domingo, 26 de junho de 2011

MISSA DE 7º DIA DE SÍLVIO ROMERO VASCONCELOS MARINHO

Convidamos a família mefecista e a comunidade em geral, para a MISSA DE 7º DIA do mefecista SÍLVIO ROMERO VASCONCELOS MARINHO (Méro de Soraya), que será celebrada às 19 horas desta segunda-feira, dia 27 de junho, na Igreja de Santa Rita de Cássia, no Farol.

Os familiares, agradecidos pelo conforto espiritual recebidos pelo falecimento de SÍLVIO ROMERO VASCONCELOS MARINHO, pedem aos amigos que, elevemos nossos pensamentos, em comunhão com a família, orando pela sua alma, unidos no sentimento e na prece.

Nossos relacionamentos, nossas vivências, nossas atuações no MFC, geram um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade e de simpatia, resultando nas nossas grandes amizades fixadas ao plano de Deus.

HOJE, 92ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITÚRGIA DO XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 26/06/2011


Neste Domingo aprendemos que a hospitalidade é recompensada com geração de vida. Também aprendemos que pelo batismo morremos com Cristo e ressuscitamos com ele para uma vida nova. Assim, devemos amar a Cristo antes e acima de tudo. Devemos ainda nos comprometer com ele por meio de seu seguimento, Portanto, irmãos e irmãs, sintamo-nos acolhidos por Deus que nos recebe com imenso carinho e amor neste XIII Domingo do Tempo Comum, onde vemos que a hospitalidade e a acolhida devem nortear a vida do cristão. Hoje aprendemos que devemos fundamentar a construção da sociedade sob a égide da fraternidade e da solidariedade.

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
1ª Leitura: Leitura do Segundo Livro dos Reis 4,8-11.14-16
Salmo:  88
2ª Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Romanos 6,3-4.8-11
Evangelho: Mateus 10,37-42
  
EVANGELHO – MATEUS 10, 37-42
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. "Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem receber um profeta por ele ser profeta, terá uma recompensa de profeta. Quem receber um justo por ele ser justo, terá uma recompensa de justo. E quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequenos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não ficará sem receber sua recompensa".

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA PROF. DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
Mateus, no capítulo 10 de seu evangelho, reúne ditos e sentenças esparsas de Jesus que orientam as comunidades em sua ação missionária, em suas varias situações. O capítulo inicia-se com o chamado dos doze apóstolos por Jesus, seguindo-se as instruções sobre a ação missionária, e termina com a advertência sobre a renúncia aos interesses do mundo e o encontro de sua vida em Deus.

Jesus trouxe a paz a seus discípulos, porém os poderosos da terra não a aceitaram, respondendo com a violência. Com um versículo isolado do profeta Miquéias (Mi 7,6), Mateus aponta rejeições dentro da própria família (Mt 10,35-36).

A seguir vem o acento sobre a adesão a Jesus acima de qualquer outro vínculo, seja o familiar, sejam os vínculos com o mundo, com seus critérios de segurança e sucesso. Finalmente a característica da missão: o discípulo que anuncia todas estas coisas é o próprio Jesus presente no mundo. O amor a Jesus deve estar acima do amor à família. Os laços familiares representam os vínculos mais fortes do amor-fidelidade. O amor a Jesus deve ser prioritário em relação a estes laços familiares. Ele não vem abolir o afeto familiar. Contudo vem libertar dos laços familiares tradicionais, que refletem mais os interesses terrenos do que o projeto de Deus, pela comunicação do amor divino abrangente, alem dos limitados laços consanguíneos.

O seguimento de Jesus supõe um compromisso destemido, na libertação dos vínculos com o mundo submisso aos poderosos. Tomar sua cruz significa o testemunho de amor e libertação que não se intimidará mesmo diante das ameaças de morte da parte dos poderosos que oprimem e exploram o povo.

A cruz é o suplício mortífero que o império romano aplicava com frequência àqueles que eram tidos como ameaça à sua estabilidade e à sua "paz". O próprio Cícero, orador, filósofo, e escritor romano, referia-se à cruz como um "crudelíssimo suplício".

Esta opção de seguimento de Jesus é "perder a vida" neste mundo, para inseri-la na eternidade, vivendo para Deus, conforme se lê na primeira leitura. O caminho contrário é o daquele que encontra sua vida correndo atrás do status social, do sucesso e da segurança do dinheiro, perdendo sua vida de comunhão com Deus.

Na fala de Jesus, as três referências ao "receber" referem-se à ação missionária. "Quem vos recebe..." é dirigida ao próprio missionário que deve ir consciente de que representa o próprio Jesus que o envia. "Quem receber..." um profeta ou um justo, ou um pequeno, são dirigidas às comunidades destinatárias. Devem acolher com confiança ao missionário que vai como profeta ou justo/fiel ao seu compromisso.

A primeira leitura, em estilo bem semítico, narra como uma senhora rica acolheu Eliseu e foi gratificada com a promessa de gerar um filho. A conversão ao Reino de Deus supõe profundas mudanças de valores e costumes tradicionais que se estratificaram culturalmente e que fazem o perfil de uma sociedade comprometida com o sucesso pessoal e com a ânsia do enriquecimento.

ORAÇÃO
Pai, faze-me ser solidário com os que estão a serviço do teu Reino, dando minha colaboração para que teu projeto de salvação chegue a muitas pessoas.