 04, divulgaremos o local de inscrição e mais informações sobre o evento.

ENA
O ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO é um evento realizado a cada três anos e reúne integrantes do MFC de todo Brasil, para uma semana de estudos e reflexões sobre as ações do MFC enquanto movimento de igreja.

Durante o ENA realiza-se a AGN – Assembleia Geral Nacional do MFC, onde se elegem os novos Coordenadores Regionais e, entre eles, os novos Coordenadores Nacionais que, juntos, formarão o CONDIN – Conselho Diretor Nacional. Na AGN define-se também o plano de metas e prioridades de ações do MFC para os próximos três anos, a partir dos estudos e debates realizados no presente ENA. A AGN é composta pela Equipe de Coordenação Nacional, pelos Coordenadores Regionais e pelos Coordenadores Estaduais. É presidida pelo Coordenador Nacional da gestão anterior.

Este ano acontece mais um ENA, desta vez na Região Nordeste, na Cidade baiana de Vitória da Conquista, no período de 6 a 12 de julho.com a participação de 450 membros das diversas regiões do Brasil.

Alagoas dispõe de 25 vagas, e as coordenações de cidade e estado trabalham para facilitar ao máximo a participação dos alagoanos neste importante encontro do MFC.

Nos próximos dias, haverá uma reunião para definir os detalhes finais da participação de Alagoas no 18º ENA.

VIA-SACRA
Este ano o Conselho definiu pela não realização da tradicional VIA-SACRA que o MFC Maceió promove no Rancho Pé de Pinhão. Devido o apertado calendário, haverá uma Via-Sacra durante o Retiro Quaresmal do MFC e outra Via-Sacra em Limoeiro de Anadia, aberta a participação dos mefecistas e da comunidade cristã.

A Equipe de Coordenação Estadual se reunirá com o pároco de Limoeiro de Anadia para definir os detalhes finais de mais uma VIA-SACRA do MFC na Cidade. A data mais provável para acontecer o evento é a quarta-feira, dia 27, com a participação teatral de jovens do MFC Limoeiro de Anadia.

NUCLEAÇÃO
O Conselho definiu que a Nucleação prevista para acontecer em maio não acontecerá mais. A futura ECCi definirá a nova data, que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

ELEIÇÕES MFC
Através de Edital de Convocação, amplamente divulgado nos meios de comunicação do MFC, o Coordenador do Movimento Familiar Cristão no Estado de Alagoas, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando o término do mandato da atual gestão da Coordenadoria Estadual e das Coordenadorias Municipais, e a necessidade da realização de eleições diretas, para o triênio seguinte (2013/2016), conforme determina os artigos 11, do Estatuto, e 87 do Regimento Interno do Movimento Familiar Cristão, convocou os Coordenadores do Estado e de Cidades do Movimento Familiar Cristão do Estado de Alagoas e todos os membros efetivos e fundadores, que estejam em dia com suas obrigações estatutárias, inclusive, com a tesouraria, e que tenham, no mínimo, dois anos de caminhada (art. 87, § 3º RI), para participarem dos respectivos processos eletivos.

Todos os mefecistas em dia com suas obrigações estatutárias e que preencham os requisitos que consta no Edital ECE 001/2013 e Ato Convocatório ECCi 001/2013, tem direito a voto e ser votado, podendo concorrer aos cargos de coordenador e vice-coordenador de cidade ou estado.