domingo, 20 de junho de 2010

LUCIANA FON É A GANHADORA DO NETBOOK

Luciana Fon (Grupo Amigos na Fé) foi a ganhadora do NETBOOK da rifa do MFC, sorteado na noite deste sábado, 19, pela centena do primeiro prêmio da Loteria Federal, realizado no Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal na cidade de Itaperuna, Rio de Janeiro, quando foi sorteado a centena nº 248 no primeiro prêmio.

O prêmio foi entregue na mesma noite do sorteio, durante a realização do ARRAIÁ DO MFC, realizado no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Alagoas com a presença de mefecistas de todos os Grupos de Base do MFC MACEIÓ.


O resultado poderá ser conferido no Site da Caixa Econômica Federal através do link: http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/federal/federal_resultado.asp#

12º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Neste 12º Domingo do Tempo Comum, somos desafiados, nesta Eucaristia, a confessar que Jesus é o Cristo de Deus. Nossa fé nos impele a derrubar toda barreira discriminatória e reconhecer que em Cristo somos um. Celebremos em comunhão com todos os refugiados, que buscam uma pátria acolhedora, e com todos os migrantes, que anseiam por melhores condições de vida.

12º Domingo do Tempo Comum
Cor Litúrgica: Verde
1ª Leitura: Zacarias 12, 10-11;13,1
Salmo: 62(63)
2ª Leitura Gálatas 3,26-29
Evangelho: Lucas 9,18-24

Evangelho - Tema: A AFIRMAÇÃO DE PEDRO
Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Pedro respondeu:
- O Messias que Deus enviou.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.
Depois disse a todos:
- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.

Comentário do Evangelho: Transfiguração e no horto das Oliveiras
Este episódio sobre a identidade de Jesus, como em Marcos, é um elo de articulação para uma nova parte do Evangelho de Lucas. Daqui em diante serão feitas alusões aos sofrimentos de Jesus em Jerusalém, e será narrada a caminhada entre a Galileia e Jerusalém.

Lucas registra a oração de Jesus em momentos decisivos. Assim foi na sua opção pelo batismo de João, na escolha dos Doze, na transfiguração e no horto das Oliveiras. Várias eram as opiniões quanto à origem de Jesus. Para as opiniões emanadas da ideologia do poder dos chefes religiosos de Israel, um personagem que se evidencia só merece credibilidade se tiver origem nobre e grandiosa.

Contudo, pessoas identificadas com os anseios populares podem superar este controle ideológico. As identificações com João Batista, com Elias, ou com algum dos antigos profetas exprimem a expectativa de um líder popular libertador.

Entretanto, caberá a Pedro, próximo a Jesus, a interpretação equivocada, identificada com a ideologia do sistema religioso da sinagoga: Jesus é o messias ("cristo") davídico, escolhido por Deus. Está implícita aqui a ideologia da aliança eterna de Deus com a casa de Davi (cf. profecia de Natã, 2Sm 7).

Em decorrência segue-se a severa repreensão aos discípulos. A narrativa destina-se amplamente às novas comunidades a fim de que não se atrelassem à ideologia messiânica de poder, opressora e conservadora, da sinagoga.

No momento da redação do Evangelho de Lucas o Templo já havia sido destruído. Na segunda parte do texto temos o "primeiro anúncio da paixão", seguindo-se mais outros dois (9,43-44; 18,31-33), sobre o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus.

Pode-se perceber que estes três anúncios têm origem em tradições das comunidades primitivas oriundas do Judaísmo, com a interpretação sacrifical da morte de Jesus. Teriam, então, origem em advertências feitas por Jesus sobre a ameaça de morte que pairava sobre ele, uma vez que os chefes religiosos das sinagogas e do Templo já estavam planejando esta morte.

Zacarias destaca a inclusão da casa de Davi e de Jerusalém no derrame, sobre todos os povos, do espírito de perdão e misericórdia (primeira leitura). A universalidade da fé e da filiação divina é atestada por Paulo (segunda leitura), na adesão à fé de Abraão, um arameu, de cuja descendência, segundo a tradição bíblica, originam-se Israel e diversos outros povos da região.

Oração
Espírito do Messias solidário e servidor, não me deixes nutrir esperanças vãs de um messianismo glorioso e mundano, que não corresponde à opção do Senhor Jesus.