quarta-feira, 6 de julho de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA - MARLY DE VAMBERTO

MEFECISTA ALAGOANO PARTICIPA DE MISSÃO NO HAITI

Rainey Marinho

A convite da Ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, a ANOREG-BR iniciou o Projeto de implantação do modelo de registro civil e registro imobiliário no Haiti, por acreditar ser possível transformar a realidade daquele País.

Por meio de “Protocolo de Cooperação Técnica” firmado com a OEA, diretamente com o Sr. Ricardo Seitenfus, representante da Secretaria Geral da OAS Haiti, está sendo levada a experiência dos registradores do Brasil, centralizado em reuniões de trabalho em Porto Príncipe.

A ANOREG-BR constituiu um grupo voluntário de notários e registradores, entre eles, o mefecista alagoano e cartorário, Rainey Marinho, diretor da ANOREG e vice-coordenador do MFC MACEIÓ.

Os enviados brasileiros estão identificando os pontos críticos, levantando a documentação existente, para apresentar uma estratégia de identificação dos habitantes e das propriedades daquele país. 

O projeto esta sendo implantado por meio de Oficinas práticas onde estão sendo coletadas as informações necessárias para o cadastramento. Dessa forma, será possível identificar o número correto de habitantes, acompanhar o desenvolvimento, realizar estatísticas e fomentar inúmeros processos naquele Pais. 

Todo trabalho é baseado no sistema brasileiro de registro civil das pessoas naturais e de registro imobiliário, na busca pela melhoria da qualidade de vida, focado nas comunidades de baixa renda, pretendendo tirá-las da faixa de exclusão social.

Os estudos e os resultados serão disponibilizados, para fins de estudos acadêmicos.