sexta-feira, 30 de abril de 2010


SAIBA QUAL O MELHOR TIPO DE ÓLEO PARA A SAÚDE
Muita gente duvida, mas eles podem trazer benefícios se forem bem escolhidos

Jornal Hoje

Nas prateleiras, há uma boa variedade de óleos. Mas qual deles comprar? Muita gente duvida, mas eles podem trazer benefícios à saúde se forem bem escolhidos.

“Eles têm a função de manter a temperatura corporal, de auxiliar na produção de hormônios, e ainda de auxiliar na absorção de vitaminas lipossolúveis, que são vitaminas que são absorvidas através de gorduras, os óleos que a gente ingere”, diz Denise Rizzo, nutricionista.

Ela também explica que na hora da compra, quanto mais clarinho o óleo, melhor.

“Entre dois óleos você consegue observar claramente que um óleo é mais translúcido do que o outro. Então, dessa maneira, eu escolheria para comprar o que é mais translúcido, que passou por um processo de refino mais vezes”, diz Denise.

A nutricionista também explica que, pra quem tem alterações nas taxas de colesterol, os mais indicados são monoinsaturados - os feitos à base de canola e do azeite de oliva. Se a saúde estiver em dia, os poliinsaturados - de soja, de girassol ou de milho - geralmente mais baratos, também podem entrar na dieta.

Também é preciso ter cuidado com a quantidade de óleo que colocamos na panela. Afinal, como todo alimento, ele também engorda. Para uma família de quatro pessoas, um litro deve ser o suficiente para passar um mês inteiro.

Poucas colherinhas no preparo dos pratos ajudam a não exagerar. No caso do arroz, bastam duas. Para fritar o bife, é preciso um pouco mais.

“Para uma família de quatro pessoas, você pode utilizar três colherinhas de chá de óleo vegetal”, conta a nutricionista.

Mas atenção - nem todos os óleos podem ser utilizados para cozinhar alimentos. É que as propriedades nutricionais podem ser alteradas durante o aquecimento. E até transformar gordura boa em ruim.

“Você quer submeter esse óleo ao cozimento, escolha a canola, que suporta melhor altas temperaturas. O azeite de oliva suporta um pouco menos, por isso ele é mais indicado para usar em preparações já prontas”, explica Denise.

É o caso da salada - uma combinação perfeita. Além de proteger o coração, o azeite de oliva possui substâncias que beneficiam o fígado e os sistemas imune e digestivo. Duas colheres de sopa por dia é a quantidade ideal. Em um prato, basta um fiozinho.

“Um círculo de filete de óleo, não muito lento, é a quantidade ideal que se pode utilizar. Depois de preparar a salada, monta-se um prato bem legal com oliva por cima, e estará atingindo o seu objetivo nutricional e promovendo a saúde”, finaliza Denise.