quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

COMEÇA HOJE A FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

HOJE, QUINTA-FEIRA, DIA 27 DE DEZEMBRO
O TERÇO DA FAMÍLIA E A SANTA MISSA DE ABERTURA
SERÁ ORGANIZADA PELO MFC. PARTICIPE!


DEVER CUMPRIDO - Artigo de James Magalhães de Medeiros

  
DEVER CUMPRIDO

Q
uantas pessoas conseguem exercer determinada função e sentir a sensação do dever cumprido?  Não me refiro ao mero dever cumprido, ou seja, de apenas ter feito o que se espera, mas sim da sensação de ter feito mais, de cumprir além do que prometeu, de que nada do que tinha que fazer ficou pela metade e que os resultados surpreenderam.
        
Aquelas pessoas que trabalham com dedicação e responsabilidade podem ser descritas como vencedoras, diante dos desafios que a vida impõe. E é com essa sensação que finalizo o biênio 2011/2012, na Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Alagoas.
        
Ao assumir o cargo, em 2011, lembro da satisfação que tive ao me imaginar ajudando a escrever a história do órgão, que fiscaliza a atuação de magistrados e servidores no Estado. Tarefa árdua, precípua de embates, mas extremamente prazerosa, visto as inúmeras conquistas que tivemos.

Eu não poderia deixar de atribuir a minha equipe o mérito por todos os feitos realizados, pois um dever importante é gratidão por todos que contribuíram. Diversos provimentos publicados, aproximadamente 100% dos cartórios judiciais e extrajudiciais inspecionados, realização de concurso de remoção, reestruturação da Central de custódia de bens e armas, acompanhamento das condições do sistema prisional, criação da central de mandados, em Arapiraca. Essas são algumas das ações que nos ajudaram a cumprir 92,3% das metas estabelecidas no planejamento estratégico da gestão.

Como diria Mahatma Gandhi “só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo”. Aplico isso ao meu cotidiano, com minha família, como magistrado e ainda, como corregedor, pois não poderia ser diferente.

Quero ressaltar as parcerias firmadas ao longo da nossa caminhada na Corregedoria, destacando todos os parceiros do grande sistema de justiça, públicos e privados, que sempre nos ajudaram a solucionar os problemas, acatando nossas sugestões e determinações.

Assim como disse a ex-Corregedora Nacional de Justiça e Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, em sua despedida do cargo, noto as mudanças positivas no Poder Judiciário de Alagoas. Ela afirmou que muitos tribunais saíram do chão e conseguiram se erguer, assim como as Corregedorias Estaduais cresceram, incentivadas pelo Conselho Nacional de Justiça. Nossa Corregedoria também se transformou, se modernizou e segue para atender as demandas do século XXI.